Logo Passei Direto
Buscar
bre em casa, não aferida. Ao exame físico observa-se um paciente hipocorado (+/IV), afebril, normocárdico e com fácies de dor. A ferida operatória mostra-se com bordos bem coaptados, endurada e com aumento da temperatura.
Em relação a este caso clínico, assinale a assertiva correta.
A) A obtenção de material para cultura e antibiograma neste paciente é mandatória e define a conduta subsequente.
B) O diagnóstico e tratamento deste paciente dependem do achado de coleção em exame complementar de imagem.
C) A conduta para este quadro é a drenagem através da abertura da ferida operatória sem necessidade de realizar antibiótico terapêutico.
D) O fato de ser um pós-operatório de um quadro infeccioso leva a pensar em tromboflebite superficial, podendo-se iniciar anticoagulação plena.
E) O uso de antibiótico tópico na ferida operatória e corticoide endovenoso durante o procedimento cirúrgico poderia ter evitado esta complicação cirúrgica.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao caso clínico apresentado: A) A obtenção de material para cultura e antibiograma neste paciente é mandatória e define a conduta subsequente. - Embora a cultura possa ser importante, não é sempre mandatória em todos os casos, especialmente se a clínica já sugere uma infecção. B) O diagnóstico e tratamento deste paciente dependem do achado de coleção em exame complementar de imagem. - O diagnóstico pode ser auxiliado por exames de imagem, mas não depende exclusivamente deles, especialmente se a avaliação clínica já indicar uma infecção. C) A conduta para este quadro é a drenagem através da abertura da ferida operatória sem necessidade de realizar antibiótico terapêutico. - A drenagem pode ser necessária, mas geralmente, em casos de infecção, a antibioticoterapia é indicada. D) O fato de ser um pós-operatório de um quadro infeccioso leva a pensar em tromboflebite superficial, podendo-se iniciar anticoagulação plena. - Tromboflebite superficial não é uma consequência direta de uma infecção cirúrgica e a anticoagulação não é a conduta padrão nesse caso. E) O uso de antibiótico tópico na ferida operatória e corticoide endovenoso durante o procedimento cirúrgico poderia ter evitado esta complicação cirúrgica. - Embora a profilaxia com antibióticos possa ajudar a prevenir infecções, o uso de corticoides não é uma prática comum para evitar complicações cirúrgicas. Após analisar as alternativas, a mais correta parece ser a A, pois a cultura e antibiograma são importantes para guiar a terapia, especialmente em um quadro de infecção. Portanto, a resposta correta é: A) A obtenção de material para cultura e antibiograma neste paciente é mandatória e define a conduta subsequente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A conduta mais adequada é
A trocar heparina de baixo peso molecular por heparina não fracionada em dose plena.
B suspender heparina e iniciar fondaparinux.
C apenas observar, com contagem diária de plaquetas e suspender heparina se cair abaixo de 10 mil/microL.
D manter enoxaparina na dose profilática e administrar corticosteroide 1 mg/kg/dia IV.
E suspender enoxaparina e iniciar heparina não fracionada em dose profilática.

Mais conteúdos dessa disciplina