A internet trouxe um bombardeamento de informação, com isso é preciso chamar ainda mais a atenção, “os leitores digitais [...] dão uma olhada nas manchetes, leem o horóscopo, entram em alguma área que chamou a atenção na home page e assim sucessivamente” (Ferrari, 2003). Para atrair mais os consumidores de notícias, são usados menos textos, mais mídias, principalmente visuais, mesmo que muitas vezes ilustrativas, apenas. De acordo com Jenkins (2009) e com o texto fornecido, o conceito de convergência midiática refere-se a:
I – A capacidade das mídias digitais de reutilizar e reformular conteúdos originalmente criados para plataformas tradicionais, como a reescrita de reportagens de televisão para sites de notícias.
II – A mudança na forma como os consumidores de notícias interagem com o conteúdo, demandando uma apresentação mais rápida e multimodal devido ao bombardeamento de informações na internet.
III – A introdução de novas mídias sem a necessidade de integrar ou adaptar conteúdos das mídias existentes, resultando em uma separação completa entre novas e antigas formas de comunicação.
IV – A limitação dos espaços para publicação em mídias tradicionais, o que obrigava a seleção rigorosa do que se tornava notícia, contrastando com o espaço ilimitado disponível nas plataformas digitais.
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas II, III e IV estão corretas.
b.
Apenas I está correta.
c.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d.
Apenas I e II estão corretas.
e.
Apenas II e III estão corretas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I – A capacidade das mídias digitais de reutilizar e reformular conteúdos originalmente criados para plataformas tradicionais, como a reescrita de reportagens de televisão para sites de notícias. Verdadeiro, isso é um exemplo claro de convergência midiática, onde conteúdos de diferentes plataformas são adaptados. II – A mudança na forma como os consumidores de notícias interagem com o conteúdo, demandando uma apresentação mais rápida e multimodal devido ao bombardeamento de informações na internet. Verdadeiro, essa afirmativa reflete a realidade atual de consumo de notícias, onde a rapidez e a multimodalidade são essenciais. III – A introdução de novas mídias sem a necessidade de integrar ou adaptar conteúdos das mídias existentes, resultando em uma separação completa entre novas e antigas formas de comunicação. Falso, essa afirmativa contradiz o conceito de convergência midiática, que envolve a integração e adaptação de conteúdos. IV – A limitação dos espaços para publicação em mídias tradicionais, o que obrigava a seleção rigorosa do que se tornava notícia, contrastando com o espaço ilimitado disponível nas plataformas digitais. Verdadeiro, essa afirmativa é correta e reflete a diferença entre mídias tradicionais e digitais. Com base na análise, as afirmativas corretas são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta é: d) Apenas I e II estão corretas.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade