Logo Passei Direto
Buscar
QUESTãO 72 Resposta D
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa faz menção a um risco apontado pela legislação em questão. No entanto, ainda que seja possível considerar as condições insalubres como fatores de agravamento de fenômenos ambientais, esse elemento não está colocado pelo texto, e não se constituía como uma preocupação do Estado naquele período.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa considera não só a proximidade temporal da legislação (1894) com a abolição da escravatura (1888), como também as precárias condições em meio às quais ocorreu a libertação dos escravos no final do século. No entanto, não é possível estabelecer, a partir do excerto apresentado, uma relação direta entre as habitações descritas e a situação de vida dos libertos.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa evidencia o elemento científico da análise do texto, que se refere a uma atuação sanitária dentro do aparato estatal, função esta exercida, costumeiramente, por profissionais de formação médica. No entanto, ainda que os homens de Estado produzissem as legislações e as políticas informados por cientistas, não é possível concluir, a partir do texto, que isso seja consequência de uma formação profissional nacional. O Estado de São Paulo, espaço ao qual se refere o código em questão, só vai contar com a fundação de uma universidade no século XX.
D) CORRETA. Um dos fenômenos característicos da atuação dos estados na Primeira República é a formulação de políticas higienistas com vistas a combater as doenças infecciosas que se espalhavam rapidamente pelo país, como forma de garantir as atividades econômicas, garantindo o emprego da mão de obra imigrante e as trocas comerciais com os navios que atracavam em nossos portos. O texto em questão é detalhista e, por ser uma legislação pública, refere-se à atuação do Estado sobre as habitações. Os parágrafos em questão reproduzem as preocupações apresentadas pelos sanitaristas do período, indicando detalhadamente o que se considerava higiênico ou não.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa alude ao papel das Forças Armadas como instituição militar de controle da população em geral, no período. No entanto, o excerto em questão não especifica o agente responsável pela concretização das medidas previstas; além disso, havia outros cargos designados para a realização dessas intervenções que não necessariamente passavam pela via policial.
User badge image
Portuguesando

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Analisando as alternativas apresentadas, podemos observar que a opção D é a única que se destaca como correta. Ela menciona a atuação dos estados na Primeira República, focando nas políticas higienistas que visavam combater doenças infecciosas, o que está alinhado com as preocupações sanitárias da época. As outras alternativas (A, B, C e E) são consideradas incorretas por diferentes razões, como a falta de relação direta com o texto ou a interpretação errônea do papel do Estado e das condições sociais. Portanto, a resposta correta é: D) CORRETA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

QUESTãO 01 Resposta E
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpreta erroneamente a presença do “fluxo de consciência” no texto, confundindo-o com uma narrativa linear. No entanto, a técnica em questão destaca-se por sua natureza não estruturada, que reflete os pensamentos e sentimentos caóticos dos personagens, como oposto a uma sequência lógica de eventos.
B) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa associa incorretamente o “fluxo de consciência” à linguagem poética e simbólica. Embora esses elementos possam coexistir em uma obra, o “fluxo de consciência” enfatiza a representação direta dos pensamentos internos, sem a estrutura elaborada associada à linguagem poética.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não identifica corretamente a característica do “fluxo de consciência”. Embora o diálogo seja uma parte essencial da narrativa, o “fluxo de consciência” destaca-se mais pela representação direta dos pensamentos internos dos personagens, sem necessariamente depender de interações dialogadas.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não identifica a característica do “fluxo de consciência”, que se concentra na representação interna dos pensamentos dos personagens. A focalização externa, que descreve objetivamente o ambiente, é contrária à natureza subjetiva e introspectiva do “fluxo de consciência”.
E) CORRETA. No contexto, a técnica literária de “fluxo de consciência” se manifesta ao representar os pensamentos da personagem, Mrs. Ramsay, de maneira direta e não estruturada. A ausência de uma narrativa linear tradicional permite capturar a espontaneidade e complexidade da mente da personagem, revelando seus pensamentos de forma contínua, sem uma ordem lógica.

