Logo Passei Direto
Buscar
Ao estudar as transformações termodinâmicas, um aluno lê a seguinte anotação em um livro: Po.Vo/To-Pf.Vt/Tr. Onde Po e Pr são as pressões inicial e final, Vo e Vi são os volumes inicial e final; e To e Tr são as temperaturas inicial e final de uma amostra de gás ideal. O aluno pode afirmar corretamente que, nessa anotação, Po.Vo/To e PV/T se referem;
a) a amostras diferentes de gás ideal.
b) a uma mesma amostra de gás ideal.
c) somente ao número de mols de amostras diferentes.
d) à variação do número de mols em uma transformação.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para analisar a anotação Po.Vo/To e Pf.Vt/Tr, precisamos entender que ambas as expressões representam a equação do estado de um gás ideal, que é dada pela relação PV = nRT, onde P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura e n é o número de mols. Na anotação, Po.Vo/To e Pf.Vt/Tr se referem a duas condições diferentes (inicial e final) da mesma amostra de gás ideal, já que a equação do gás ideal se aplica a qualquer estado do gás, desde que as condições sejam mantidas. Agora, analisando as alternativas: a) a amostras diferentes de gás ideal - Incorreto, pois se refere à mesma amostra. b) a uma mesma amostra de gás ideal - Correto, pois ambas as expressões se referem à mesma amostra em estados diferentes. c) somente ao número de mols de amostras diferentes - Incorreto, pois não se trata apenas do número de mols. d) à variação do número de mols em uma transformação - Incorreto, pois não se menciona variação de mols. Portanto, a alternativa correta é: b) a uma mesma amostra de gás ideal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em um gás ideal, a pressão, o volume e a temperatura são relacionados pela equação PV = N.R.T. Para esse gás, a razão entre a pressão e a temperatura é:
a) inversamente proporcional à densidade do gás.
b) não depende da densidade do gás.
c) diretamente proporcional ao quadrado da densidade do gás.
d) diretamente proporcional à densidade do gás.

Numa aula prática sobre ebulição faz-se a seguinte experiência: leva-se até a fervura a água de um balão (não completamente cheio). Em seguida, fecha-se o frasco e retira-se o mesmo do fogo. Efetuando-se um resfriamento brusco do balão, a água volta a ferver. Isto se dá porque:
a) na ausência de ar a água ferve com maior facilidade.
b) a redução da pressão de vapor no frasco é mais rápida que a queda de temperatura do líquido.
c) com o resfriamento, a água se contrai expulsando bolhas de ar que estavam no seio do líquido.
d) com o resfriamento brusco a água evapora violentamente.
e) com o resfriamento brusco, o caminho livre médio das moléculas no líquido aumenta.

Para levar um gás ideal de massa m de um estado (pA, VA, TA) a um estado (pB, VB, TB) distinto, em que as três variáveis de estado em B assumam valores diferentes dos que possuíam em A, é necessária uma transformação:
a) isotérmica, seguida de uma isobárica.
b) isocórica, seguida de uma isobárica.
c) isotérmica, seguida de uma isocórica.
d) qualquer, das alternativas anteriores.
e) nenhuma, das alternativas anteriores.

Mais conteúdos dessa disciplina