Logo Passei Direto
Buscar

Ergonomia

Unifael
Questão 1 | DESENHO UNIVERSAL

Código da questão: 181048

A mediação é uma prática de acessibilidade em espaços culturais. A argumentação principal centra-se na concepção de que a acessibilidade, para além do que está previsto nos manuais técnicos, é uma ação a ser realizada COM as pessoas com deficiência e não apenas PARA elas. Mais do que considerar as pessoas com deficiência como alvo da acessibilidade, é relevante tomá-las como experts, como coautoras das práticas de mediação.


A respeito da acessibilidade, estética e improviso, avalie as afirmações a seguir:

 

I. As narrativas colhidas nos encontros entre pessoas com e sem deficiências são narrativas de resistência, isto é, narrativas que colocam em xeque as concepções hegemônicas da deficiência como falta;

 

II. A acessibilidade é efetivada também nos encontros com as pessoas com deficiência, afirmando-se por seu caráter experimental, o qual não se define no sentido de ser provisório, mas sim, encarnada, vivida, experimentada;

 

III. A acessibilidade, mais do que ser proporcionada pelo acesso às informações acerca das obras, é efetivada por meio de uma experiência estética, sensível, acessada e promovida pelas práticas de mediação que reúnem pessoas com e sem deficiências.  

 

É correto o que se afirmar em:

A

I, apenas.

B

III, apenas.

C

I e II, apenas.

D

II e III, apenas.

Questão 1 | DESENHO UNIVERSAL
Código da questão: 181048
A mediação é uma prática de acessibilidade em espaços culturais. A argumentação principal centra-se na concepção de que a acessibilidade, para além do que está previsto nos manuais técnicos, é uma ação a ser realizada COM as pessoas com deficiência e não apenas PARA elas. Mais do que considerar as pessoas com deficiência como alvo da acessibilidade, é relevante tomá-las como experts, como coautoras das práticas de mediação.



A respeito da acessibilidade, estética e improviso, avalie as afirmações a seguir:



I. As narrativas colhidas nos encontros entre pessoas com e sem deficiências são narrativE

I, II e III.
User badge image
WDR AS

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. As narrativas colhidas nos encontros entre pessoas com e sem deficiências são narrativas de resistência, isto é, narrativas que colocam em xeque as concepções hegemônicas da deficiência como falta. Verdadeiro, essa afirmação reflete a ideia de que as interações podem desafiar estigmas e preconceitos sobre a deficiência. II. A acessibilidade é efetivada também nos encontros com as pessoas com deficiência, afirmando-se por seu caráter experimental, o qual não se define no sentido de ser provisório, mas sim, encarnada, vivida, experimentada. Verdadeiro, essa afirmação destaca a importância da vivência e da experiência na acessibilidade, o que é coerente com a proposta de mediação. III. A acessibilidade, mais do que ser proporcionada pelo acesso às informações acerca das obras, é efetivada por meio de uma experiência estética, sensível, acessada e promovida pelas práticas de mediação que reúnem pessoas com e sem deficiências. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois enfatiza a importância da experiência estética e da mediação na acessibilidade. Como todas as afirmações (I, II e III) são verdadeiras, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e III. Entretanto, como essa opção não está disponível nas alternativas, a resposta correta deve ser a que contém as afirmações que são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: C) I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina