Logo Passei Direto
Buscar
Historicamente, a ideia de atenção primária foi utilizada como forma de organização dos sistemas de saúde pela primeira vez no chamado Relatório Dawnson, em 1920. Esse documento do governo inglês procurou, de um lado, contrapor-se ao modelo dexineriano americano de cunho curativo, fundado no reducionismo biológico e na atenção individual, e por outro, constituir-se numa referência para a organização do modelo de atenção inglês, que começava a preocupar as autoridades daquele país, devido ao elevado custo, à crescente complexidade da atenção médica e à baixa resolutividade. O referido relatório organizava o modelo de atenção em centros de saúde primários e secundários, serviços domiciliares, serviços suplementares e hospitais de ensino.
Assinale a alternativa com os quatro atributos peculiares à Atenção Primária à Saúde:
A Universalidade, integralidade, equidade e participação popular.
B Integralidade, longitudinalidade, porta de entrada e coordenação do cuidado.
C Descentralização, integralidade, equidade e participação popular.
D Integralidade, coordenação do cuidado, descentralização e porta de entrada.
E Longitudinalidade, universalidade, equidade e porta de entrada.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para identificar os quatro atributos peculiares à Atenção Primária à Saúde, vamos analisar cada uma das alternativas: A) Universalidade, integralidade, equidade e participação popular - Esses são conceitos importantes, mas não todos são atributos específicos da Atenção Primária. B) Integralidade, longitudinalidade, porta de entrada e coordenação do cuidado - Esta opção inclui atributos que são fundamentais para a Atenção Primária, como a integralidade e a coordenação do cuidado. C) Descentralização, integralidade, equidade e participação popular - Embora a descentralização e a equidade sejam relevantes, não são os quatro atributos principais da Atenção Primária. D) Integralidade, coordenação do cuidado, descentralização e porta de entrada - Esta opção também apresenta atributos importantes, mas a descentralização não é um dos quatro principais. E) Longitudinalidade, universalidade, equidade e porta de entrada - Embora a longitudinalidade e a porta de entrada sejam relevantes, a universalidade e a equidade não são os quatro atributos principais. Após essa análise, a alternativa que melhor representa os quatro atributos peculiares à Atenção Primária à Saúde é: B) Integralidade, longitudinalidade, porta de entrada e coordenação do cuidado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em reunião da equipe amarela na UBS, a enfermeira relata que está preocupada com a falta de notificação para tuberculose na área de abrangência desta equipe, visto ser uma área extremamente vulnerável, onde a maioria da população reside em moradias com 5 a 10 moradores em um ou dois cômodos. Solicita aos ACS que intensifiquem as ações no território voltadas à tuberculose e agenda uma data na semana para realizar busca ativa de sintomáticos respiratórios, com orientações e o fornecimento de kit para coleta de escarro. A médica da equipe aproveita a fala e reforça a necessidade de ações na comunidade voltadas para a prevenção de sífilis, visto o aumento expressivo de casos em adolescentes. Fica acordado, então, que ações serão realizadas no território da equipe, neste momento, priorizando os dois agravos. Uma ACS propõe também que um grupo sobre sexualidade seja implementando na unidade, além da abordagem destas temáticas nas escolas, através do Programa Saúde na Escola.
Assinale a alternativa que descreve a qual atributo da Atenção Primária a Saúde (APS) o caso se refere.
A Competência cultural, visto que as ações estão sendo adequadas de acordo com a realidade cultural da comunidade que reside na área de abrangência da equipe.
B Orientação familiar, com ações da APS voltadas para as famílias que residem na área de abrangência da equipe amarela, considerando a realidade social e as problemáticas principais de enfrentamento.
C Orientação comunitária, desenvolvendo ações nos serviços da APS voltadas para a realidade da área de abrangência sob sua responsabilidade, analisando indicadores e pensando em estratégias de acordo com a necessidade dessa comunidade.
D Regionalização, com ações da APS voltadas para a equipe amarela, de acordo com a análise da realidade sociocultural da área de abrangência sob responsabilidade desta equipe, priorizando ações de saúde para essa população.

Mais conteúdos dessa disciplina