Logo Passei Direto
Buscar

Biblioteconomia

Uniasselvi

Ações culturais são propostas que tem como alvo a autonomia cultural de sujeitos e grupos. Uma ação cultural promove mediação da informação em que os seus envolvidos são produtores de suas próprias atividades culturais. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(  ) Bibliotecas são ambientes culturais devido ao acervo, pois é dele que são extraídas informações que formam materiais culturais.

(  ) Bibliotecários são considerados agentes transformadores sociais pelas tarefas que fazem como agentes culturais.

(  ) Agentes culturais reproduzem informação cultural.

(  ) Pelo analfabetismo, os públicos nas bibliotecas não podem ser participativos da produção cultural, indicada apenas para a composição pela elite.

Assinale a alternativa CORRETA:

A) 

V - F - V - F.

B) 

F - F - V - F.

C) 

F - V - F - V.

D) 

V - V - F - F.

User badge image
Fernanda Anjos

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre ações culturais e bibliotecas: ( ) Bibliotecas são ambientes culturais devido ao acervo, pois é dele que são extraídas informações que formam materiais culturais. É verdadeira (V). As bibliotecas, com seus acervos, são espaços que promovem a cultura e a informação, contribuindo para a formação cultural dos indivíduos. ( ) Bibliotecários são considerados agentes transformadores sociais pelas tarefas que fazem como agentes culturais. É verdadeira (V). Os bibliotecários desempenham um papel importante na mediação da informação e na promoção da cultura, atuando como agentes transformadores na sociedade. ( ) Agentes culturais reproduzem informação cultural. É falsa (F). Agentes culturais não apenas reproduzem, mas também criam, transformam e promovem a produção cultural, atuando de forma ativa na construção de novas narrativas e expressões culturais. ( ) Pelo analfabetismo, os públicos nas bibliotecas não podem ser participativos da produção cultural, indicada apenas para a composição pela elite. É falsa (F). O analfabetismo não deve ser um impeditivo para a participação cultural, pois as bibliotecas têm o papel de incluir todos os públicos, promovendo a acessibilidade e a participação de diferentes grupos sociais. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a D) V - V - F - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina