Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Colégio Objetivo
Mulher de 58 anos de idade, chega ao consultório com queixa de dor abdominal recorrente, perda de peso inexplicável e episódios frequentes de sangramento retal. Na anamnese, tem histórico familiar de câncer colorretal e síndrome do intestino irritável (SII). Além disso, ela apresenta anemia leve.
Considerando a situação relatada, analise as assertivas a seguir.
I. Entre as abordagens usadas para detectar cânceres colorretais, estão o toque retal e a pesquisa de sangue oculto nas fezes, geralmente realizados durante os exames físicos e de rotina.
II. A patogênese da formação dos adenomas consiste em alteração neoplásica da replicação das células epiteliais das criptas. Pode haver apoptose reduzida, persistência da replicação celular e falhas de maturação e diferenciação das células.
III. Pólipos adenomatosos são neoplasias benignas que se originam da proliferação de células do epitélio da mucosa intestinal, e se desprendem da superfície.
IV. Nos casos típicos, os adenomas tubulares são lesões elevadas com bases amplas e superfície rugosa semelhante a couve-flor, esses adenomas têm mais propensão a conter células malignas.
(alternativa A) I e III.
(alternativa B) (CORRETA) I, II e III.
(alternativa C) II e IV.
(alternativa D) II, III e IV.
User badge image
Estudando com Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada assertiva: I. Entre as abordagens usadas para detectar cânceres colorretais, estão o toque retal e a pesquisa de sangue oculto nas fezes, geralmente realizados durante os exames físicos e de rotina. Verdadeiro, essas são abordagens comuns para a triagem do câncer colorretal. II. A patogênese da formação dos adenomas consiste em alteração neoplásica da replicação das células epiteliais das criptas. Pode haver apoptose reduzida, persistência da replicação celular e falhas de maturação e diferenciação das células. Verdadeiro, essa descrição está correta e reflete o processo de formação de adenomas. III. Pólipos adenomatosos são neoplasias benignas que se originam da proliferação de células do epitélio da mucosa intestinal, e se desprendem da superfície. Falso, embora os pólipos adenomatosos sejam neoplasias benignas, a afirmação de que eles "se desprendem da superfície" não é uma descrição precisa do que ocorre com esses pólipos. IV. Nos casos típicos, os adenomas tubulares são lesões elevadas com bases amplas e superfície rugosa semelhante a couve-flor, esses adenomas têm mais propensão a conter células malignas. Falso, adenomas tubulares geralmente têm uma aparência mais lisa e não são tipicamente descritos como "rugosos" ou semelhantes a "couve-flor". Além disso, a propensão a malignidade é maior em adenomas tubulares vilosos, não nos tubulares. Com base nas análises, as assertivas I e II estão corretas, mas a III está incorreta. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: B) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Paciente de 65 anos retorna com queixa de dor recorrente na região superior do abdome. Apresentou-se há três semanas queixando aumento na frequência e intensidade da dor epigástrica, com sensação de queimação ocasional há mais de 8 meses. Atualmente a dor se apresenta de 3 a 4 vezes por semana, em geral quando está com o estômago vazio e a noite. Os sintomas aliviam com ingestão de alimentos ou antiácidos, mas volta em 2 ou 3 horas. Admite recorrentes tensões no trabalho com carga horária excessiva e ingestão aumentada de cafeína e má alimentação. Nos exames complementares, a endoscopia digestiva alta com biópsia e avaliação histopatológica mostrou alterações na região do corpo gástrico com infiltração neutrofílica, metaplasia intestinal e atrofia glandular, a pesquisa de sangue oculto foi negativa.
Considerando o caso clínico relatado acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A sequência infecção pelo H. pylori → gastrite aguda → atrofia glandular → metaplasia intestinal constitui um conjunto de alterações associadas muito frequentemente observadas.
II. A progressão da atrofia e da metaplasia, associadas ao H. pylori, apresenta consequências fisiopatológicas como a úlcera péptica gástrica, atualmente o ponto de maior interesse está localizado no envolvimento dessa cascata com o desenvolvimento do câncer gástrico, visto que o H. pylori é reconhecido como carcinógeno classe I.
(alternativa A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(alternativa B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
(alternativa C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina