Logo Passei Direto
Buscar
Complete a afirmação abaixo: Em 1891 a configuração da Administração Pública é bastante influenciada pela política de governadores e pelo ________ favorecimento político que se desenvolveu na época, ganhando o patrimonialismo existente o Império uma nova conformação, ou seja, se federalizou.
a. Imperialismo.
b. Feudalismo.
c. Federalismo.
d. Coronelismo.
e. Exército.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para completar a afirmação sobre a configuração da Administração Pública em 1891, é importante considerar o contexto histórico do Brasil nesse período. A Constituição de 1891 marcou a transição do Brasil de um regime imperial para um regime republicano, e a política de governadores foi uma característica marcante da época. Analisando as alternativas: a) Imperialismo - Refere-se a uma política de expansão de poder, não se encaixa no contexto da Administração Pública brasileira. b) Feudalismo - Um sistema econômico e social que não se aplica ao contexto da administração pública brasileira em 1891. c) Federalismo - Embora o Brasil tenha se tornado uma república federativa, a palavra "federalismo" não se encaixa diretamente na frase que fala sobre favorecimento político. d) Coronelismo - Refere-se à prática de poder local por coronéis, que era uma característica da política brasileira na época, relacionada ao favorecimento político. e) Exército - Embora o Exército tenha um papel importante na política brasileira, não se relaciona diretamente com o favorecimento político mencionado. A alternativa que melhor completa a afirmação, considerando o contexto de favorecimento político e a nova conformação do patrimonialismo, é: d) Coronelismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ciclo orçamentário é um processo que envolve planejamento, utilizando-se de instrumentos como:
a. Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO); Lei das Diretrizes Públicas (LDP).
b. Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA); Lei Orçamentária Mensal (LOM).
c. Plano Pluricelulares (PP); Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA).
d. Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO); Lei Orçamentária Anual (LOA).
e. Lei das Políticas Orçamentárias (LPO); Lei Ordinária Anual (LOA); Lei Orçamentária Mensal (LOM)

Quanto as modalidades de licitações, é a considerada a mais morosa, é adequada para aquisições de grande vulto, para alienação de imóveis e para aquisições internacionais. Sua participação é aberta para quaisquer interessados desde que comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos em edital. Que modalidade é essa?
a. Concorrência
b. Leilão
c. Convite
d. Pregão
e. Tomada de Preço

A reforma para uma administração pública inicia-se com a promulgação do Decreto Lei nº 200 em 1967, que promoveu transferência das atividades de produção de bens e serviços para autarquias e fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, pois já não atendia mais aos anseios da sociedade voltando o seu foco para o cidadão.
Deste modo, a alternativa que descreve corretamente sobre a Administração Direta:
a. Personalidade jurídica com patrimônio e receitas próprias para executar atividades típicas da Administração Pública, exemplos conhecidos, o Banco Central, etc.
b. Está materializada pela Presidência da República, pelos Ministérios e pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário.
c. São entidades que possuem personalidade jurídica e patrimônio próprios, sendo vinculadas e supervisionadas pelos Ministérios ou por outros Órgãos da Administração Direta em todas as esferas.
d. Personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União) são exemplos de empresas públicas a Caixa Econômica Federal (CEF), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
e. Personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos), são exemplos de fundações, as conhecidas Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho Fundacentro.

Mais conteúdos dessa disciplina