Buscar

Sistema de Saúde do Canadá Health Canada

Prévia do material em texto

Curso: Gestão em Saúde / UFCSPA 
Disciplina: Introdução à Saúde Coletiva 
Alunos:Glícia Pinheiro,Juliana Queiroz,Mara Lia,Maria Aparecida,Renata Garcia,Renata Rosa e Rubem Rodrigues
Porto Alegre, 14 de março de 2016.
Até o final dos anos 1940, a medicina privada dominou a assistência médica canadiana.
Em 1947, a Província de Saskatchevan introduziu um plano de seguro público para serviços hospitalares. 
Em 1961 foi regulamentada a lei de coparticipação dos custos entre a esfera Federal, as Provinciais e os Territórios, garantindo a cobertura universal para serviços hospitalares.
Em 1968, o Governo Federal promulgou legislação sobre a coparticipação de custos dos serviços provinciais também para consultas médicas. 
Em 1972, todos os planos provinciais e territoriais haviam sido ampliados de modo a incluir a cobertura para as consultas médicas privadas. 
Em 1984, o Parlamento promulgou o Canada Health Act, lei que define os princípios do sistema de saúde.
Processo Histórico 
Modelo - Sistema de Saúde
 - São 10 planos de seguro de saúde provinciais e 3 territoriais;
- Medicare: predominantemente financiado pelo setor público e dispensado pelo setor privado;
- As províncias e territórios possuem seus próprios regulamentos e regras de saúde, embora eles tenham que satisfazer os critérios estipulados pelo Canada Health Act.
ssistência médica é fornecida através de um sistema de saúde financiado com fundos públicos.
Cada província e território tem seus próprios regulamentos e regras de saúde, porém todos oferecem um sistema de assistência médica pública, popularmente chamada de Medicare. O governo federal,através do Canada Health Act e emendas, exigem um padrão mínimo de qualidade e assistência que as províncias e territórios seguem.
1) Administração Pública;
2) Abrangência;
3) Universalidade;
4) Portabilidade; 
5) Acessibilidade.
Canada Health Act - Princípios
O papel do Governo federal na assistência médica envolve o estabelecimento e administração de princípios ou normas nacionais.
Uma das atribuições do Governo Federal, estabelecidas no Canada Health Act, é a prestação direta de serviços de saúde a grupos específicos: veteranos e militares, povos autóctones, detentos e pessoal da Real Polícia Montada do Canadá. 
Certas províncias (British Columbia, Alberta e Ontário) exigem prêmios de cuidados de saúde para os serviços. Sob a Lei de Saúde do Canadá, no entanto, os serviços de saúde não podem ser negados devido à incapacidade financeira em pagar os prêmios 
Re que acha de colocar aquela informação dos premios aqui a título de esclarecimento
Fluxo de Atendimento
Os médicos de assistência primária (médicos de clínica geral), representam cerca de 51% de todos os médicos ativos no Canadá.
Quando necessitam de assistência médica, os canadenses se dirigem a uma clínica de sua preferência onde apresentam seu cartão-seguro, que são emitidos para todos os residentes admissíveis de cada província.
Os médicos da atenção primária controlam o fluxo aos especialistas e profissionais afins. São responsáveis pelas admissões hospitalares, análises diagnósticos e prescrição de medicamentos;
Esse médico vc escolhe e ele cuida de toda a família diante das mais variadas patologias. Eles fazem parto e exames citopatológicos de rotina . Para mudar de médico da família é preciso pagar uma taxa de 30 a 120 dólares cad.
Existe um serviço n 81 em que uma enfermeira tria a sua necessidade se é hospitalar , médico da família ….
Walk’in clinic é um suporte paralelo ao médico da família e que abre nos feriados. São médicos generalistas e primeiro atendido pelo enfermeiro e tem área ambulatorial.
Todas as “pessoas seguradas” (basicamente todos os residentes legais do pais, incluindo imigrantes recentes sem cidadania canadense), possuem o direito de receber serviços médicos (necessários e básicos). O cuidado integral é fornecido independente da renda do cidadão.
Quando os pacientes necessitam de farmacologia a longo prazo, apoio em casa para as atividades da vida diária, reabilitação intensiva, a responsabilidade pelo pagamento varia de acordo com cada província/território.
Fluxo de Atendimento
Serviços que não estão inclusos no regime nacional de seguro de saúde, para pessoas adultas:
 - Medicamentos, clínica dentária, oftalmologia e serviços de outros profissionais de saúde como pediatras, quiropraxistas e cuidados à domicílio, embora algumas províncias possam oferecer como serviços adicionais, quando a província não oferece é necessário recorrer ao plano privado.
-Cobertura pública para : Idosos, crianças e beneficiários da previdência social.
talvez aqui caiba a explicação da Glicia sobre o plano temporario para estrangeiros...e também a ligação telefônica que é uma forma de triagem….o que acha? ok !!
Na década de 90 surge o protocolo de triagem de Urgência sistematizado;
 Canadian Triage Acuity Scale - CTAS : está em uso em grande parte do sistema canadense. O mecanismo de entrada é uma situação pré-definida;
 
