Jonh Cage é um compositor que após seu contato com uma sala anecóica, escreveu uma música em que fica em um silêncio absoluto. Isso mesmo, a música é o silêncio do intérprete no palco. A sala anecóica é projetada para que não escutemos nenhum ruído dentro dela. São comumente utilizadas em testes audiológicos, em que o paciente precisa ter o mínimo contato com sons externos. Em sua experiência, Cage podia ouvir o som de seu próprio corpo: a pulsação do coração; os sons de suas vísceras; sua própria respiração – mesmo em silêncio absoluto. Somos acompanhados, a todo o momento, por algum som, até mesmo em repouso e em silêncio.
DE OLIVEIRA, L.A.C. Educação Musical. Unidade 1 - Seção 1, 2018.
Tomando como referência as informações apresentadas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Podemos inferir, portanto, que o silêncio na verdade é existente. O que existe na verdade é a preparação da nossa percepção de sons que se manifestam em frequências que são significativos para nossos ouvidos e mente que transitam para o reconhecimento dessas manifestações.
( ) O ser humano em contato com artes é convidado à experiência de ressignificar seu papel no mundo, suas sensações cognitivas, relações com o outro e consigo, é levado a criar e emocionar-se com uma escuta tanto ativa quanto passiva do entorno. É a partir dessa perspectiva que a manutenção da música na escola é assegurada na disciplina de artes pela lei 11.769/2008.
( ) Com a função de instrumentalizar o professor em formação, a disciplina de Educação Musical traça ferramentas necessárias para a prática e reflexão do educador em circunstâncias de ensino de música.
( ) A presença das artes, e assim, também incluída a música, é compreendida em uma perspectiva interdisciplinar. Nos diversos momentos da história, ela reflete uma produção condizente com a expressão de comunidades e encontram uma estrutura simbólica, coerente e complexa. Essas relações não podem englobar a arte de forma total, pois essas conexões não criam possibilidades de prática infinitas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar cada uma das afirmações para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Podemos inferir, portanto, que o silêncio na verdade é existente. O que existe na verdade é a preparação da nossa percepção de sons que se manifestam em frequências que são significativos para nossos ouvidos e mente que transitam para o reconhecimento dessas manifestações. Essa afirmação é verdadeira (V). O silêncio é uma construção perceptiva, e mesmo em silêncio, o corpo humano é capaz de perceber sons internos. ( ) O ser humano em contato com artes é convidado à experiência de ressignificar seu papel no mundo, suas sensações cognitivas, relações com o outro e consigo, é levado a criar e emocionar-se com uma escuta tanto ativa quanto passiva do entorno. É a partir dessa perspectiva que a manutenção da música na escola é assegurada na disciplina de artes pela lei 11.769/2008. Essa afirmação também é verdadeira (V). A lei 11.769/2008 realmente assegura a inclusão da música na educação, promovendo a experiência artística. ( ) Com a função de instrumentalizar o professor em formação, a disciplina de Educação Musical traça ferramentas necessárias para a prática e reflexão do educador em circunstâncias de ensino de música. Essa afirmação é verdadeira (V). A disciplina de Educação Musical tem como objetivo preparar os professores para o ensino da música, fornecendo ferramentas e reflexões necessárias. ( ) A presença das artes, e assim, também incluída a música, é compreendida em uma perspectiva interdisciplinar. Nos diversos momentos da história, ela reflete uma produção condizente com a expressão de comunidades e encontram uma estrutura simbólica, coerente e complexa. Essas relações não podem englobar a arte de forma total, pois essas conexões não criam possibilidades de prática infinitas. Essa afirmação é falsa (F). A presença das artes é, de fato, interdisciplinar e as conexões criadas pela arte são amplas e diversas, permitindo muitas possibilidades de prática. Portanto, a sequência correta é: V – V – V – F. A alternativa que apresenta essa sequência é: d) V – V – F – V.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade