Logo Passei Direto
Buscar
Para O sistema nervoso, assim como eritrócitos e medula renal, a glicose sanguínea é a única ou principal fonte de energia. Apenas cérebro requer cerca de 120 g de glicose a cada dia mais do que metade de toda a glicose armazenada como glicogênio em músculos e fígado. A longo prazo, todos tecidos também requerem glicose para outras funções, tais como a síntese da ribose dos nucleotídeos ou da porção carboidrato de glicoproteínas. Portanto, para sobreviver, organismos precisam ter mecanismos para a manutenção dos níveis sanguíneos de glicose.
Em humanos, a via que permite a conversão de não carboidratos em glicose é:
A) Lipólise.
B) Lipogênese.
C) Glicólise aeróbia.
D) Glicólise anaeróbia.
E) Gliconeogênese.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o que cada uma das alternativas representa em relação ao metabolismo da glicose. A) Lipólise - É o processo de quebra de lipídios (gorduras) em ácidos graxos e glicerol, não está diretamente relacionado à conversão de não carboidratos em glicose. B) Lipogênese - É o processo de formação de gordura a partir de carboidratos ou proteínas, também não se relaciona com a conversão de não carboidratos em glicose. C) Glicólise aeróbia - É o processo de quebra da glicose em presença de oxigênio para gerar energia, não é a conversão de não carboidratos em glicose. D) Glicólise anaeróbia - Semelhante à glicólise aeróbia, mas ocorre na ausência de oxigênio e também não envolve a conversão de não carboidratos em glicose. E) Gliconeogênese - Este é o processo que permite a conversão de precursores não carboidratos (como aminoácidos e glicerol) em glicose, essencial para a manutenção dos níveis de glicose no sangue. Portanto, a alternativa correta é: E) Gliconeogênese.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

conhecimento do metabolismo normal dos seres vivos é um pré-requisito para a compreensão do metabolismo anormal que ocorre em muitas doenças. metabolismo compreende à ação muito bem orquestrada de diversas enzimas, que classicamente podemos dividir em dois tipos:
A)
1 vias de degradação: em que moléculas complexas são quebradas até moléculas mais simples favorecendo a liberação de energia;
2 vias de síntese: em que moléculas complexas são formadas a partir de simples com consumo de energia.
A) 1 vias de degradação: em que moléculas complexas são quebradas até moléculas mais simples favorecendo a liberação de energia; 2 vias de síntese: em que moléculas complexas são formadas a partir de simples com consumo de energia.
B) 1 vias de síntese: em que moléculas simples são degradadas para gerar energia; 2 vias de degradação: em que moléculas complexas são degradadas para formar moléculas simples sem gerar energia.
C) 1 vias de degradação: em que moléculas complexas são quebradas até moléculas mais simples sem a liberação de energia; 2 vias de síntese: em que moléculas simples formam moléculas complexas sem consumo de energia.
D) 1 vias de degradação: em que moléculas complexas são quebradas até moléculas mais simples com a liberação de energia; 2 vias de síntese: em que moléculas simples formam moléculas complexas sem consumo de energia.
E) 1 vias de síntese: em que moléculas complexas são formadas a partir de moléculas simples sem consumo de energia; 2 - vias de degradação: em que moléculas complexas são degradadas para formar moléculas simples sem gerar energia.

Mais conteúdos dessa disciplina