Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto a seguir:“A Constituição de 1988 inovou ao fazer expressa menção a alguns princípios a que se submete a Administração Pública Direta e Indireta, a saber, os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade administrativa, da publicidade e eficiência (art. 37, caput, com redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 4-6-98), aos quais a Constituição Estadual acrescentou os da razoabilidade, finalidade, motivação e interesse público (art. 111).”Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014. p. 64.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre princípios explícitos da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.I. O princípio da legalidade se desdobra em princípio da primazia da lei e princípio da reserva legal.II. O princípio da impessoalidade permite que o administrador vincule seu nome pessoal às obras públicas.III. O princípio da moralidade corresponde a ideia segundo a qual todos os atos da Administração devem ser transparentes.IV. O princípio da eficiência impõe à Administração o dever de produzir resultados com economicidade e presteza.Está correto apenas o que se afirma em:
b)I e IV.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. O princípio da legalidade se desdobra em princípio da primazia da lei e princípio da reserva legal. Verdadeiro, o princípio da legalidade realmente se desdobra em diferentes aspectos, incluindo a primazia da lei e a reserva legal. II. O princípio da impessoalidade permite que o administrador vincule seu nome pessoal às obras públicas. Falso, o princípio da impessoalidade visa garantir que a Administração Pública atue sem favorecimentos pessoais, ou seja, não deve haver vinculação do nome pessoal do administrador às obras públicas. III. O princípio da moralidade corresponde à ideia segundo a qual todos os atos da Administração devem ser transparentes. Falso, embora a transparência seja um aspecto importante, o princípio da moralidade se refere mais à ética e à conformidade dos atos administrativos com os padrões morais da sociedade, não se limita apenas à transparência. IV. O princípio da eficiência impõe à Administração o dever de produzir resultados com economicidade e presteza. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o princípio da eficiência realmente exige que a Administração Pública busque resultados de forma econômica e ágil. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são I e IV. Portanto, a alternativa correta é: b) I e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto a seguir:“O princípio jurídico é norma de hierarquia superior à das regras, pois determina o sentido e o alcance destas, que não podem contrariá-lo, sob pena de pôr em risco a globalidade do ordenamento jurídico. Deve haver coerência entre os princípios e as regras, no sentido que vai daqueles para estas. […] Por isso, conhecer os princípios do direito é condição essencial para aplicá-lo corretamente.”Fonte: SUNDFELD, C. A. Fundamentos do Direito Público. 5. ed. São Paulo: Malheiros. 2010. p. 146.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios regentes da Administração Pública, analise as ferramentas a seguir e associe-as com as suas assertivas:1) Princípio da legalidade.2) Princípio da impessoalidade.3) Princípio da moralidade.4) Princípio da publicidade.5) Princípio da eficiência.( ) Princípio voltado a tornar o Administração Pública mais funcional e gerencial na prestação do serviço público.( ) Princípio voltado a limitar possíveis favorecimentos ou evitar favorecimentos por servidores públicos.( ) Princípio voltado a impor a Administração Pública o dever de transparência em todos os seus atos.( ) Princípio voltado a determinar que a prestação do serviço público deve atender a um padrão ético comum.( ) Princípio voltado a impor a Administração Público o dever de atuar sob prescrição legal.Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a)5, 2, 4, 3,1.

Leia o excerto a seguir:“O termo autarquia […] foi usado, pela primeira vez, em 1897, na Itália, por Santi Romano, ao escrever para a Enciclopédia Italiana sobre o tema ‘decentramento amministrativo’; com o vocábulo autarquia, ele fazia referência às comunas, províncias e outros entes públicos existentes nos Estados unitários; dessa forma, ele substitui a expressão ente autônomo, que é contraditória, porque ‘autonomia’ designa o poder de estabelecer o próprio direito (autós = próprio, e nómos = lei), poder esse de que não desfrutam os entes locais senão a título de delegação do poder central.”Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014. p. 498.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre as autarquias, analise a seguir algumas de suas espécies e associe-as com suas respectivas características:1) Autarquias corporativas.2) Autarquias associativas.3) Autarquias fundacionais.4) Agências reguladoras.5) Autarquias territoriais.( ) São constituídas para terem autonomia com mandato fixo de seus dirigentes.( ) São constituídas para exercer fiscalização sobre categorias profissionais.( ) São constituídas para serem departamentos geográficos submetidos à União.( ) São constituídas após a celebração de consórcio público entre entidades.( ) São constituídas com a afetação de patrimônio público.Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
c)4, 1, 5, 2, 3.

Mais conteúdos dessa disciplina