Logo Passei Direto
Buscar
A EC nº 45/2004 trouxe ao Brasil, portanto, segundo o Prof. Valério Mazzuoli, um novo tipo de controle da produção normativa doméstica: o controle de convencionalidade das leis.
As leis internas estariam sujeitas a um duplo processo de compatibilização vertical, devendo obedecer aos comandos previstos na Carta Constitucional e, ainda, aos previstos em tratados internacionais de direitos humanos regularmente incorporados ao ordenamento jurídico brasileiro?
User badge image
Questões para o Sucesso

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A Emenda Constitucional nº 45/2004 realmente introduziu o controle de convencionalidade das leis no Brasil, que implica que as normas internas devem estar em conformidade tanto com a Constituição quanto com os tratados internacionais de direitos humanos que foram incorporados ao ordenamento jurídico. Esse controle de convencionalidade é um mecanismo que assegura que as leis não apenas respeitem a Constituição, mas também os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, especialmente no que diz respeito aos direitos humanos. Portanto, a afirmação que você trouxe está correta e reflete a ideia de que as leis internas estão sujeitas a um duplo processo de compatibilização. Se precisar de mais informações ou esclarecimentos sobre o tema, estou à disposição!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina