Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Levando em consideração os temas 'Controle da Administração Pública' e 'Responsabilidade Fiscal', assinale a alternativa correta.
A) O exercício do controle interno pela administração pública não inclui a revogação de atos administrativos.
B) A jurisprudência contemporânea acerca do controle de legalidade tem admitido, por parte do Poder Judiciário, a invalidação de atos administrativos discricionários em decorrência da falta de conformação deles com os princípios da administração pública, em especial, os da razoabilidade e da proporcionalidade.
C) O controle desempenhado pela Administração Direta sobre as entidades que integram a Administração Indireta é uma manifestação da autotutela administrativa.
D) Os Tribunais de Contas, no exercício do controle externo, têm competência para julgar as contas dos Chefes do Poder Executivo.
E) Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC no 101/2000), é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos noventa dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) O exercício do controle interno pela administração pública não inclui a revogação de atos administrativos. - Esta afirmação é incorreta, pois o controle interno pode sim incluir a revogação de atos administrativos. B) A jurisprudência contemporânea acerca do controle de legalidade tem admitido, por parte do Poder Judiciário, a invalidação de atos administrativos discricionários em decorrência da falta de conformação deles com os princípios da administração pública, em especial, os da razoabilidade e da proporcionalidade. - Esta afirmação está correta, pois o Judiciário pode invalidar atos administrativos que não respeitem esses princípios. C) O controle desempenhado pela Administração Direta sobre as entidades que integram a Administração Indireta é uma manifestação da autotutela administrativa. - Esta afirmação é verdadeira, mas não é a mais relevante em relação ao controle da administração pública. D) Os Tribunais de Contas, no exercício do controle externo, têm competência para julgar as contas dos Chefes do Poder Executivo. - Esta afirmação é verdadeira, mas é importante notar que o julgamento das contas é uma atribuição que pode variar conforme a legislação específica. E) Nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC no 101/2000), é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos noventa dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder. - Esta afirmação é verdadeira, mas a questão não pede especificamente sobre a nulidade de atos. Após essa análise, a alternativa que se destaca como correta e mais abrangente em relação ao controle da administração pública e responsabilidade fiscal é a B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na linha 12, a troca de devem por podem
A) provoca alteração na estrutura frasal.
B) não provoca nenhuma alteração na frase.
C) provoca alteração no sentido da frase.
D) não provoca nenhuma alteração no sentido da frase.
E) provoca alteração no sentido e na estrutura da frase.

Em relação ao parágrafo contido entre as linhas 22 e 26, afirma-se que:
Quais estão corretas?
I. A oração Estimular o plantio de árvores constitui-se em uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
II. Na linha 24, informe e orientem são formas verbais que constituem orações adjetivas.
III. Nas linhas 24 e 25, ocorre uma oração adverbial final reduzida consecutiva.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.

Assinale a alternativa cuja reescrita da frase “Uma medida bem interessante é ensinar cada família a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente”, retirada do texto, está correta.
A) Uma medida bem interessante é que cada família seja ensinada a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente.
B) Uma medida bem interessante é que ensine-se cada família a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente.
C) Uma medida bem interessante é que se possa ensinar cada família que o cálculo sobre a influência negativa deve ser sobre o meio ambiente.
D) O ensino sobre uma medida bem interessante é próprio de cada família em relação ao cálculo de sua influência negativa sobre o meio ambiente.
E) Uma medida bem interessante é que se cada família pudesse vir a ser ensinada a calcular sua influência negativa sobre o meio ambiente.

Todas as ações a seguir descritas constituem-se em um rol indicado pelo texto como sugestões para que se encontre um ponto de equilíbrio, EXCETO:
A) Destinar corretamente os resíduos domésticos.
B) Instalar, no âmbito familiar, a prática e a cultura da sustentabilidade.
C) Plantar árvores e proceder à reciclagem do lixo.
D) Orientar as famílias a buscar a neutralização das emissões equivocadas que fazem e que prejudicam o meio ambiente, bem como orientá-las a buscar a neutralização dessas emissões.
E) Ajudar os núcleos familiares a calcular o consumo de energia e de combustível, a fim de que isso possa ajudar a diminuir a diferença entre a renda e as despesas.

Levando-se em conta que a conservação do meio ambiente e a prática de ações que tenham por fundamento a sustentabilidade são de suma relevância e devem ser perseguidas pelos governantes, avalie os itens a seguir e assinale aquele que tem mais relevância para que, de fato, ocorra impacto no meio ambiente.
A) Economia.
B) Persistência.
C) Educação.
D) Desperdício.
E) Reducionismo.

Mais conteúdos dessa disciplina