Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Acerca do inquérito policial, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria.
( ) Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação penal pública incondicionada poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito.
( ) Nos crimes de ação pública o inquérito policial será sempre iniciado de ofício.
( ) Os Delegados de Polícia não podem recusar-se a cumprir requisição de autoridade judiciária ou de membro do MP para instauração de inquérito policial.
a) V - V – V - F
b) V - F – V - V
c) F - F – V - F
d) V - V – F – V
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o inquérito policial: ( ) A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria. É verdadeira (V). A polícia judiciária realmente atua nas suas circunscrições para investigar infrações penais. ( ) Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação penal pública incondicionada poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito. É verdadeira (V). Qualquer cidadão pode comunicar a infração penal à polícia, e se a informação for procedente, o inquérito deve ser instaurado. ( ) Nos crimes de ação pública o inquérito policial será sempre iniciado de ofício. É falsa (F). O inquérito policial pode ser iniciado de ofício, mas também pode ser instaurado a partir de uma representação ou comunicação de um particular. ( ) Os Delegados de Polícia não podem recusar-se a cumprir requisição de autoridade judiciária ou de membro do MP para instauração de inquérito policial. É verdadeira (V). Os Delegados de Polícia são obrigados a cumprir as requisições feitas por autoridades judiciárias ou do Ministério Público. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a d) V - V – F – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Devido à disputa entre as autoridades do Rio de Janeiro e de Vila Rica pela competência para julgar os sediciosos, a rainha, D. Maria I, determinou, através da Carta Régia de 17.07.1790, a composição de uma Alçada, na qual Desembargadores de Lisboa eram os responsáveis pelo julgamento. Após a oitiva dos vinte e nove réus, seguiu-se o prazo de cinco dias para defesa. Os réus argumentaram que não cometeram crime algum, porquanto o movimento fora abortado, ainda em seu início, com a suspensão da Derrama. Apesar disso, em 18 de abril de 1792, foi publicada a sentença pela Alçada, condenando onze réus à morte (na prática dez, porque Cláudio Manuel da Costa se “suicidara” no cárcere), e outros participantes receberam penas menores como açoites e o degredo eterno.
Sobre os sistemas processuais penais e os princípios do processo penal no âmbito do processo mencionado pelo texto (julgamento de Tiradentes), é CORRETO afirmar que o sistema processual então vigente apresentava traços mais característicos do sistema:
a) inquisitivo, e o princípio do juiz natural não foi observado, o que se extrai claramente do texto apresentado;
b) acusatório, e o princípio da ampla defesa não foi observado, o que se pode inferir do texto apresentado;
c) misto, e os princípios fundamentais do processo penal foram observados, o que se extrai claramente do texto apresentado;
d) inquisitivo, e não é possível, pelo texto, observar o malferimento de princípios fundamentais do processo penal.

O sistema processual misto, o processo divide-se em:
a) duas grandes fases: na fase de instrução preliminar, com elementos do sistema acusatório, predomina o procedimento público, escrito e sujeito ao contraditório, enquanto, na fase de julgamento, com a predominância do sistema inquisitivo, a oralidade, o sigilo e a intervenção de juízes togados conduzem a valoração das provas;
b) três fases distintas: na primeira, há predominância do viés inquisitorial, com formalismo excessivo e pouco espaço para a ampla defesa e o contraditório; na segunda fase, predomina a argumentação e o contraditório; na terceira fase, há a participação popular efetivada pela atuação dos tribunos e dos juízes leigos;
c) três fases distintas e interligadas: na primeira, há predominância do viés inquisitorial, com formalismo nas reduções a termo e pouco espaço para a ampla defesa e o contraditório; na segunda fase, predomina a consulta popular com a participação dos jurisconsultos que mediam os debates; na terceira, há o envio dos autos para o oficial da ouvidoria real para a chancela do soberano;
d) duas grandes fases: na fase de instrução preliminar, com os elementos do sistema inquisitivo, predomina a procedimento secreto, escrito e sem contraditório; enquanto, na fase de julgamento, com a predominância do sistema acusatório, presentes se fazem a oralidade, a publicidade, o contraditório, a concentração dos atos processuais, a intervenção de juízes populares e a livre apreciação das provas.

Mais conteúdos dessa disciplina