Logo Passei Direto
Buscar
A reforma para uma administração pública inicia-se com a promulgação do Decreto Lei nº 200 em 1967, que promoveu transferência das atividades de produção de bens e serviços para autarquias e fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, pois já não atendia mais aos anseios da sociedade voltando o seu foco para o cidadão.
Deste modo, a alternativa que descreve corretamente sobre a Administração Direta:
a. Personalidade jurídica com patrimônio e receitas próprias para executar atividades típicas da Administração Pública, exemplos conhecidos, o Banco Central, etc.
b. Está materializada pela Presidência da República, pelos Ministérios e pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário.
c. São entidades que possuem personalidade jurídica e patrimônio próprios, sendo vinculadas e supervisionadas pelos Ministérios ou por outros Órgãos da Administração Direta em todas as esferas.
d. Personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União) são exemplos de empresas públicas a Caixa Econômica Federal (CEF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
e. Personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos), são exemplos de fundações, as conhecidas Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho Fundacentro.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a que descreve corretamente a Administração Direta: a) Personalidade jurídica com patrimônio e receitas próprias para executar atividades típicas da Administração Pública, exemplos conhecidos, o Banco Central, etc. - Esta descrição se refere a entidades da Administração Indireta, não à Administração Direta. b) Está materializada pela Presidência da República, pelos Ministérios e pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário. - Esta alternativa descreve corretamente a Administração Direta, que é composta pelos órgãos que integram a estrutura do Estado. c) São entidades que possuem personalidade jurídica e patrimônio próprios, sendo vinculadas e supervisionadas pelos Ministérios ou por outros Órgãos da Administração Direta em todas as esferas. - Esta descrição se refere à Administração Indireta, como autarquias e fundações. d) Personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União) são exemplos de empresas públicas a Caixa Econômica Federal (CEF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). - Esta alternativa também se refere à Administração Indireta, especificamente às empresas públicas. e) Personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos), são exemplos de fundações, as conhecidas Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho Fundacentro. - Esta alternativa se refere a fundações, que também pertencem à Administração Indireta. Portanto, a alternativa correta que descreve a Administração Direta é: b) Está materializada pela Presidência da República, pelos Ministérios e pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ciclo orçamentário é um processo que envolve planejamento, utilizando-se de instrumentos como:
a. Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO); Lei das Diretrizes Públicas (LDP).
b. Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA); Lei Orçamentária Mensal (LOM).
c. Plano Pluricelulares (PP); Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA).
d. Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA).
e. Lei das Políticas Orçamentárias (LPO); Lei Ordinária Anual (LOA); Lei Orçamentária Mensal (LOM)

Quanto as modalidades de licitações, é a considerada a mais morosa, é adequada para aquisições de grande vulto, para alienação de imóveis e para aquisições internacionais. Sua participação é aberta para quaisquer interessados desde que comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos em edital. Que modalidade é essa?
a. Concorrência
b. Leilão
c. Convite
d. Pregão
e. Tomada de Preço

Mais conteúdos dessa disciplina