No final da década de 80, quando nascia constitucionalmente o SUS, alguns dos países que já haviam
universalizado seus sistemas de saúde como o Canadá e o Reino Unido, iniciaram o que foi chamado
pelos estudiosos de sistemas de saúde de terceira geração de reformas sanitárias, que propunham uma
radical inversão do modelo de atenção à saúde, aprofundando a tendência de reforço do primeiro nível de
atenção, como sustentação de uma estratégia que redefinia a vinculação dos pacientes no sistema, não
mais nos locais de atenção de pacientes agudos, como os hospitais e sim num acompanhamento horizontal
e de longo prazo por parte, principalmente, de uma equipe multidisciplinar no primeiro nível de atenção
- A cobertura de fármacos é especialmente um fator chave em que a população volta sua atenção na esperança de implementar um programa :Phamacare Nacional, mas ainda não há interesse do governo;
- Metade dos custos de medicamentos com receita são pagas pelas províncias;
- Medicamentos em âmbito hospitalar são fornecidos de acordo com o princípio de abrangência do Canada Health Act.
- Os preços dos remédios são negociados com as distribuidoras pelo Governo Federal a fim de regular custos.
**Algumas províncias podem oferecer como serviços adicionais alguns tipos de medicamentos. A cobertura varia consideravelmente entre as províncias.
Cobertura de Medicamentos
A cobertura varia consideravelmente entre as províncias. Alguns têm programas generosos para todos os idosos com co-pagamentos modestos e nenhum teste de renda. Outros restringem o financiamento público aos que estiverem à assistência social e as pessoas com elevados custos anuais de drogas. As consequências dessa abordagem fragmentada são os altos preços, taxas substanciais de abandono de planos de saúde, e considerável utilização inadequada. Uma evolução positiva foi a colaboração interprovincial para reduzir os preços de medicamentos genéricos, previamente entre as mais elevadas do mundo, a 18% do custo de marca (ainda maior do que o necessário, na opinião de alguns analistas).
Imunizações
-As imunizações de cada território ou província é feita com base na NACI ( Comitê Nacional Consultivo para imunização), que é um órgão da Agência de Saúde Pública do Canadá.
- As imunizações são gratuitas e são realizadas em consultório do médico que assiste a família.
- Ao se avaliar as recomendações, as províncias e territórios podem determinar o melhor programa de sua região.
Portanto, esquemas de imunização com financiamento público podem variar de província ou território. Os indivíduos são incentivados a conversar com seu médico sobre imunizações recomendadas.
Assistência Cidadãos e não Cidadãos 
Para os novos residentes (cidadãos) não há períodos de carência para a cobertura de saúde (pode variar entre as províncias - Quebec são 3 meses de carência e Manitoba não tem carência);
Embora, isso possavariar, o período de “carência” não excede três meses no âmbito da Lei de Saúde do Canadá
 
