Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
A Lei n. 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê a garantia de prioridade para crianças e adolescentes no âmbito do território nacional. A garantia de prioridade compreende:
a) subsequência de atendimento nos serviços públicos, privados ou de relevância pública.
b) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
c) primazia de receber proteção e socorro somente quando sofrer acidentes e sofrer violência ou abuso sexual.
d) destinação privilegiada de recursos públicos apenas para a área da saúde, educação e cultura.
e) atendimento à criança e ao adolescente com deficiência, sem discriminação ou segregação, apenas nas questões específicas de habilitação e reabilitação.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder à sua pergunta sobre a Lei n. 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), precisamos entender o que a garantia de prioridade realmente abrange. Analisando as alternativas: a) subsequência de atendimento nos serviços públicos, privados ou de relevância pública - Isso não reflete a prioridade, mas sim uma sequência. b) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas - Esta alternativa está alinhada com a ideia de garantir prioridade para crianças e adolescentes nas políticas públicas. c) primazia de receber proteção e socorro somente quando sofrer acidentes e sofrer violência ou abuso sexual - Isso limita a proteção a situações específicas, o que não é o foco da prioridade. d) destinação privilegiada de recursos públicos apenas para a área da saúde, educação e cultura - Embora essas áreas sejam importantes, a prioridade deve ser mais abrangente. e) atendimento à criança e ao adolescente com deficiência, sem discriminação ou segregação, apenas nas questões específicas de habilitação e reabilitação - Isso é muito restrito e não abrange a totalidade da prioridade. A alternativa que melhor representa a garantia de prioridade prevista no ECA é: b) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o ECA, “Os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los, que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, a determinadas medidas previstas no Estatuto.”
Essas medidas deverão ser aplicadas:
a) pelo Ministério Público;
b) pelo Juiz da Vara da Infância e Adolescência;
c) pela Equipe multidisciplinar do CREAS;
d) pelo Conselho Tutelar;
e) pela Delegacia da Infância e da Juventude.

Mais conteúdos dessa disciplina