Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Os atores que afetam a formação da agenda podem ser classificados segundo suas posições institucionais e segundo sua visibilidade política.
Sobre atores envolvidos na formação da agenda de políticas públicas, é certo afirmar que:
a. Os atores são chamados de invisíveis, pois atuam fora do centro das atenções da sociedade, por isso, não têm poder de influenciar as políticas públicas.
b. Os atores invisíveis definem a agenda de políticas enquanto os visíveis têm maior poder de influência na escolha das alternativas de resolução dos problemas.
c. Os agentes internos de governo compreendem os grupos de pressão, sindicatos, organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais e empresários políticos.
d. As comunidades de especialistas são considerados autores invisíveis, pois agem de forma ostensiva, os acadêmicos, assessores e funcionários de carreira e analistas ligados a grupos de interesses.
e. Os atores são aqueles que têm algum tipo de interesse em relação a uma política pública e variam conforme a sua inserção institucional, os seus recursos de poder e suas expectativas.
User badge image
Progresso com Exercícios

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os atores envolvidos na formação da agenda de políticas públicas: a) Os atores são chamados de invisíveis, pois atuam fora do centro das atenções da sociedade, por isso, não têm poder de influenciar as políticas públicas. - Esta afirmação é incorreta, pois mesmo os atores invisíveis podem ter influência, mesmo que não estejam no centro das atenções. b) Os atores invisíveis definem a agenda de políticas enquanto os visíveis têm maior poder de influência na escolha das alternativas de resolução dos problemas. - Essa afirmação é confusa, pois não é correto afirmar que apenas os invisíveis definem a agenda. c) Os agentes internos de governo compreendem os grupos de pressão, sindicatos, organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais e empresários políticos. - Embora mencione alguns atores relevantes, a definição não é precisa, pois não abrange todos os agentes internos. d) As comunidades de especialistas são considerados autores invisíveis, pois agem de forma ostensiva, os acadêmicos, assessores e funcionários de carreira e analistas ligados a grupos de interesses. - Esta afirmação é contraditória, pois se são invisíveis, não podem agir de forma ostensiva. e) Os atores são aqueles que têm algum tipo de interesse em relação a uma política pública e variam conforme a sua inserção institucional, os seus recursos de poder e suas expectativas. - Esta opção é a mais abrangente e correta, pois reconhece que os atores têm interesses e que sua influência varia conforme sua posição e recursos. Portanto, a alternativa correta é: e) Os atores são aqueles que têm algum tipo de interesse em relação a uma política pública e variam conforme a sua inserção institucional, os seus recursos de poder e suas expectativas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia reportagem exibida na Folha de São Paulo: "Política é osso duro de roer? As CPI e os mensalões são as gotas d'água para que você risque Brasília do seu mapa? Não é todo mundo que abomina o assunto política, mas, mesmo com as recentes denúncias com efeito dominó e um governo em crise, há quem prefira tapar os ouvidos e fechar os olhos. (...) Segundo Angélica, idealismos andam em baixa: a minha mãe, por exemplo, participou do movimento estudantil. Ia às ruas, passeatas, para mostrar o que queria. Filiada à sociedade Vegetariana Brasileira, Luisa diz que isso hoje mal se vê: as passeatas de que eu participo, de antiglobalização ou de ambientalistas, são sempre pequenas, com poucas pessoas com garra e determinação." (Folha de São Paulo, São Paulo, 4 jul. 2015, Folhateen, p. 6)
A partir dos estudos sobre políticas públicas como campo de conhecimento, a reportagem passa a "ideia" de que:
a. A globalização e o ambientalismo foram uma demonstração para a reinvenção do movimento estudantil.
b. Uma atualização sobre os assuntos pertinentes às questões sociais e às estratégias das lutas políticas existiu por parte das gerações mais novas.
c. As gerações mais jovens renunciaram ao seu engajamento político após denúncias de corrupção no governo.
d. A transformação dos ideais entre as gerações se deve à permanência do totalitarismo como regime político.
e. A globalização, o desemprego e a questão ambiental desestimulam a participação política das gerações mais jovens.

Mais conteúdos dessa disciplina