Buscar

Porque o virus não envelopado e mais resistente que o envelopado

💡 2 Respostas

User badge image

Dirlaine Teixeira

pq o virus envelopado sobrevive menos tempo no ambiente

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Alguns vírus são formados apenas pelo núcleo capsídeo, outros no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus encapsulados ou envelopados.


O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.


São as moléculas de proteínas virais que determinam qual tipo de célula o vírus irá infectar. Geralmente, o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito. Existem vírus que infectam apenas bactérias, denominadas bacteriófagos, os que infectam apenas fungos, denominados micófagos; os que infectam as plantas e os que infectam os animais, denominados, respectivamente, vírus de plantas e vírus de animais.


Os vírus envelopados diferem dos vírus não envelopadas pois possuem externamente uma camada lipídica formada basicamente pela mesma constituição da membrana plasmática da célula a qual irá hospedar. Esse envelope possui também proteínas virais, que auxiliam na identificação da célula hospedeira e facilitam sua hospedagem, podendo ser considerado até como um fator de virulência.

fonte:https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais