Logo Passei Direto
Buscar
O imperialismo marcou o período que antecedeu à Primeira Guerra Mundial. Esse fenômeno ficou caracterizado pelo fato de que quase todos os territórios da África, da Oceania e das ilhas do Pacífico passaram à condição de colônia. Se a forma econômica e política de colonizar era moderna em comparação à era imperial, o aspecto cultural:
1. Correta: Mudou violentamente, provocando uma dominação também neste aspecto, com a imposição dos valores ocidentais, ou até destruição de manifestações características da cultura dos territórios dominados. Resposta correta
2. Pouco mudou, pois os países europeus respeitaram a cultura dos territórios dominados, implantando alguns costumes.
3. Mudou de forma conjunta, com os países conquistados fazendo parte do diálogo.
4. Mudou voluntariamente, com o interesse dos habitantes daqueles territórios pela cultura ocidental.
5. Não mudou, já que os países europeus mantiveram os aspectos culturais dos territórios conquistados por eles.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A resposta correta é a opção 1: "Mudou violentamente, provocando uma dominação também neste aspecto, com a imposição dos valores ocidentais, ou até destruição de manifestações características da cultura dos territórios dominados." Durante o período do imperialismo, as potências europeias impuseram seus valores e culturas sobre os povos colonizados, resultando em profundas mudanças culturais e, muitas vezes, na destruição de tradições locais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Ciência é a busca humana pelo conhecimento constante. Ela evolui ao longo do tempo e conforme as diferentes culturas e sociedades. É nesse sentido que o homem também busca respostas a conflitante relação entre as necessidades sociais frente à realidade econômica, ou poderíamos até dizer, frente às necessidades econômicas. Algumas correntes filosóficas foram elaboradas para tentar entender esta relação, traçando um perfil das sociedades e buscando explicar como esta relação se constrói ao longo dos tempos. Uma destas correntes é o materialismo dialético. Em relação aos conhecimentos sobre a visão dialética do materialismo, analise as proposições: I I. Num cenário de materialismo, as sociedades buscam efetivamente o viés da materialidade. Ou seja, o consumo é crescente como forma de atender às necessidades crescentes da indústria que produz também de modo crescente. I II. A questão da dialética de classes dentro desta corrente filosófica não se enquadra muito bem na análise de alguns países. No caso do Brasil, por exemplo, observa-se uma rápida ascensão da classe C. E este fato não encontra argumentos quando se analisa o materialismo dialético. I III. Dentro do materialismo dialético, duas classes sociais são principais e caminham em sentidos opostos: a burguesia e o proletariado. A primeira compreende os capitalistas modernos, enquanto a segunda engloba os assalariados de modo geral. I IV. Na dialética materialista, as lutas de classes nem sempre estiveram presentes. As diferenças entre as classes sociais são um dos problemas enfrentados, sobretudo por países menos desenvolvidos. Naqueles países que já atingiram bons patamares de desenvolvimento industrial, a luta de classes deixa de ser uma realidade. I V. A dialética materialista pode ser facilmente vislumbrada no caso chinês. Mediante intensas mudanças no sistema educacional da China, o camponês passou a ser estimulado a estudar, novas escolas foram construídas e a revolução cultural caminha lado a lado com a revolução econômica e educacional. Está correto o que se afirma em:
1. II e IV
2. I e IV
3. Correta: I, III e V Resposta correta
4. I, IV e V
5. II e III

"Definir claramente o sentido de socialismo, hoje em dia, não constitui tarefa das mais simples. Essa dificuldade pode ser creditada à utilização ampla e diversificada deste termo, que acabou por gerar um terreno bastante propício a confusões. Constantemente encontramos afirmações de que os comunistas lutam pelo socialismo, assim como também o fazem os anarquistas, os anarco-sindicalistas, os sociais-democratas e até mesmo os próprios socialistas. A leitura de jornais vai nos informar que os governos soviético, chinês, vietnamita, alemão, austríaco, argelino, sueco, moçambicano e iugoslavo, entre outros, proclamam-se socialistas. Caberia então perguntar o que é que vem a ser este conceito, tão vasto, que consegue englobar coisas tão díspares." (SPINDEL, Arnaldo. O que é socialismo. São Paulo: Brasiliense, 2017, p. 7)

Com relação ao socialismo, assinale as afirmativas a seguir, marcando (v) para verdadeiro e (f) para falso.
( ) Doutrina política e econômica que prega a coletivização dos meios de produção e de distribuição, mediante a supressão da propriedade privada e das classes sociais.
( ) Conjunto de doutrinas que se propõe a promover o bem comum pela transformação da sociedade e da relação entre as classes, mediante a alteração do regime de propriedade.
( ) Sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade de comércio e indústria, com o principal objetivo de adquirir lucro.
( ) Na teoria marxista, estágio intermediário entre o fim do capitalismo e a implantação do comunismo.
( ) Sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas. A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, V, V, F, F.
2. V, V, F, V, V.
3. V, F, F, V, F.
4. V, F, V, F, V.
5. Correta: V, V, F, V, F. Resposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina