Logo Passei Direto
Buscar
Ano: 2018 Banca: NUCEPE Órgão: PC-PI
Os ruminantes possuem um sistema digestivo peculiar, com características próprias bem definidas, o que lhes permite aproveitar os nutrientes contidos em alimentos fibrosos. O que difere os ruminantes dos demais animais é o fato de serem poligástricos, ou seja, possuem quatro estômagos, chamados rúmen, retículo, omaso e abomaso O rúmen funciona como uma câmara de fermentação, sendo necessário manter um ambiente favorável à população microbiana. Sobre estas condições e suas possíveis alterações, podemos afirmar:
A A pressão osmótica no rúmen é bastante variável, condicionada pela qualidade da ingesta.
B O pH, de modo geral, varia entre 7,5 e 8 atingindo os limites mais baixos após a ingestão de ração, restabelecendo-se em até uma hora.
C O equilíbrio da população ruminal depende da alimentação, observando-se redução na população de protozoários, quando a dieta for rica em amido.
D Há presença de concentrações elevadas de gás carbônico, oxigênio e metano.
E A manutenção da temperatura ruminal entre 35-36°C, pelos mecanismos termoreguladores do animal, é condição fisiológica para atividade ruminal.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as condições do rúmen dos ruminantes: A) A pressão osmótica no rúmen é bastante variável, condicionada pela qualidade da ingesta. - Esta afirmação é verdadeira, pois a qualidade da alimentação influencia a pressão osmótica. B) O pH, de modo geral, varia entre 7,5 e 8 atingindo os limites mais baixos após a ingestão de ração, restabelecendo-se em até uma hora. - O pH do rúmen geralmente é mais ácido, variando entre 6,0 e 7,0, então essa afirmação não está correta. C) O equilíbrio da população ruminal depende da alimentação, observando-se redução na população de protozoários, quando a dieta for rica em amido. - Esta afirmação é verdadeira, pois dietas ricas em amido podem afetar a população de protozoários. D) Há presença de concentrações elevadas de gás carbônico, oxigênio e metano. - O rúmen tem altas concentrações de gás carbônico e metano, mas a presença de oxigênio é baixa, pois o ambiente é anaeróbico. Portanto, essa afirmação não é correta. E) A manutenção da temperatura ruminal entre 35-36°C, pelos mecanismos termoreguladores do animal, é condição fisiológica para atividade ruminal. - A temperatura do rúmen é geralmente em torno de 39-40°C, então essa afirmação também não está correta. Após essa análise, as alternativas A e C estão corretas, mas a que melhor se encaixa na descrição do funcionamento do rúmen e suas condições é a C: "O equilíbrio da população ruminal depende da alimentação, observando-se redução na população de protozoários, quando a dieta for rica em amido." Portanto, a resposta correta é a C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Cio é o período em que as fêmeas bovinas encontram-se receptivas aos machos, resultando na cópula (monta). São sinais de cio em vacas, EXCETO:
A) Cauda elevada e inquietação;
B) Apetite depravado, troncos, pedras, etc.;
C) Discreto aumento da temperatura corporal;
D) Corrimento vulva cristalino;
E) Diminuição do apetite;

A ciclicidade reprodutiva de uma fêmea depende da atividade ovariana, e esta por sua vez depende de fatores externos que podem alterar a vida reprodutiva normal. Dentre os fatores que podem influenciar nessa atividade, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Incidência de raios solares (fotoperíodo);
B) Nutrição;
C) Efeito Macho;
D) Pelagem;
E) Idade;

Síndrome geral de adaptação (SGA) é o conjunto de respostas fisiológicas desencadeadas frente a um agente estressor.
Considerando essa síndrome, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A fase de alarme é um processo agudo, com liberação de catecolaminas.
( ) A fase de adaptação é um processo crônico, com liberação de glicocorticoides.
( ) A fase de exaustão leva à deficiência nas reservas de energia e à falência múltiplas de órgãos.
( ) A fase de adaptação ocorre em segundos a minutos a partir do estímulo pelo agente estressor.
a) V – F – F – V.
b) V – V – F – F.
c) V – V – V – F.
d) F – F – V – V.
e) F – V – F – V.

Mais conteúdos dessa disciplina