Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Algumas estruturas celulares auxiliam na diferenciação e reconhecimento de tipos celulares, como células procarióticas e células eucarióticas animais e vegetais. Assim:
- membrana plasmática e ribossomos são encontrados em todos os tipos celulares, incluindo células procarióticas e células eucarióticas animais e vegetais; - núcleo e seus componentes (como envoltório nuclear ou carioteca e nucléolo), retículo endoplasmático, complexo de Golgi, peroxissomos e mitocôndrias são encontradas em células eucarióticas animais e vegetais, mas não em células procarióticas; - centríolos, cílios e flagelos são encontradas em células animais (e de protozoários), mas não em células vegetais (com exceção de vegetais simples como briófitas e pteridófitas); em células procarióticas, ocorrem flagelos em algumas células, mas com estrutura bem diferente daqueles de células eucarióticas; - cloroplastos, vacúolo de suco celular e glioxissomos são encontrados em células vegetais, mas não em células animais e células procarióticas; - parede celular é encontrada em células procarióticas (sendo constituída basicamente de peptoglicanas e, raramente, estando ausente), células vegetais (sendo constituída de celulose) e células fúngicas (sendo constituída de quitina), mas não em células animais (e de protozoários); - lisossomos, segundo alguns autores, ocorrem em células animais e células vegetais, mas segundo outros autores, somente em células animais; não ocorrem lisossomos em células procarióticas. Assim, analisando cada item quanto à diferença entre células de margarida (planta) e de ratos (animal):
Item A: falso. Ribossomos e mitocôndrias ocorrem em células animais.
Item B: falso. Centríolos não ocorrem na maioria das células vegetais e é provável que não ocorram lisossomos em células vegetais.
Item C: falso. Envoltório nuclear e nucléolo ocorrem em células eucarióticas, não permitindo a diferenciação entre células de margarida (planta) e de ratos (animal), ambas eucarióticas.
Item D: falso. Lisossomos e peroxissomos ocorrem em células animais.
Item E: verdadeiro. Parede celular e cloroplastos ocorrem em células vegetais.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as afirmações sobre as diferenças entre células de margarida (plantas) e de ratos (animais) com base nas informações que você forneceu: - Item A: Falso. Ribossomos e mitocôndrias estão presentes em células animais. - Item B: Falso. Centríolos não estão presentes na maioria das células vegetais, e lisossomos não são encontrados em células vegetais. - Item C: Falso. Envoltório nuclear e nucléolo estão presentes em ambas as células eucarióticas, portanto, não permitem a diferenciação. - Item D: Falso. Lisossomos e peroxissomos estão presentes em células animais, mas não em células procarióticas. - Item E: Verdadeiro. A parede celular e os cloroplastos estão presentes em células vegetais, mas não em células animais. Portanto, a única afirmação verdadeira é a Item E. Se precisar de mais alguma coisa, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A microscopia eletrônica foi inicialmente criada para estudos de estrutura de material bélico, sendo posteriormente utilizada para estudos de estruturas e organelas celulares. As eletromicrografias I e II mostram organelas citoplasmáticas distintas.
Com base na identificação das organelas nas figuras I e II, marque a alternativa que indica, respectivamente, as moléculas que podem ser secretadas por células que possuam essas organelas em grandes quantidades.
a) colágeno e mineralocorticóide
b) insulina e prolactina
c) estrógeno e glucagon
d) colágeno e testosterona
e) colágeno e fibronectina

Mais conteúdos dessa disciplina