Logo Passei Direto
Buscar

Farmacologia

Uniasselvi

A excreção de agentes tóxicos é um processo toxicocinético no qual uma substância química danosa ao organismo é eliminada do organismo. O conhecimento desse fenômeno possibilita que analises toxicológicas forenses sejam conduzidas nas mais variadas amostras.

A respeito da excreção/eliminação dos agentes tóxicos, analise as afirmativas a seguir:

I- No processo de excreção, produtos com maior polaridade serão mais facilmente eliminados do organismo.

II- Assim como fármacos, agentes tóxicos costumam ser eliminados majoritariamente pela via pulmonar.

III- A meia vida de um agente tóxico é definida como o tempo que leva para que essa substância química adquira metade do seu peso molecular.

IV- A excreção pode ocorrer, além da via urinária, também pelo suor, saliva, lágrimas e leite materno.

Assinale a alternativa CORRETA:

A) III E IV apenas.

B) I, III e IV apenas.

C) II e III apenas.

D) I e IV apenas.

E) I e II e III apenas

User badge image
agada Ferreira

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I- No processo de excreção, produtos com maior polaridade serão mais facilmente eliminados do organismo. Verdadeiro, substâncias mais polares tendem a ser mais solúveis em água e, portanto, são eliminadas mais facilmente pelos rins. II- Assim como fármacos, agentes tóxicos costumam ser eliminados majoritariamente pela via pulmonar. Falso, a eliminação de agentes tóxicos ocorre principalmente pela via urinária, embora a via pulmonar possa ser relevante para algumas substâncias voláteis. III- A meia-vida de um agente tóxico é definida como o tempo que leva para que essa substância química adquira metade do seu peso molecular. Falso, a meia-vida refere-se ao tempo necessário para que a concentração de uma substância no organismo diminua pela metade, não ao seu peso molecular. IV- A excreção pode ocorrer, além da via urinária, também pelo suor, saliva, lágrimas e leite materno. Verdadeiro, a excreção de substâncias pode ocorrer por várias vias, incluindo as mencionadas. Com base nas análises: - I é verdadeiro. - II é falso. - III é falso. - IV é verdadeiro. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) I e IV apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina