Logo Passei Direto
Buscar
Para a reprodução de seu sistema econômico, o modo de produção capitalista se vale de aparatos ideológicos que visam a disseminar a ideologia dominante. Desta forma, em seu aspecto superestrutural, a sociedade capitalista tem características próprias, que servem à justificação da ordem estabelecida. Quanto a este aspecto do capitalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A comunicação de massa substitui a cultura popular pelo discurso ideológico, que visa à conservação do sistema vigente, impedindo a crítica.
( ) A moda obedece à lógica de mercado e objetiva o consumo passageiro, tendo em vista a geração de capital de giro para esta indústria.
( ) A disseminação da ideologia dominante possibilita a emancipação do indivíduo, livrando-o das ilusões do pensamento.
( ) A indústria cultural, ao democratizar o conhecimento, dá a possibilidade ao sujeito histórico de determinar o seu destino.
A F - V - F - V.
B V - F - V - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - F.
User badge image
Questões para Estudantes

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o aspecto superestrutural do capitalismo: ( ) A comunicação de massa substitui a cultura popular pelo discurso ideológico, que visa à conservação do sistema vigente, impedindo a crítica. É verdadeira (V). A comunicação de massa muitas vezes promove discursos que sustentam a ideologia dominante, dificultando a crítica ao sistema. ( ) A moda obedece à lógica de mercado e objetiva o consumo passageiro, tendo em vista a geração de capital de giro para esta indústria. É verdadeira (V). A moda é frequentemente impulsionada por estratégias de mercado que incentivam o consumo rápido e contínuo, visando a lucratividade. ( ) A disseminação da ideologia dominante possibilita a emancipação do indivíduo, livrando-o das ilusões do pensamento. É falsa (F). A disseminação da ideologia dominante geralmente serve para manter o status quo e não para emancipar o indivíduo, que muitas vezes permanece preso a essas ilusões. ( ) A indústria cultural, ao democratizar o conhecimento, dá a possibilidade ao sujeito histórico de determinar o seu destino. É falsa (F). A indústria cultural, na verdade, pode reproduzir e reforçar a ideologia dominante, limitando a verdadeira emancipação e a capacidade do indivíduo de determinar seu próprio destino. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) V - V - F - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assim como diversos outros agentes sociais, os teóricos críticos da Escola de Frankfurt também foram surpreendidos pelos movimentos estudantis da década de 1960. Em meio aos protestos contra a guerra no Vietnã, os questionamentos dos impactos negativos da ciência e da tecnologia sobre a sociedade e a crítica ao caráter consumista da sociedade burguesa, os estudantes também almejavam reformar a universidade, trazendo-a para mais perto dos operários. Neste contexto de revoltas, o Instituto de Pesquisa Social se direciona a compreender os movimentos estudantis nos seus mais diversos aspectos e questiona sua legitimidade devido à falta de autocrítica por parte dos estudantes. Segundo os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Social, quais eram os elementos que impediam a autocrítica dos movimentos estudantis da década de 1960? A) Os movimentos estudantis eram totalmente adeptos da autogestão social, que fortalecia a sua luta em defesa do capital industrial. B) Os movimentos de contestação dos anos de 1960 foram marcados por uma crescente libertinagem moral e cívica, portanto responsáveis pela morte da família nuclear e dos valores sociais superiores. C) As pautas de reivindicações dos estudantes não possibilitavam a superação da lógica fragmentada da construção do saber dentro das universidades. D) Os movimentos estudantis possuíam forte tendência autoritária, baseados em lideranças cuja autoridade vinha do carisma que tinham junto aos estudantes e não da racionalidade das suas propostas.

Mais conteúdos dessa disciplina