Aos não cidadãos (sem visto de residência permanente - turistas) é preciso fazer um seguro de saúde privado.
 Formação do Médico
1) Forma-se em uma área com matérias avançadas de química, física e biologia;
2) Necessário ser aprovado numa prova e o curso dura 4 anos;
3) Necessário ser aprovado numa prova para exercer a profissão;
4) O programa de residência é oferecido por cada universidade através de um banco de dados único (o CaRms), onde esse banco de dados compartilha seus dados e seu desempenho nos exames e , assim, as universidades escolhem seus residentes pelo perfil de interesse e desempenho nas provas. A quantidade de vagas disponibilizadas para o programa de residência depende do Ministério da Saúde, que de acordo com as necessidades da população, libera mais ou menos vagas em determinadas áreas carentes de determinadas especialidades.
5) Maior número de vagas: Saúde da família
Gastos em Saúde 
→ O financiamento pelo setor público representa certa de 68,7% dos gastos totais com a saúde e 31,3% são financiados pelo setor privado através do seguro complementar, benefícios patrocinados pelo empregado ou pagos diretamente pelo paciente .
Os cuidados em saúde no Canadá têm um grande impacto em sua economia:
 → despesas de saúde no Canadá chegaram a US $ 100 bilhões em 2001;
 → Cerca de 12,5% do PIB do Canadá é gasto em cuidados de saúde;
 → Os canadenses gastam cerca de US $ 3300 per capita em cuidados de saúde, por ano.
Re, essa informação de valores pagos acho que seria em relação a medicamentos !entendi! achei que era por Mês. Achei que os idosos não pagavam medicamentos.Eu posso ter entendido errado!!! rsss De qualquer forma vou me informar melhor fiquei em dúvida agora… na dúvida tirei!
Alguns dados:
2.6 médicos (por 1.000 pessoas)
2.0 Leitos (por 1.000 pessoas)
15.2 Tomógrafos (por um milhão de pessoas)
8.8 Ressonância Magnética (por um milhão de pessoas)
31% Esperaram 4 + horas na sala de emergência antes de ser atendido
33% Esperaram 6 + dias por uma consulta com médico ou enfermeiro quando precisou de atendimento
41% Esperaram 2 + meses para ser atendido com um especialista
25% Esperaram 4 + meses para uma cirurgia eletiva
excluíndo leitos psiquiátricos e internações de longa duração
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2016
Satisfação dos usuários do Health Canada
35 milhões de usuários entre 10 planos provinciais e 3 territoriais;
A população canadense tem um índice de satisfação elevado, porém reconhecem que precisam de uma medicina preventiva melhor
Um grande ponto de insatisfação apontado pelo povo canadense foi a demora no atendimento.
kkkk gostei, busquei em inglês no google estudos sobre a opinião de usuários do sistema canadense, não encontrei. 
REFERÊNCIAS
Site oficial do governo canadense
http://www.hc-sc.gc.ca/
"O Sistema de Cuidados de Saúde do Canadá" (1999)
https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm#inbox/153523c98d5c44d5?projector=1
CONILL, E. M. A recente reforma dos serviços de saúde na província do Québec, Canadá: as fronteiras da preservação de um sistema público. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.4, pp. 963-971. ISSN 1678-4464. 
http://www.ufjf.br/especializacaofisioto/files/2010/03/servi%C3%A7os-de-sa%C3%BAde-canad%C3%A1-Conill-Eleonor1.pdf
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2016 (consultado em 12/03/2016)
http://www6.ensp.fiocruz.br/radis/revista-radis/99/reportagens/por-dentro-dos-sistemas-universais (consultado em 12/03/2016)
http://es.slideshare.net/vicharrafa26/sistema-educativo-de-canada (consultado em 12/03/2016)
http://healthycanadians.gc.ca/healthy-living-vie-saine/immunization-immunisation/
Obrigad@!

Outros materiais