Logo Passei Direto
Buscar
Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmacoes sobre o tema dos limites da jurisdição nacional, segundo o disposto no Código do Processo Civil.
( ) Compete à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações em que o réu, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil ou no exterior.
( ) Compete à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações decorrentes de relações de consumo, quando o consumidor tiver domicílio ou residência no Brasil.
( ) Compete à autoridade judiciária brasileira, com exclusão de qualquer outra, em matéria de sucessão hereditária, proceder à confirmação de testamento particular e ao inventário e à partilha de bens situados no Brasil, desde que o autor da herança não seja de nacionalidade estrangeira ou não tenha domicílio fora do território nacional.
( ) A ação proposta perante tribunal estrangeiro não induz litispendência e não obsta a que a autoridade judiciária brasileira conheça da mesma causa e das que lhe são conexas, ressalvadas as disposições em contrário de tratados internacionais e acordos bilaterais em vigor no Brasil.
F – V – V – F.
F – V – F – V.
V – V – F – F.
F – F – V – V.
V – F – V – F.
User badge image
Aprendendo com Desafios

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os limites da jurisdição nacional segundo o Código de Processo Civil: ( ) Compete à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações em que o réu, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil ou no exterior. É falsa (F). A jurisdição brasileira se aplica quando o réu está domiciliado no Brasil, mas não se estende a réus domiciliados no exterior, salvo exceções previstas em lei. ( ) Compete à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações decorrentes de relações de consumo, quando o consumidor tiver domicílio ou residência no Brasil. É verdadeira (V). O Código de Processo Civil estabelece que a jurisdição brasileira é competente para julgar ações de consumo quando o consumidor reside no Brasil. ( ) Compete à autoridade judiciária brasileira, com exclusão de qualquer outra, em matéria de sucessão hereditária, proceder à confirmação de testamento particular e ao inventário e à partilha de bens situados no Brasil, desde que o autor da herança não seja de nacionalidade estrangeira ou não tenha domicílio fora do território nacional. É falsa (F). A jurisdição brasileira é competente para a sucessão de bens situados no Brasil, independentemente da nacionalidade do autor da herança ou do seu domicílio. ( ) A ação proposta perante tribunal estrangeiro não induz litispendência e não obsta a que a autoridade judiciária brasileira conheça da mesma causa e das que lhe são conexas, ressalvadas as disposições em contrário de tratados internacionais e acordos bilaterais em vigor no Brasil. É verdadeira (V). A regra é que a ação em tribunal estrangeiro não impede que o Brasil conheça da mesma causa, salvo disposições contrárias em tratados. Portanto, a sequência correta é: F – V – F – V. A alternativa que apresenta essa sequência é: F – V – F – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina