Logo Passei Direto
Buscar
Você sabe quando uma empresa pode sofrer um embargo ou interdição. NR 3 estabelece procedimentos para embargo e interdição em caso de Grave e Iminente Risco (GIR) à vida e à saúde dos trabalhadores. Embargo e Interdição são medidas:
a. De caráter punitivo, cuja adoção tem objetivo de penalizar os trabalhadores que cometam atos inseguros.
b. De caráter cautelar, cuja adoção tem objetivo é penalizar trabalhadores que cometam atos inseguros.
c. De caráter corretivo, cuja adoção tem objetivo de evitar a ocorrência de acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador, não se tratando de medida punitiva às organizações.
d. De caráter punitivo, cuja adoção tem objetivo de evitar a ocorrência de acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador.
e. De caráter cautelar, cuja adoção tem objetivo de evitar a ocorrência de acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador, não se tratando de medida punitiva às organizações.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta sobre a NR 3 e as medidas de embargo e interdição, é importante entender que essas medidas são adotadas para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores em situações de risco iminente. Analisando as alternativas: a) De caráter punitivo, cuja adoção tem objetivo de penalizar os trabalhadores que cometam atos inseguros. - Incorreta, pois o embargo e a interdição não têm caráter punitivo em relação aos trabalhadores. b) De caráter cautelar, cuja adoção tem objetivo é penalizar trabalhadores que cometam atos inseguros. - Incorreta, pois não se trata de penalizar trabalhadores. c) De caráter corretivo, cuja adoção tem objetivo de evitar a ocorrência de acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador, não se tratando de medida punitiva às organizações. - Incorreta, pois o caráter é mais cautelar do que corretivo. d) De caráter punitivo, cuja adoção tem objetivo de evitar a ocorrência de acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador. - Incorreta, pois não é uma medida punitiva. e) De caráter cautelar, cuja adoção tem objetivo de evitar a ocorrência de acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador, não se tratando de medida punitiva às organizações. - Correta, pois reflete o objetivo de proteger os trabalhadores sem ser uma medida punitiva. Portanto, a alternativa correta é: e) De caráter cautelar, cuja adoção tem objetivo de evitar a ocorrência de acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador, não se tratando de medida punitiva às organizações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após um acidente além dos efeitos materiais é preciso avaliar os efeitos psicológicos negativos envolvendo os sentimentos humanos das vítimas diretas ou de qualquer pessoa envolvida no meio que ocorreu acidente.
Essa afirmativa esta:
a. CORRETA, pois esses efeitos podem ser imediatos em uma pessoa da equipe ou pode acontecer a médio e longo prazo, chegando a envolver uma equipe inteira, que podem durar horas em um ataque de euforia ou dias, que em todos casos levará perdas significativas ao processo podendo vir a se tornar um fator humano causador de novos acidentes.
b. CORRETA, pois esses efeitos são apenas imediatos em uma pessoa da equipe que levará perdas significativas ao processo podendo vir a se tornar um fator humano causador de novos acidentes.
c. Nenhuma das alternativas anteriores estão corretas pois efeitos psicológicos não devem ser incluídos na análise do acidente, ele será apresentado apenas no PCMSO da empresa sendo feito pelo médico do trabalho.
d. INCORRETA, pois esses efeitos são apenas imediatos em uma pessoa da equipe que levará perdas significativas ao processo podendo vir a se tornar um fator humano causador de novos acidentes.
e. INCORRETA, pois esses efeitos podem ser imediatos em uma pessoa da equipe ou pode acontecer a médio e longo prazo, chegando a envolver uma equipe inteira, que podem durar horas em um ataque de euforia ou dias, que em todos casos levará perdas significativas ao processo podendo vir a se tornar um fator humano causador de novos acidentes.

Dentro das empresas acidentes devem ser sempre foco da gestão prevencionista que trabalha para eliminar, reduzir ou neutralizar fatores envolvidos nas causas de um acidente de trabalho. Podemos afirmar que TODAS as alternativas estão corretas, exceto:
a. A gestão prevencionista terá Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho e como representante dos empregados e empregadores assim como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes com representantes da empresa e dos empregadores, sendo que a CIPA investiga acidentes e SESMT não participa.
b. A gestão prevencionista terá Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho como representante da empresa e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes com representantes da empresa e dos empregadores.
c. A gestão prevencionista será realizada pelo Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em empresas privadas e públicas que tenham profissionais em regime CLT.
d. A gestão prevencionista terá Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes participando da investigação dos acidentes e criando condições seguras no ambiente.
e. A CIPA é composta por representantes dos empregados e do empregador e tem a responsabilidade de auxiliar SESMT nas atividades prevencionistas garantindo direitos dos trabalhadores sejam respeitados e deveres dos empregadores sejam cumpridos.

Mais conteúdos dessa disciplina