Logo Passei Direto
Buscar
Um paciente masculino, 35 anos, previamente saudável, morador de região endêmica, procura atendimento com quadro de febre alta há 2 dias, cefaleia intensa, mialgia, dor retro-orbital, exantema e sangramento gengival.
Considerando os aspectos fisiopatológicos e imunológicos da infecção pelo vírus da dengue, é CORRETO afirmar que:
A) A resposta imunológica de memória humoral mediada por anticorpos IgG neutralizantes proporciona proteção eficaz e duradoura contra todos os sorotipos do vírus da dengue, prevenindo formas graves da doença.
B) O quadro clínico apresentado pelo paciente é compatível com febre hemorrágica da dengue clássica, cuja gravidade decorre principalmente da replicação viral sustentada e da ausência de resposta imunológica adaptativa.
C) O diagnóstico de dengue grave só pode ser confirmado na presença de evidência laboratorial de falência hepática, renal e neurológica, além de hemorragias espontâneas.
D) A trombocitopenia e o aumento do hematócrito são sinais laboratoriais inespecíficos e não se correlacionam com a fisiopatologia do choque hipovolêmico que pode ocorrer nas formas graves da dengue.
E) A infecção secundária por um sorotipo diferente do vírus da dengue pode desencadear uma resposta imunológica exacerbada por um fenômeno conhecido como potencialização dependente de anticorpos (ADE), aumentando o risco de formas graves da doença.
User badge image
Praticando Para Aprender

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à infecção pelo vírus da dengue: A) A resposta imunológica de memória humoral mediada por anticorpos IgG neutralizantes proporciona proteção eficaz e duradoura contra todos os sorotipos do vírus da dengue, prevenindo formas graves da doença. Análise: Isso não é verdade, pois a infecção por um sorotipo diferente pode levar a formas graves da doença devido à potencialização dependente de anticorpos. B) O quadro clínico apresentado pelo paciente é compatível com febre hemorrágica da dengue clássica, cuja gravidade decorre principalmente da replicação viral sustentada e da ausência de resposta imunológica adaptativa. Análise: A gravidade da dengue não se deve apenas à replicação viral, mas também à resposta imunológica exacerbada. C) O diagnóstico de dengue grave só pode ser confirmado na presença de evidência laboratorial de falência hepática, renal e neurológica, além de hemorragias espontâneas. Análise: O diagnóstico de dengue grave é baseado em critérios clínicos e laboratoriais, e não é necessário ter todas essas evidências para confirmá-lo. D) A trombocitopenia e o aumento do hematócrito são sinais laboratoriais inespecíficos e não se correlacionam com a fisiopatologia do choque hipovolêmico que pode ocorrer nas formas graves da dengue. Análise: Isso é incorreto, pois a trombocitopenia e o aumento do hematócrito são sinais importantes que se correlacionam com a gravidade da dengue e o risco de choque hipovolêmico. E) A infecção secundária por um sorotipo diferente do vírus da dengue pode desencadear uma resposta imunológica exacerbada por um fenômeno conhecido como potencialização dependente de anticorpos (ADE), aumentando o risco de formas graves da doença. Análise: Esta afirmação está correta. A infecção secundária pode realmente levar a uma resposta imunológica exacerbada, aumentando o risco de formas graves da dengue. Portanto, a alternativa correta é: E) A infecção secundária por um sorotipo diferente do vírus da dengue pode desencadear uma resposta imunológica exacerbada por um fenômeno conhecido como potencialização dependente de anticorpos (ADE), aumentando o risco de formas graves da doença.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um homem de 58 anos, hipertenso e tabagista, chega ao pronto-socorro com dor torácica retroesternal em queimação irradiada para o braço esquerdo, iniciada há 2 horas. Ao exame físico, está sudoreico, PA 90/60 mmHg, FC 110 bpm, SpO₂ 93%. O ECG mostra supradesnivelamento de ST ≥ 2 mm em V2-V4. A equipe inicia o protocolo de IAM com supra de ST. Entretanto, antes da administração de nitratos, observa-se que a dor piora em decúbito e melhora levemente sentado. Uma nova ausculta cardíaca revela atrito pericárdico, e o ecocardiograma demonstra hipocinesia da parede anterior e derrame pericárdico leve. Com base nesse caso, assinale a alternativa CORRETA em relação ao manejo e interpretação clínica:
Assinale a alternativa correta:
A) A presença de derrame pericárdico contraindica o uso de ácido acetilsalicílico, devendo-se utilizar anti-inflamatórios não esteroidais isoladamente.
B) O uso de nitratos está indicado imediatamente, uma vez que o paciente apresenta supradesnivelamento de ST e dor torácica compatível com IAM.
C) A identificação de atrito pericárdico e dor com características posicionais sugere pericardite associada ao IAM, sendo prudente evitar anticoagulação plena nesse contexto.
D) O diagnóstico de IAM anterior extenso com hipotensão exige administração imediata de betabloqueadores intravenosos para redução da demanda miocárdica.
E) A trombólise é a terapia de escolha, mesmo se a equipe dispõe de angioplastia primária, desde que iniciada nas primeiras 6 horas.

Mais conteúdos dessa disciplina