Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Relativamente aos fatores que determinaram o início de hostilidades e às conferências que estabeleceram as balizas do novo cenário mundial, assinale a opção correta.
a) A Conferência de Potsdam definiu a internacionalização de Berlim e a divisão da Alemanha em duas áreas de influência: a área sob influência da União Soviética e a sob influência dos EUA.
b) Embora combatido por liberais, trotskistas e social-democratas, o Pacto de Não-Agressão Germano-Soviético foi fundamental para retardar o início da Segunda Guerra Mundial.
c) A política da Paz Armada desencadeada por Hitler, ainda que não necessariamente expansionista, abriu o caminho para a guerra, por gerar desconfiança e temor generalizados.
d) A Liga das Nações condenou a anexação da Áustria pela Alemanha nazista, tendo sido veemente o protesto da França e da Inglaterra, que romperam relações diplomáticas com Berlim.
e) Em face de sua contribuição na luta contra o Reich nazista, a União Soviética teve o reconhecimento internacional reforçado na Conferência de Teerã e, em alta, assegurou sua influência no Leste Europeu.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) A Conferência de Potsdam definiu a internacionalização de Berlim e a divisão da Alemanha em duas áreas de influência: a área sob influência da União Soviética e a sob influência dos EUA. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas a divisão da Alemanha foi mais formalizada em conferências anteriores, como a de Yalta. b) Embora combatido por liberais, trotskistas e social-democratas, o Pacto de Não-Agressão Germano-Soviético foi fundamental para retardar o início da Segunda Guerra Mundial. - Esta afirmação é verdadeira, pois o pacto realmente ajudou a adiar o conflito, mas não é a única interpretação dos eventos. c) A política da Paz Armada desencadeada por Hitler, ainda que não necessariamente expansionista, abriu o caminho para a guerra, por gerar desconfiança e temor generalizados. - Esta afirmação é correta, pois a política de rearmamento e a postura agressiva de Hitler contribuíram para a tensão que levou à guerra. d) A Liga das Nações condenou a anexação da Áustria pela Alemanha nazista, tendo sido veemente o protesto da França e da Inglaterra, que romperam relações diplomáticas com Berlim. - Esta afirmação é incorreta, pois a Liga das Nações não teve um papel efetivo em impedir a anexação e não houve um rompimento de relações diplomáticas. e) Em face de sua contribuição na luta contra o Reich nazista, a União Soviética teve o reconhecimento internacional reforçado na Conferência de Teerã e, em alta, assegurou sua influência no Leste Europeu. - Esta afirmação é verdadeira, mas se refere a um contexto posterior à guerra, não ao início das hostilidades. Após essa análise, a alternativa que melhor se encaixa no contexto do início das hostilidades e suas consequências é a c) A política da Paz Armada desencadeada por Hitler, ainda que não necessariamente expansionista, abriu o caminho para a guerra, por gerar desconfiança e temor generalizados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a única alternativa que apresenta todos os itens com características desse período.
I – fortalecimento do poder real e enfraquecimento dos poderes locais;
II – declínio das atividades comerciais urbanas e fortalecimento da vida rural;
III – uso generalizado de trabalho escravo no campo;
IV – os nobres estavam obrigados a pagarem aos seus servos uma pequena indenização, que passou a ser conhecida por banalidade;
V – existência de vínculos pessoais entre os nobres mais poderosos e os nobres mais fracos (suserania e vassalagem).
a) I e II
b) II e IV
c) III e V
d) I e IV
e) II e V

Uma das características que podemos reconhecer no sistema feudal europeu:
a) é a organização da sociedade feudal em dois grupos bem definidos: os senhores e os escravos.
b) são os ideais de honra e fidelidade oriundos da sociedade islâmica.
c) é a obrigação anual de corveia e o pagamento da talha e banalidades como obrigações de servos aos senhores feudais.
d) é o dinamismo econômico, voltado para o comércio entre feudos vizinhos.
e) são as relações escravocratas de produção.

Mais conteúdos dessa disciplina