QUESTãO 05 Resposta B
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pressupõe relações de causalidade entre os fenômenos apresentados no texto que, apesar de coerentes com a direção geral que o texto parece tomar, não são mencionadas no trecho em questão. Em nenhum momento do trecho é mencionado que o conteúdo dos jogos on-line faz com que o estudante aprenda de maneira mais eficaz; ele apenas deixa claro que o jogo on-line promove a interação com outros falantes do idioma.
B) CORRETA. O artigo afirma que, por conta de seu conteúdo autêntico e interessante, os jogos on-line fazem com que o estudante de inglês supere seus medos em relação ao uso da língua inglesa. Isso fica claro no trecho em que se afirma que os jogadores desses jogos que ainda estão no processo de aprender inglês estão cientes do uso predominante do idioma no ambiente do jogo, mas isso não afeta sua motivação para jogar.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pressupõe cenários que não são mencionados no texto. O trecho apresentado não fala em rapidez de aprendizado, da mesma forma que também não cita falantes nativos.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpreta de maneira errônea a relação entre os fenômenos apresentados no texto. Apesar de o trecho afirmar, de fato, que a informalidade do ambiente do jogo contribui para a redução da ansiedade do estudante, não é o conteúdo do jogo que causa isso; são dois fenômenos distintos.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa pressupõe elementos que não estão presentes no texto. Apesar de ser verdade que o conteúdo dos jogos estimula o jogador a interagir mais, em nenhum momento é mencionado se os outros jogadores são falantes nativos do mesmo idioma que o estudante em questão.

Sobre a palavra 'estafa' em espanhol, qual é a interpretação correta?
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa interpreta o sentido de “estafa” como próximo do sentido da palavra em português, entendendo que o problema relevado pelo cartaz é o uso excessivo da internet, e não os perigos que o acesso à informação envolve.
B) CORRETA. Em espanhol, a palavra “estafa” pode ser traduzida como fraude, e indica, no cartaz, a possibilidade de que, por meio da descarga de algum arquivo de procedência duvidosa, possa haver algum tipo de “roubo”, ressaltando a importância do uso consciente da internet, prezando pela segurança das informações pessoais.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa verifica que a personagem do cartaz, uma mulher idosa, é o público-alvo da campanha, quando, de fato, sua mensagem se refere a todos aqueles que utilizam as redes de modo menos consciente dos perigos que ela apresenta.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa verifica que o problema relevado pelo cartaz se refere à procedência dos arquivos recebidos por meios digitais. No entanto, não se trata da impossibilidade total de mapeá-los, mas justamente de lançar luz ao fato dessa ser uma prioridade para combater fraudes digitais.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa identifica que o núcleo da propaganda são os cuidados com relação aos arquivos que circulam na internet; no entanto, compreende que se trata de uma crítica, e não da defesa do uso cuidadoso e consciente no combate a fraudes digitais.

Qual é a interpretação correta sobre a linguagem utilizada na canção?
A) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa, possivelmente, considerou que há marginalização no trecho, o que está correto, contudo, nos versos não há metáforas, mas uma linguagem denotativa.
B) CORRETA. A linguagem oral é vista em trechos como “Tô enfiado na lama” e “Andando por entre os becos”, que retratam a injustiça social vivida pelo eu lírico que mora em um lugar marginalizado. Além disso, o neologismo “manguetown” (“town”: “cidade” em inglês) busca expressar através dessa criação a “cidade do mangue”, que é um lugar inadequado para se viver.
C) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa, possivelmente, considerou o termo manguetown como regional, o que de fato o é, contudo, a letra da canção não trata a miséria de forma imparcial, muito pelo contrário, aponta as dificuldades da vida do eu lírico de forma direta.
D) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa, possivelmente, considerou trechos como “Ninguém foge ao cheiro sujo”, “Ninguém foge a vida suja” e “Tô enfiado na lama”, concluindo que há termos informais como “tô” e a história de injustiça social vivida pelo eu lírico; contudo, a letra da canção não revela como o eu lírico chegou nessa miséria.
E) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa, possivelmente, considerou o gerúndio do verbo “andar” e toda a conjuntura social do eu lírico expressa na letra da canção; contudo, o gerúndio por si só não pode ser visto como falta de educação escolar, sendo isso objeto de preconceito linguístico.

Mais conteúdos dessa disciplina