Diversos autores analisaram a atividade de extração de produtos florestais não madeireiros e consideram que essa se apresenta como uma importante estratégia de desenvolvimento econômico para as comunidades extrativistas das florestas brasileiras. Para além de questões relacionadas aos aspectos econômicos, destacam-se aspectos sociais, culturais e ambientais da atividade extrativista no Brasil e no mundo. Com características tão específicas, a extração de produtos florestais não madeireiros carece de políticas de incentivo e fomento à sua prática e, ao longo do tempo, a visão e a narrativa política relacionada à esta atividade vêm agregando novas terminologias e conceitos. Esse capítulo tem por objetivo trazer conceitos relacionados à extração de produtos florestais não madeireiros, bem como apresentar uma análise histórica das narrativas, referentes à temática, no contexto das políticas públicas.
MENDONÇA, H. O. P. et al. Produtos florestais não madeireiros: do extrativismo vegetal à bioeconomia da floresta. Editora Científica Digital, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 29-43, 2021.
São produtos florestais não madeireiros:
Escolha uma opção:
a.
castanha-do-Pará, serragem de pinus e carvão vegetal de eucalipto.
b.
serragens de pinus, méis de eucalipto e carvão vegetal de eucalipto.
c.
castanha-de-caju, sementes de araucária e borracha natural.
d.
fruto do babaçu, méis de eucalipto e carvão vegetal de eucalipto.
e.
castanha-do-Pará, serragem de pinus e frutos do açaí.
Ed
há 2 meses
Para identificar quais são os produtos florestais não madeireiros, precisamos entender que esses produtos são aqueles que não envolvem a extração da madeira em si, mas sim outros recursos que a floresta oferece. Vamos analisar as opções: a) castanha-do-Pará, serragem de pinus e carvão vegetal de eucalipto. - A serragem e o carvão vegetal são derivados da madeira, portanto, não se encaixam como produtos não madeireiros. b) serragens de pinus, méis de eucalipto e carvão vegetal de eucalipto. - Novamente, as serragens e o carvão vegetal são derivados da madeira. c) castanha-de-caju, sementes de araucária e borracha natural. - A castanha-de-caju e a borracha natural são produtos não madeireiros, mas as sementes de araucária não são comumente consideradas um produto não madeireiro. d) fruto do babaçu, méis de eucalipto e carvão vegetal de eucalipto. - O fruto do babaçu e o mel são produtos não madeireiros, mas o carvão vegetal não é. e) castanha-do-Pará, serragem de pinus e frutos do açaí. - A castanha-do-Pará e os frutos do açaí são produtos não madeireiros, mas a serragem não é. A única opção que apresenta produtos que se encaixam como não madeireiros é a opção c) castanha-de-caju, sementes de araucária e borracha natural, embora a parte das sementes de araucária possa ser discutível. Portanto, a resposta mais adequada, considerando a definição de produtos florestais não madeireiros, é a opção c).
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade