Logo Passei Direto
Buscar
Mulher com 30 anos de idade, nulípara, última menstruação há sete dias, usuária de anticoncepcional hormonal combinado, relata dor em baixo ventre, de forte intensidade. A dor é acompanhada de náuseas e vômitos, tendo o quadro se iniciado há quatro dias, com piora significativa nas últimas 12 horas. Ao exame físico, pressão arterial = 110 x 70 mmHg, temperatura = 38,7 °C, abdome com dor intensa à palpação no andar inferior e à descompressão brusca em fossas ilíacas.
Sobre a conduta indicada para a situação descrita, é correto afirmar que:
A) faz-se necessária a presença de leucocitose e velocidade de hemossedimentação elevada para confirmação diagnóstica.
B) faz-se necessária a identificação do agente etiológico na secreção cervical antes de iniciar o tratamento medicamentoso.
C) a paciente deve ser encaminhada para tratamento em ambiente hospitalar.
D) o tratamento inicial deve ser cirúrgico para melhor avaliar o comprometimento do sistema reprodutivo.
E) deve ser instituído o tratamento clínico ambulatorial de imediato, com retorno em 48 horas para reavaliação.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Analisando o caso apresentado, temos uma mulher de 30 anos, nulípara, com dor intensa no baixo ventre, acompanhada de náuseas e vômitos, febre e sinais de irritação peritoneal. Esses sintomas são sugestivos de uma condição aguda que pode envolver o sistema reprodutivo, como uma apendicite, uma doença inflamatória pélvica ou até mesmo uma complicação relacionada ao uso de anticoncepcionais. Vamos analisar as alternativas: A) Faz-se necessária a presença de leucocitose e velocidade de hemossedimentação elevada para confirmação diagnóstica. - Embora esses exames possam ser úteis, não são necessários para a confirmação diagnóstica imediata em um quadro agudo. B) Faz-se necessária a identificação do agente etiológico na secreção cervical antes de iniciar o tratamento medicamentoso. - Em situações de dor aguda e sinais de infecção, o tratamento não deve ser adiado pela espera de resultados de exames. C) A paciente deve ser encaminhada para tratamento em ambiente hospitalar. - Dada a gravidade dos sintomas, a febre e a dor intensa, essa é uma conduta apropriada. D) O tratamento inicial deve ser cirúrgico para melhor avaliar o comprometimento do sistema reprodutivo. - Embora a cirurgia possa ser necessária, a decisão deve ser baseada em uma avaliação clínica e exames complementares iniciais. E) Deve ser instituído o tratamento clínico ambulatorial de imediato, com retorno em 48 horas para reavaliação. - Dada a gravidade do quadro, essa abordagem não é adequada. A alternativa mais correta, considerando a gravidade da situação e a necessidade de uma avaliação mais aprofundada, é: C) a paciente deve ser encaminhada para tratamento em ambiente hospitalar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Paciente usuária de dispositivo intrauterino (DIU) de cobre T380A procurou atendimento médico para dores pélvicas de início agudo. Relata dores em pontadas alternadas com cólicas. Relatou disuria e corrimento vaginal sem odor fétido e transparente associado ao aparecimento de dispareunia. Ao exame especular evidenciado secreção cervical mucoide saindo pelo orifício externo do colo uterino. Fio do DIU aparente. Colo fechado. Toque evidenciado colo com sensibilidade dolorosa à mobilização. Toque bimanual evidenciado sensibilidade no anexo esquerdo. Solicitado ultrassom transvaginal evidenciado formação à esquerda espessada e com aspecto tortuoso e irregular sugestivo de hidrossalpinge.
O provável agente microbiológico e o tratamento adequado são, respectivamente,
A. Clamidia; azitromicina.
B. Trichomonas; metronidazol.
C. Gardnerella; fluconazol.
D. Treponema; penicilina.

Mais conteúdos dessa disciplina