Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Vimos durante nossos estudos que são variadas as reflexões que destacam o quão profundo é o tema das limitações de atuação do Poder Judiciário que tem uma atribuição constitucional residual em matéria de políticas públicas.
Assinale a opção abaixo que apresenta as afirmativas corretas:
I. Sendo a política pública um dos meios eficazes para a adjudicação dos direitos fundamentais, notadamente os de índole social.
II. As constantes alterações na lei, autorizadas pelo Judiciário, fator que dificulta a aplicação e continuidade das mesmas, causando grande engessamento das atuações públicas.
III. Sendo a margem de discricionariedade diminuída em detrimento dos objetivos a serem alcançados insculpidos na Constituição.
IV. Não podendo o Poder Judiciário eximir-se de apreciar lesão ou ameaça a direito, parece restar clara a possibilidade de controle das políticas públicas por parte do Judiciário.
a. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b. Apenas as afirmativas, I, II e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmativas II, III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Sendo a política pública um dos meios eficazes para a adjudicação dos direitos fundamentais, notadamente os de índole social. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois as políticas públicas são essenciais para garantir e efetivar direitos fundamentais, especialmente os sociais. II. As constantes alterações na lei, autorizadas pelo Judiciário, fator que dificulta a aplicação e continuidade das mesmas, causando grande engessamento das atuações públicas. Falsa, essa afirmativa parece confusa, pois o Judiciário não autoriza alterações na lei; isso é uma função do legislador. O Judiciário pode interpretar e aplicar a lei, mas não altera a legislação. III. Sendo a margem de discricionariedade diminuída em detrimento dos objetivos a serem alcançados insculpidos na Constituição. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois a atuação do Judiciário deve respeitar os objetivos constitucionais, limitando a discricionariedade. IV. Não podendo o Poder Judiciário eximir-se de apreciar lesão ou ameaça a direito, parece restar clara a possibilidade de controle das políticas públicas por parte do Judiciário. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois o Judiciário tem o dever de proteger direitos e pode, sim, controlar a legalidade das políticas públicas. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I, III e IV. Portanto, a alternativa correta é: e) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Bem sabemos que a ideia de sistemas integrados de gestão parte da composição em igualdade de todos os fatores relativos ao desenvolvimento do trabalho e suas necessidades. Estudamos também que se integra com igual importância a tecnologia, o mercado, a remuneração, a motivação, a sensação de pertencimento, a satisfação humana entre outros. Nem só de processos vive a administração, mas principalmente da força de trabalho que as executará. Percebemos, então, a importância dada ao capital humano de acordo com o modelo de administração vigente. Observe o quadro abaixo e enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, fazendo referência ao emprego da importância da força de trabalho no modelo de administração:
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
I. Modelo Patrimonialista ( ) Nesse modelo, a especialização e o treinamento profissional são fatores dispensáveis, privilegiando a eficiência e a qualidade adotada por padrões universais em todas as ações das organizações, sejam elas internas ou externas.
II. Modelo Burocrata ( ) Não é preciso formação ou qualificação, mas sim empatia e interesse do rei para que ele se torne um servidor do Governo.
III. Modelo Gerencial ( ) A aplicação de ferramentas administrativas usuais na administração privada adaptadas aos setores públicos, principalmente pelas metas de eficiência e qualidade nos serviços.
a. I – II – III.
b. II – I – III.
c. III – I – II.
d. I – II – II.
e. I – III – II.

Mais conteúdos dessa disciplina