Logo Passei Direto
Buscar
O sangue contido nas artérias renais é pobre em dióxido de carbono e rico em ureia e oxigênio. Ao contrário, o sangue contido na veia renal é rico com dióxido de carbono e pobre em ureia e oxigênio.
Qual é a diferença entre o sangue nas artérias renais e o sangue nas veias renais?
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

A diferença entre o sangue nas artérias renais e o sangue nas veias renais está relacionada à sua composição e ao processo de filtração que ocorre nos rins. 1. Artérias Renais: O sangue que chega às artérias renais é rico em oxigênio e nutrientes, além de conter ureia, que é um produto do metabolismo. Esse sangue é pobre em dióxido de carbono, pois ainda não passou pelo processo de troca gasosa nos tecidos. 2. Veias Renais: Após passar pelos rins, o sangue que retorna pelas veias renais é rico em dióxido de carbono, pois os rins ajudam a remover resíduos e equilibrar os fluidos do corpo. Além disso, ele é pobre em oxigênio, pois parte dele foi utilizado nas reações metabólicas dos rins. Em resumo, as artérias renais transportam sangue oxigenado e rico em ureia, enquanto as veias renais transportam sangue desoxigenado e rico em dióxido de carbono.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quatro amigas brasileiras marcaram uma viagem para o Peru, onde pretendem conhecer e escalar diversas montanhas. Para se assegurarem de suas condições de saúde, submeteram-se a diversos exames, entre eles um hemograma. Os resultados encontram-se na tabela a seguir, na qual também constam os valores de referência das hemácias, leucócitos e plaquetas.
A amiga que terá problemas com a altitude, segundo o hemograma, é
a) Paula.
b) Flávia.
c) Cecília.
d) Camila.

O sangue humano é formado pelo plasma, que contém água, gases, excretas, proteínas, e pelos elementos figurados, tais como eritrócitos, leucócitos e plaquetas.
Além dos componentes citados do plasma, há um monossacarídeo que quando em excesso, pode ser um indicativo de diabetes. Qual é esse monossacarídeo? Qual é a importância desse monossacarídeo para o metabolismo celular?

O sangue humano é formado pelo plasma, que contém água, gases, excretas, proteínas, e pelos elementos figurados, tais como eritrócitos, leucócitos e plaquetas.
Dos elementos figurados, qual deles realiza a diapedese? Explique como esse processo ocorre.

Os eritrócitos ou hemácias são as células que estão em maior quantidade no sangue de um homem saudável. São anucleadas e ricas em hemoglobina.
Em qual tecido de um homem adulto os eritrócitos são produzidos? Cite um órgão em que os eritrócitos adultos são destruídos.

Os eritrócitos ou hemácias são as células que estão em maior quantidade no sangue de um homem saudável. São anucleadas e ricas em hemoglobina.
Baixa quantidade de eritrócitos no sangue ou deficiências nas moléculas de hemoglobina podem desencadear quadros anêmicos. Explique por que as pessoas anêmicas ficam frequentemente cansadas.

Ao longo das décadas, os velocistas ficaram mais altos. O jamaicano Usain Bolt, recordista mundial, com o tempo de 9,58 s, reúne qualidades que o favorecem nas corridas de velocidade, entre elas: altura de 1,95 m pois quanto mais alto o atleta, mais elevado é o seu centro de gravidade, o que favorece a corrida; e maior prevalência de fibras musculares rápidas, que são mais eficientes para realizar esforço intenso e de curta duração.
Em relação ao tecido muscular, é correto dizer que
A) todo tecido muscular estriado tem contração voluntária.
B) a actina aparece sob a forma de filamentos grossos e a miosina é representada por filamentos finos.
C) somente o tecido muscular liso não apresenta actina, por isso é o único denominado tecido muscular não estriado.
D) toda célula muscular contém filamentos proteicos contráteis de dois tipos: actina e miosina.
E) toda célula muscular lisa conecta com a sua vizinha por meio do disco intercalar.

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, várias modalidades esportivas foram acompanhadas por pesquisadores e fisiologistas, que analisaram o desempenho dos atletas e coletaram dados para estudos sobre o rendimento dos músculos, como os destacados na imagem.
A fosfocreatina e a mioglobina são substâncias encontradas nas células musculares. Explique a função da fosfocreatina e da mioglobina na contração muscular.

O útero é um órgão de 7 cm com o formato de uma pera. Durante a menstruação e, enquanto descama, libera prostaglandina que faz o útero contrair para eliminar o sangue. Esse processo comprime os nervos e os vasos que passam pelo músculo uterino. Por isso, a mulher sente dor.
O útero é um órgão formado por músculo
a) estriado esquelético, de contração involuntária.
b) estriado esquelético, de contração voluntária.
c) estriado cardíaco, de contração involuntária.
d) liso, de contração involuntária.
e) liso, de contração voluntária.

Para verificar a digestão de lipídios, foram colocados em cinco tubos de ensaio óleo de soja, água e secreções digestivas, em diferentes valores de pH, como indica a tabela. O volume de cada substância utilizada por tubo foi idêntico.
Unidades de ácidos graxos e de glicerol serão encontradas nos tubos
a) 1 e 4, sendo que, no tubo 4, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.
b) 2 e 3, sendo que, no tubo 2, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.
c) 3 e 5, sendo que, no tubo 3, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.
d) 1 e 2, sendo que, no tubo 1, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.
e) 4 e 5, sendo que, no tubo 5, essas unidades serão produzidas mais rapidamente.

Mais conteúdos dessa disciplina