Logo Passei Direto
Buscar

Concursos

Outros
Acerca dos crimes contra a autoridade ou disciplina militar previstos no Código Penal Militar, assinale a alternativa correta.
A) O crime de motim se configura com a reunião armada de militares agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la. B) O crime de apologia de fato criminoso ou do seu autor se consuma independentemente do local em que foi cometido. C) O delito de desrespeito a superior é aumentado da metade se o fato é praticado contra o comandante da unidade a que pertence o agente. D) Opor-se às ordens da sentinela configura o crime de recusa de obediência. E) A publicação de crítica indevida é punida com reclusão e multa.
User badge image
Desafios para Aprender

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) O crime de motim se configura com a reunião armada de militares agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la. - Esta definição está correta, pois o motim envolve a desobediência coletiva a ordens superiores. B) O crime de apologia de fato criminoso ou do seu autor se consuma independentemente do local em que foi cometido. - Essa afirmação não é específica para o contexto militar e não está correta no que se refere ao Código Penal Militar. C) O delito de desrespeito a superior é aumentado da metade se o fato é praticado contra o comandante da unidade a que pertence o agente. - Essa afirmação não está correta, pois o aumento de pena não se aplica especificamente a essa situação. D) Opor-se às ordens da sentinela configura o crime de recusa de obediência. - Essa afirmação é verdadeira, pois a recusa de obediência é um crime militar. E) A publicação de crítica indevida é punida com reclusão e multa. - Essa afirmação não é correta, pois a punição para críticas indevidas não se dá necessariamente com reclusão e multa. Após essa análise, a alternativa correta é a) O crime de motim se configura com a reunião armada de militares agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Análise os trechos a seguir:
Considerando os trechos apresentados, assinale a afirmação verdadeira:
I. “Prefiro falar do primeiro livro de cada uma de minhas vidas. Busco na memória e tenho a sensação quase física nas mãos ao segurar aquela preciosidade: um livro fininho que contava a história do patinho feio e da lâmpada de Aladim.”
II. “Essa história me fez meditar muito, e identifiquei-me com o sofrimento do patinho feio – quem sabe se eu era um cisne?”
III. “Depois de cerca de um mês de venha amanhã, o que eu, embora altiva que era, recebia com humildade para que a menina não me cortasse de vez a esperança, a mãe daquele primeiro monstrinho de minha vida notou o que se passava [...].”
A) O emprego do diminutivo nos termos destacados em I e II não gera um efeito de sentido pejorativo, uma vez que ele é usado, respectivamente, para intensificar a característica do livro e para representar a fragilidade do patinho. Já em III, o uso do diminutivo no termo destacado intensifica a característica de maldade da menina.
B) O emprego do diminutivo gera efeitos de sentido semelhantes em I, II e III, uma vez que não trata de característica relacionada ao tamanho, mas à fragilidade dos elementos a que se referem: o livro, o patinho e a menina que emprestaria o livro As reinações de Narizinho.
C) Em I e III, o diminutivo é empregado para gerar um sentido de afetividade, uma vez que os referentes são marcos importantes na vida da enunciadora. Já em II, o emprego do diminutivo gera um efeito de sentido literal, com remissão ao tamanho do animal.
D) Em I, II e III, o emprego do diminutivo é um efeito estilístico usado para marcar uma posição depreciativa em relação aos referentes, que igualmente representam memórias negativas na vida da enunciadora.
E) Em I, II e III, o uso do diminutivo serve para indicar intensidade.

Mais conteúdos dessa disciplina