Buscar

O que é Política Cambial?

macroeconomia

💡 8 Respostas

User badge image

PAMELA HONORATO SANTOS

Também chamado de divisas, o câmbio é utilizado por agentes econômicos que se
relacionam no comércio internacional. Empresas que compram e vendem moeda
estrangeira, mercadorias, ações (Cleto e Dezordi, 2002).
A política cambial pode ser controlada através das taxas de câmbio, que podem ser
real ou nominal, e regimes cambiais, que podem ser de câmbio fixo ou câmbio flutuante.

4
Dislike0
User badge image

Euziana coelho correa

Política cambial é o conjunto de ações e orientações ao dispor do Estado destinadas a equilibrar o funcionamento da economia através de alterações das taxas de câmbio e do controle das operações cambiais.

 

A descida das taxas de câmbio torna a moeda nacional mais barata face às restantes. A desvalorização da moeda tem um efeito benéfico sobre as exportações, que se tornam mais competitivas; consequentemente, tem um efeito nefasto sobre as importações, funcionando como instrumento corrector de desequilíbrios da balança de pagamentos. Neste raciocínio, está sempre implícita uma aceitável elasticidade das exportações e importações à taxa de câmbio, o que depende não só das condições do mercado externomas fundamentalmente da estrutura económica nacional. Se um Estado não produz um determinado bem essencial, a sua importação não diminui face às alterações das taxas de câmbio.

É preciso ter em conta que, a longo prazo, em Estados com baixa elasticidade e elevada dependência das importações, a descida das taxas de câmbio é geradora de inflação.

A nível internacional, o FMI tem competências na fiscalização e controle de abusos de manipulação deste instrumento. Os Estados não podem sistematicamente socorrer-se de instrumentos conjunturais como este para corrigir atrasos e défices estruturais da sua economia.

3
Dislike0
User badge image

Mariana Crescencio

entende-se como um conjunto de medidas de responsabilidade do Estado e de suas entidades competentes em assuntos monetários em prol do equilíbrio e fluidez da moeda frente às operações cambiais. A política cambial é responsável pelas alterações nas taxas de câmbio e das operações cambiais.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais