Logo Passei Direto
Buscar
Na etapa “Transformar Processo” a análise aprofundada do processo é uma das principais características e traz consigo a necessidade de ferramentas que promovam de fato um olhar mais minucioso e detalhado do processo na identificação de problemas e, posteriormente, o levantamento de soluções.
Sobre as ferramentas de análise de processo, julgue as afirmativas abaixo:
I. A técnica dos 5 “por quês” ajuda a descobrir a principal causa de um problema, evitando que as ações sejam adotadas para tratar os “sintomas” e sim a causa raiz.
II. A ferramenta “Diagrama de Ishikawa” ou “Espinha de Peixe” traz a possibilidade de detalhar um determinado problema ou efeito, especificando aspectos relacionados a ele como: mão de obra, equipamentos (máquina), método, material, medição e meio ambiente. Esses aspectos ou categorias não são rígidas e podem ser adaptadas, dependendo do processo a ser trabalhado.
III. Pareto é uma ferramenta muito interessante para ajudar na priorização dos problemas a serem atacados, pois a partir da análise do Pareto é possível identificar quais as causas mais recorrentes que impactam na maior parte dos problemas.
IV. A Árvore de Realidade Atual permite sistematizar o conjunto de achados na utilização de ferramentas como os “5 por quês”, “Diagrama de Ishikawa” e o “Pareto” e trazer uma visualização lógica deles, buscando identificar com mais clareza a causa raiz e direcionar a proposição de soluções para ela, evitando atuar somente em causas intermediárias.
V. A análise de desperdício baseada no fluxo do processo é uma outra ferramenta que pode ser utilizada na análise mais aprofundada do processo e busca identificar, dentro das etapas do processo, quais atividades agregam ou não valor ao cliente do processo, possibilitando identificar oportunidades de melhoria, na ótica do cliente.
a. Somente II, IV e V estão corretas.
b. Somente I e III estão corretas.
c. Somente VI está correta.
d. I, II, III, IV e V estão corretas.
e. Somente II e V estão corretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A técnica dos 5 “por quês” ajuda a descobrir a principal causa de um problema, evitando que as ações sejam adotadas para tratar os “sintomas” e sim a causa raiz. Verdadeiro, essa técnica é realmente utilizada para identificar a causa raiz de um problema. II. A ferramenta “Diagrama de Ishikawa” ou “Espinha de Peixe” traz a possibilidade de detalhar um determinado problema ou efeito, especificando aspectos relacionados a ele como: mão de obra, equipamentos (máquina), método, material, medição e meio ambiente. Esses aspectos ou categorias não são rígidas e podem ser adaptadas, dependendo do processo a ser trabalhado. Verdadeiro, essa descrição está correta. III. Pareto é uma ferramenta muito interessante para ajudar na priorização dos problemas a serem atacados, pois a partir da análise do Pareto é possível identificar quais as causas mais recorrentes que impactam na maior parte dos problemas. Verdadeiro, a análise de Pareto é utilizada para identificar as causas mais significativas de problemas. IV. A Árvore de Realidade Atual permite sistematizar o conjunto de achados na utilização de ferramentas como os “5 por quês”, “Diagrama de Ishikawa” e o “Pareto” e trazer uma visualização lógica deles, buscando identificar com mais clareza a causa raiz e direcionar a proposição de soluções para ela, evitando atuar somente em causas intermediárias. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. V. A análise de desperdício baseada no fluxo do processo é uma outra ferramenta que pode ser utilizada na análise mais aprofundada do processo e busca identificar, dentro das etapas do processo, quais atividades agregam ou não valor ao cliente do processo, possibilitando identificar oportunidades de melhoria, na ótica do cliente. Verdadeiro, essa descrição também está correta. Agora, como todas as afirmativas (I, II, III, IV e V) estão corretas, a alternativa correta é: d) I, II, III, IV e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Ciclo BPM prevê que, uma vez que a Gestão do Dia a Dia pode não ser suficiente para alavancar e alcançar todos os resultados esperados para um determinado processo, será necessário entrar em um esforço mais intenso para análise e promoção de mudanças na etapa “Transformar o Processo”.
Sobre a etapa “Transformar o Processo”, julgue as afirmativas abaixo:
I. A etapa “Transformação do Processo” se aplica exclusivamente para novos processos.
II. Existe uma série de ferramentas que podem ser utilizadas na etapa “Transformar Processos”, como a “Espinha de Peixe”, o “Workshop de Ideação”, mas como ferramentas obrigatórias temos somente o Fluxo do Processo e a Ficha de Indicadores do processo.
III. Para iniciar a transformação de um processo que já está com seus ritos de Gestão do Dia a Dia estruturados, devemos ignorar os relatórios obtidos a partir da análise dos indicadores e resultados obtidos.
IV. Na etapa “Transformar Processo” é necessário envolver o líder do processo e o patrocinador, pois a partir de uma análise mais aprofundada do processo pode ser necessário repactuar regras, papéis, indicadores e metas.
V. Na etapa “Transformar o Processo” é necessário manter a rotina de acompanhamento do processo, mas além do acompanhamento de indicadores é necessário acompanhar o andamento das iniciativas elencadas para promover a melhoria dos resultados do processo pactuadas com o líder do processo e o patrocinador.
a. Somente II, IV e V estão corretas.
b. Somente VI está correta.
c. I, II, III, IV e V estão corretas.
d. Somente II e V estão corretas.
e. Somente I e III estão corretas.

Para transformar um processo e seus resultados é necessário utilizar técnicas para geração de ideias e para tanto o Ciclo BPM traz o “Workshop de Ideação” ou “Brainstorming” para estimular o grupo envolvido na execução do processo a buscar soluções por meio de dinâmicas que possibilitem obter soluções criativas e viáveis.
Sobre as dicas para aplicação dessa ferramenta, julgue as afirmativas abaixo:
I. Proibir julgamentos: o momento de gerar ideias não pode ser confundido com o momento de selecionar ideias, ou seja, durante o Brainstorming não analise ou critique ideias.
II. Desencorajar ideias não usuais: Apesar de ser um levantamento de ideias, devemos desencorajar ideias que já sabemos que não vão dar certo por conta de experiências anteriores não exitosas.
III. Combinar ideias: Ideias anteriores devem servir de construção para as novas. Muitas vezes a composição ou desdobramento de uma ideia pode gerar soluções interessantes.
IV. Buscar pouca quantidade: Evite muitas ideias pois isso pode dificultar o processo de consolidação e ajuda no objetivo da atividade que é selecionar ideias.
V. Manter uma única conversa e focar no principal: Evite conversas paralelas e mantenha o foco do grupo na essência das ideias, sem entrar no detalhamento de como executá-la, por exemplo.
a. Somente II, IV e V estão corretas.
b. Somente I, III e V estão corretas.
c. I, II, III, IV e V estão corretas.
d. Somente II e IV estão corretas.
e. Somente VI está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina