Logo Passei Direto
Buscar
A Resolução nº 1.090, de 3 de maio de 2017, resolve em seu artigo 1º fixar as definições e os procedimentos necessários à condução do processo de cancelamento do registro profissional pela prática de má conduta pública, escândalos e crimes infamantes, bem como os procedimentos para requerimento de reabilitação do profissional.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O profissional que tiver o seu registro cancelado por má conduta pública, escândalo ou crime infamante não poderá requerer reabilitação do registro. PORQUE II. A atuação omissa do profissional ou a falta de observação do seu dever, principalmente aquela relativa a não participação efetiva na autoria do projeto ou na execução do empreendimento, será considerada negligência. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
User badge image
PublicoGestor

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as asserções: I. O profissional que tiver o seu registro cancelado por má conduta pública, escândalo ou crime infamante não poderá requerer reabilitação do registro. Essa afirmação é falsa, pois a Resolução nº 1.090 prevê procedimentos para requerimento de reabilitação do profissional, mesmo após o cancelamento do registro. II. A atuação omissa do profissional ou a falta de observação do seu dever, principalmente aquela relativa a não participação efetiva na autoria do projeto ou na execução do empreendimento, será considerada negligência. Essa afirmação é verdadeira, pois descreve uma situação que pode ser considerada negligência. Agora, vamos às opções: A) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Falsa, pois a I é falsa. B) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Falsa, pois a I é falsa. C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Verdadeira, pois a I é realmente falsa e a II é verdadeira. D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Falsa, pois a I é falsa. Portanto, a alternativa correta é: C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

As transformações políticas, sociais e econômicas ocorridas no mundo, no Brasil e, consequentemente, nas áreas profissionais integradas indicaram para a rediscussão de conceitos, paradigmas e fundamentos éticos. Pautada em todos os congressos realizados pelo Sistema recomendaram a reformulação do Código de Ética Profissional, culminado com a aprovação por meio da Resolução nº 1.002/2002. Após um ano, veio a Resolução nº 1.004/2003, que revisa o Manual de Procedimentos, aprovado o regulamento para a condução do Processo Ético Disciplinar. Mais tarde, a sociedade e os órgãos de controle cobram a importância de o Sistema ter mais eficiência, mais eficácia e de comunicar esse movimento de forma mais eficaz para a sociedade, sendo aprovada, em 2017, a Resolução 1090, que dispõe sobre o cancelamento de registro profissional por má conduta pública, escândalo ou crime infamante.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A imperícia é a atuação incorreta, irregular, que atenta contra as normas legais ou que fere a moral quando do exercício profissional. PORQUE II. O crime infamante é aquele que acarreta desonra, indignidade e infâmia ao seu autor, ou que repercute negativamente em toda a categoria profissional, atingindo a imagem coletiva dos profissionais do Sistema CONFEA/CREA. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

O Código de Ética Profissional, regido pela Resolução nº 1002, de novembro de 2002, CONFEA, é o principal meio de boa conduta para que um profissional exerça sua profissão, possibilitando um bom comportamento de modo geral. As profissões são caracterizadas por seus próprios perfis, pelo saber científico e tecnológico que se incorporam nas expressões artísticas que utilizam e pelos resultados sociais, econômicos e ambientais do trabalho que realizam as entidades, instituições e conselhos integrantes da organização profissional, são igualmente permeados pelos preceitos éticos das profissões e participantes solidários em sua permanente construção, adoção, divulgação, preservação e aplicação.
Considerando o texto e o Código de Ética, sobre as atribuições do Engenheiro Civil e demais profissões, previstas no Código de Ética profissional, analise as afirmativas a seguir: I. O profissional deve adequar sua forma de expressão técnica às necessidades do cliente e às normas vigentes aplicáveis. II. O profissional deve observar os princípios e recomendações de conservação de energia e redução dos impactos ambientais, ao elaborar projetos, executar obras ou criar novos produtos. III. A profissão é praticada seguindo os princípios do desenvolvimento sustentável na manipulação do ambiente natural e construído, bem como na preservação da segurança das pessoas, de seus bens e de seus valores. IV. O Engenheiro Civil, assim como outros profissionais mencionados no Código, deve, em determinados projetos, contemplar exclusivamente as orientações e disposições relacionadas à preservação e ao desenvolvimento dos patrimônios sociocultural e ambiental. É correto o que se afirma em:
A III e IV, apenas.
B I, II e III, apenas.
C I, II, III e IV.
D II e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina