Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Colégio Objetivo
Mulher de 25 anos procura o ambulatório com queixa de epigastralgia. Refere que a dor é "em ardência", sem irradiações e sem piora com movimentação. Relata que o quadro se iniciou há 2 meses, sendo observado com frequência diária. Ao exame físico apresentava dor à palpação do abdome em ponto epigástrico. Não havia histórico de uso de medicações. Realizou endoscopia digestiva que evidenciou úlcera gástrica com presença de H. pylori.
Em relação ao tratamento farmacológico do caso acima, avalie as seguintes assertivas.
Os antiácidos são bases fracas que reagem com o ácido gástrico, formando água e um sal, para diminuir a acidez gástrica; são utilizados no tratamento sintomático.
Os inibidores da bomba de prótons são superiores aos antagonistas H2 no bloqueio da produção de ácido e na cicatrização das úlceras. Assim, eles são os fármacos preferidos no tratamento das úlceras pépticas.
O sucralfato e o subsalicilato de bismuto apresentam ação negativa nos mecanismos de proteção da mucosa, portanto têm indicação restrita na terapia adjuvante.
Atualmente, o tratamento de escolha consiste em um antagonista dos receptores H2, associado a ampicilina e gentamicina, por 28 dias.
I e II.
I e IV.
I e III.
II e III.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. "Os antiácidos são bases fracas que reagem com o ácido gástrico, formando água e um sal, para diminuir a acidez gástrica; são utilizados no tratamento sintomático." - Verdadeiro. Os antiácidos realmente atuam dessa forma e são usados para alívio sintomático. II. "Os inibidores da bomba de prótons são superiores aos antagonistas H2 no bloqueio da produção de ácido e na cicatrização das úlceras. Assim, eles são os fármacos preferidos no tratamento das úlceras pépticas." - Verdadeiro. Os inibidores da bomba de prótons (IBPs) são mais eficazes que os antagonistas H2 na redução da secreção ácida e na cicatrização de úlceras. III. "O sucralfato e o subsalicilato de bismuto apresentam ação negativa nos mecanismos de proteção da mucosa, portanto têm indicação restrita na terapia adjuvante." - Falso. O sucralfato e o subsalicilato de bismuto têm um efeito protetor sobre a mucosa gástrica e são utilizados como terapia adjuvante, não apresentando ação negativa. IV. "Atualmente, o tratamento de escolha consiste em um antagonista dos receptores H2, associado a ampicilina e gentamicina, por 28 dias." - Falso. O tratamento de escolha para a erradicação do H. pylori geralmente envolve um inibidor da bomba de prótons, juntamente com antibióticos como amoxicilina e claritromicina, não ampicilina e gentamicina. Com base nas análises, as assertivas verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta é: I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina