Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o crime de racismo, após as alterações trazidas pela Lei nº 14.532/2023, é correto afirmar: Escolha uma opção: a. a injúria racial não é manifestação de racismo. b. o elemento subjetivo é o dolo, aliado à intenção de ofender a coletividade dos membros de um grupo de determinada raça, cor, etnia, religião, procedência nacional ou LGBTQIA+. c. tem por bem jurídico tutelado a honra subjetiva. d. tem previsão legal no Código Penal. e. é prescritível e afiançável.
User badge image
Angélica Teixeira

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma em relação ao crime de racismo e as alterações trazidas pela Lei nº 14.532/2023: a) A injúria racial não é manifestação de racismo. - Esta afirmação é incorreta, pois a injúria racial é considerada uma forma de racismo, embora tenha características distintas. b) O elemento subjetivo é o dolo, aliado à intenção de ofender a coletividade dos membros de um grupo de determinada raça, cor, etnia, religião, procedência nacional ou LGBTQIA+. - Esta afirmação está correta, pois o crime de racismo envolve a intenção de ofender a coletividade. c) Tem por bem jurídico tutelado a honra subjetiva. - Esta afirmação é incorreta, pois o crime de racismo visa proteger a dignidade da pessoa humana e a igualdade, não apenas a honra subjetiva. d) Tem previsão legal no Código Penal. - Esta afirmação é incorreta, pois o crime de racismo é tipificado na Lei nº 7.716/1989, e não no Código Penal. e) É prescritível e afiançável. - Esta afirmação é incorreta, pois o crime de racismo é imprescritível e inafiançável. Diante da análise, a alternativa correta é: b) o elemento subjetivo é o dolo, aliado à intenção de ofender a coletividade dos membros de um grupo de determinada raça, cor, etnia, religião, procedência nacional ou LGBTQIA+.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre os crimes praticados contra pessoas LGBTQIA+, assinale a alternativa correta: Escolha uma opção: a. consta expressamente da decisão do Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão-ADO 26 que o homicídio com motivação homotransfóbica é qualificado pelo motivo torpe. b. pessoas LGBTQIA+ não podem ser vítimas de estelionato amoroso. c. propor a chamada “cura gay” é conduta atípica. d. a injúria racial não se configura quando a vítima é pessoa LGBTQIA+. e. lesão corporal seguida de morte em que figura como vítima pessoa LGBTQIA+ é apurada mediante ação pública condicionada à representação.

O racismo é uma ideologia fundada em critérios falsamente científicos, que busca justificar a prática da discriminação e da exclusão, refletindo a distorcida visão de mundo de quem busca construir, de modo arbitrário, hierarquias artificialmente apoiadas em suposta hegemonia de um certo grupo de pessoas sobre os demais existentes nas diversas formações sociais. Julgue as afirmacoes a seguir e, após, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
I – O essencial para caracterizar o racismo (e a raça como sua ideia principal), menos do que as diferenças físicas e/ou culturais eventualmente existentes entre agrupamentos humanos, é a presença de um discurso racializante superficial, verificável do ponto de vista político-histórico e dotado de razoável repercussão social. Esse discurso, calçado no preconceito, é que grava grupos como raças, podendo ser reproduzido por falsas teorias, crenças, narrações místicas, propagandas, etc.
II – Preconceito e discriminação são sinônimos.
III – É crime de racismo recusar, negar ou impedir a inscrição ou acesso de estudantes em estabelecimento de ensino público ou privado, de qualquer grau, por serem pessoas LGBTQIA+.
IV – Todos os crimes previstos na Lei nº 7.716/89 são de competência da Justiça Estadual.
V – Após a decisão proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão-ADO 26/DF, o tipo penal abrangente previsto no art. 20 da Lei nº 7.716/89 deve ser lido com o acréscimo da expressão “e em razão da pessoa integrar o grupo LGBTQIA+”.
a. todas as afirmações estão incorretas.
b. estão corretas as afirmações I, III e V.
c. estão corretas as afirmações I, II e III.
d. estão corretas as afirmações I, IV e V.
e. estão corretas as afirmações I, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina