Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Colégio Objetivo
Após o nascimento de uma criança, os pais perceberam que seu bebê havia nascido com alterações. Identificaram uma síndrome proporcionada por alterações genéticas. Os portadores dessa síndrome possuem um cromossomo a mais e apresentam algumas características como olhos com pálpebras estreitas e levemente oblíquas, com prega de pele no canto interno, entre outras.
Assinale a alternativa CORRETA que nomeia a síndrome com que a criança nasceu:
A Síndrome de Asperger.
B Autismo.
C Síndrome de Rett.
D Síndrome de Down.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A descrição apresentada na pergunta menciona que a criança possui um cromossomo a mais e características como olhos com pálpebras estreitas e levemente oblíquas, o que é típico da Síndrome de Down. Essa síndrome é causada pela trissomia do cromossomo 21, resultando em características físicas e, muitas vezes, em dificuldades de desenvolvimento. Vamos analisar as alternativas: A) Síndrome de Asperger - É um transtorno do espectro autista, não relacionado a um cromossomo a mais. B) Autismo - Também é um transtorno do espectro autista, sem relação com alterações cromossômicas. C) Síndrome de Rett - É uma condição genética que afeta principalmente meninas, mas não está relacionada a um cromossomo a mais. D) Síndrome de Down - Esta é a síndrome que se caracteriza pela presença de um cromossomo a mais (trissomia do 21) e apresenta as características descritas. Portanto, a alternativa correta é: D) Síndrome de Down.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dentre as alterações cromossômicas, configuram-se nas causas mais frequentes de deficiência intelectual a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Síndrome do X-frágil, a Síndrome de Down e a Síndrome de Rett.
Sobre a Síndrome de Down, assinale a alternativa INCORRETA:
A Constitui-se como uma das causas mais frequentes de deficiência intelectual.
B Além da deficiência intelectual, podem ocorrer na criança com síndrome de Down: cardiopatia congênita, hipotonia, problemas de audição e de visão, dentre outros.
C Destaca-se o estreitamento e o alongamento da face.
D Os cromossomos se constituem em estruturas que encontram no núcleo de cada célula, contendo características hereditárias. Em cada célula, apresenta-se um total de 46 cromossomos. Os indivíduos com síndrome de Down no entanto, apresentam um total 47 cromossomos.

A deficiência intelectual, segundo a American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, é uma incapacidade caracterizada por limitações significativas tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, que abrange habilidades conceituais, sociais e práticas.
Sobre essas habilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Habilidade conceitual refere-se à leitura e escrita.
( ) Habilidade conceitual refere-se à obediência às regras e às leis.
( ) Habilidade prática refere-se à habilidades do cotidiano.
( ) Habilidade social diz respeito à autoajuda.
A V - V - F - V.
B F - F - V - V.
C V - F - V - F.
D F - V - V - F.

Dentre as alterações cromossômicas, configuram-se nas causas mais frequentes de deficiência intelectual a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Síndrome do X-frágil, a Síndrome de Down e a Síndrome de Rett. Sobre a Síndrome do X-frágil, assinale a alternativa INCORRETA:
A A síndrome do X-Frágil está ligada a alterações no cromossomo X, ela acomete ambos os sexos, apresentando maior incidência em sujeitos do sexo feminino.
B A expressão “X-Frágil” deve-se a uma anomalia causada por um gene defeituoso localizado no cromossomo X, o qual, por sua vez, passa a apresentar uma falha. Essa falha ou a “fragilidade do X” causa um conjunto de sintomas clínicos.
C Entre essas característica da síndrome do X-Frágil, destacam-se dentre outras: a deficiência intelectual, o estreitamento e o alongamento da face, alterações comportamentais, problemas ortopédicos, pés planos, escoliose, peito escavado, autismo, convulsões, fissura palatina, ausência congênita de dentes.
D Na infância, os pais percebem em seus filhos alterações comportamentais e atrasos no desenvolvimento, o que possibilita o diagnóstico da Síndrome do X-Frágil.

Vygotsky esclarece que a Deficiência Intelectual não deve ser compreendida somente como primária (biológica), mas, principalmente, como secundária (social). Sobre as concepções desse autor para a Deficiência Intelectual, assinale a alternativa INCORRETA:
A A deficiência primária está relacionada às características físicas, com o biológico (como lesões orgânicas, lesões cerebrais, síndromes ou malformação orgânica).
B As crianças com Deficiência Intelectual constituem um grupo heterogêneo entre si, sendo necessário estarmos atentos às singularidades de cada sujeito, com dois enfoques: as leis comuns do desenvolvimento infantil e as peculiaridades referentes à criança com deficiência.
C A criança com deficiência intelectual não está constituída só de defeitos e carências, seu organismo se reestrutura como um todo único.
D A criança comprometida por alguma deficiência se desenvolve igualmente às demais crianças, aspecto que o professor precisa compreender para compará-la com as demais crianças.

Mais conteúdos dessa disciplina