Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
34 Paciente, sexo feminino, 40 anos, compareceu ao pronto-socorro odontológico com febre, mau hálito e linfadenopatia. Ao exame clínico, observou-se necrose e ulceração da porção coronal da papila interdental e da margem gengival, com uma gengiva marginal de coloração vermelho-brilhante, dolorosa, que sangrava facilmente. Ao exame radiográfico, foram observadas profundas crateras ósseas interproximais. Em relação ao diagnóstico desse caso clínico, assinale a alternativa correta.
a) Gengivite ulcerativa necrosante.
b) Granulomatose de Wegener.
c) Línquen plano.
d) Penfigoide bolhoso.
e) Peridontite ulcerativa necrosante.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as opções com base nos sintomas e sinais apresentados no caso clínico: - A paciente apresenta febre, mau hálito, linfadenopatia, necrose e ulceração da gengiva, além de gengiva marginal de coloração vermelho-brilhante, dolorosa e que sangra facilmente. As radiografias mostram profundas crateras ósseas interproximais. Agora, vamos às alternativas: a) Gengivite ulcerativa necrosante - Esta condição é caracterizada por gengiva ulcerada, dor, mau hálito e pode estar associada a febre e linfadenopatia. É uma possibilidade forte. b) Granulomatose de Wegener - É uma doença autoimune que afeta principalmente os pulmões e rins, não se encaixa nos sintomas apresentados. c) Línquen plano - É uma condição inflamatória que afeta a mucosa oral, mas não apresenta os sintomas de necrose e ulceração descritos. d) Penfigoide bolhoso - É uma doença autoimune que causa bolhas, mas não se relaciona com os sintomas de necrose e ulceração da gengiva. e) Periodontite ulcerativa necrosante - Embora similar à gengivite ulcerativa necrosante, a periodontite implica em perda de suporte ósseo, o que pode ser considerado, mas a descrição inicial se encaixa melhor na gengivite. Diante da análise, a alternativa que melhor se encaixa no diagnóstico do caso clínico é: a) Gengivite ulcerativa necrosante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o posicionamento da economista.
a) Atribui os índices coletados sobre pouca instrução entre os empregadores a um rigor sem fundamento nas contratações promovidas pelas empresas.
b) Avalia que uma parcela significativa dos empregadores prefere abdicar do estudo e ingressar no mundo do empreendedorismo.
c) Interpreta a falta de estudo e o estímulo ao empreendedorismo como complementos que favorecem a abertura do próprio negócio.
d) Lamenta que, apesar do incentivo ao empreendedorismo, os trabalhadores preferem ser empregados a abrir o próprio negócio.
e) Contesta os dados da pesquisa segundo os quais os empregadores menos instruídos estão nessa condição voluntariamente.

Com base no texto, considere as afirmativas a seguir.
Assinale a alternativa correta.
I. O índice de aumento de paranaenses ocupados com pouca instrução ultrapassou o índice de crescimento de paranaenses ocupados com Ensino Superior completo.
II. O índice de crescimento de trabalhadores ocupados no Paraná com Ensino Superior completo foi maior do que o índice de crescimento dos trabalhadores ocupados no Estado com Ensino Médio completo e Ensino Superior incompleto.
III. O número de trabalhadores ocupados no Paraná sem instrução ou com Ensino Fundamental incompleto foi ultrapassado pelo número de trabalhadores ocupados no Paraná com Ensino Médio completo e Superior incompleto.
IV. Há uma parcela de empregadores no Estado com escolaridade insuficiente para atender aos requisitos exigidos atualmente dos candidatos a emprego.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Sobre o emprego e o sentido dos termos “advogado” e “defensor” nos textos 1 e 3, assinale a alternativa correta.
a) Apesar de haver divergência entre os dois textos, em ambos é expresso um descontentamento com o desempenho do profissional na condição de “defensor”.
b) No texto 1, o autor evita o termo “defensor” para se referir ao advogado, indicando insatisfação com a atitude daquele profissional.
c) No texto 3, destaca-se o apoio ao advogado citado, fundamentado na condição indefensável dos acusados e na inviabilidade do ocultamento da verdade.
d) O termo “advogado” é empregado, no texto 3, com maior carga de ironia do que a utilizada no texto 1.
e) Os termos “advogado” e “defensor” são usados indistintamente, sem matizes semânticos, nos textos 1 e 3 para se referir ao profissional incumbido da defesa dos rapazes.

Assinale a alternativa que estabelece a correta correlação entre os textos.
a) Os textos 1, 2 e 3 coincidem no que se refere à focalização da morte do cinegrafista como assunto central que deve se sobrepor à comoção dos protestos.
b) Os textos 1 e 2 coincidem quanto à defesa da legitimidade das reivindicações como objetivo central a ser mais valorizado do que artimanhas jurídicas.
c) Os textos 1 e 2 divergem quanto aos atritos ideológicos entre imprensa e defensoria pública que impedem a elucidação dos fatos.
d) Os textos 1 e 3 afastam-se do texto 2 no que diz respeito ao foco central: naqueles, a avaliação da defesa dos acusados; neste, o debate sobre os protestos.
e) Os textos 2 e 3 divergem quanto aos desdobramentos jurídicos e policiais em torno da morte do cinegrafista, que inviabilizam discussões minuciosas sobre o caso.

Mais conteúdos dessa disciplina