Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Paciente de 38 anos, GII P0 AI, deu entrada no PSO com queixa de sangramento vaginal em pequena quantidade e dor em hipogástrio de início súbito. IG cronológica de 7 semanas. Nega ultrassom prévio. PA 90 x 60 mmHg, FC: 105 bpm, exame físico: TV (toque vaginal) bimanual: dor à descompressão brusca positiva, colo impérvio, grosso e posterior. Dor à mobilização do colo uterino. Fundo uteri- no intra-pélvico. Especular: vagina com mínima quantidade de sangue. Sem sangramento ativo. Beta HCG quantitativo: 3.000 mIU/mL.
Diante do quadro exposto, assinale a alternativa que apresenta a suspeita diagnóstica mais provável.
A Aborto retido.
B Ameaça de aborto.
C Gestação molar.
D Gestação ectópica rota.
E Torção de ovário.
User badge image
Desvendando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nas informações do caso clínico: A. Aborto retido: O aborto retido geralmente ocorre quando o feto morre, mas não é expelido. No caso, a paciente apresenta sangramento e dor, mas não há evidências claras de que o feto tenha morrido, além de que o beta HCG está elevado. B. Ameaça de aborto: A paciente apresenta sangramento vaginal e dor, mas o colo do útero está "impervio, grosso e posterior", o que sugere que o aborto não está em andamento, mas sim uma ameaça. C. Gestação molar: A gestação molar geralmente apresenta níveis de beta HCG muito elevados e pode ter outros sinais clínicos, mas não é a apresentação típica para o quadro descrito. D. Gestação ectópica rota: A dor súbita e o sangramento podem sugerir uma gestação ectópica, especialmente com a dor à descompressão brusca e a dor à mobilização do colo uterino. No entanto, a ausência de sinais de hemorragia ativa e a presença de beta HCG elevado tornam essa hipótese menos provável. E. Torção de ovário: A dor súbita e a dor à descompressão brusca podem sugerir torção de ovário, mas a presença de sangramento vaginal e a história de gravidez tornam essa hipótese menos provável. Com base na análise, a alternativa que apresenta a suspeita diagnóstica mais provável é: B. Ameaça de aborto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Homem, 65 anos, hipertenso mal controlado, apresenta há 40 minutos dor abdominal intensa de início súbito e síncope. Ao exame clínico: pressão arterial 100/70 mmHg, frequência cardíaca 110 bpm, pálido e sudoreico e massa pulsátil em abdome e dor à palpação abdominal profunda difusamente.
A conduta a seguir é:
A Correção aberta do aneurisma em caráter de urgência.
B Realização de arteriografia de urgência para definição da conduta.
C Estabilização do paciente com uso de balão de oclusão aórtica e angiotomografia.
D Expansão volêmica agressiva e avaliação da equipe da cirurgia vascular.

Mais conteúdos dessa disciplina