Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Colégio Objetivo
Gestante, 24 anos, chega até a Unidade Básica de Saúde para mais uma consulta de pré-natal, visto que está com 28 semanas de gestação. No sumário de urina simples, a paciente apresentava bacteriúria acentuada, com urocultura positiva para Escherichia coli (<100.000 UFC/mL de urina). Ao ser questionada sobre os sintomas, a paciente relata não sentir ardência ao urinar, nem dor pélvica. Também não se recorda de ter quadro de febre.
Diante da urocultura positiva e do quadro de bacteriúria assintomática, assinale a alternativa correta.
(alternativa A) O tratamento em caso de bacteriúria assintomática deve ser feito em gestantes, pois eleva o risco de pielonefrite, prematuridade e baixo peso ao nascer.
(alternativa B) As fluorquinolonas são recomendadas como tratamento empírico em gestantes, em razão da diminuição da resistência bacteriana e dos efeitos colaterais adversos.
(alternativa C) No caso de bacteriúria assintomática deve-se tratar todas as mulheres (gestantes e não gestantes), visto que há um fator de risco para cistite.
(alternativa D) No caso de gestantes, a bacteriúria assintomática não deve ser tratada, pois todos os antibióticos são teratogênicos, mostrando risco evidente ao feto.
User badge image
Estudando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto da bacteriúria assintomática em gestantes: Alternativa A: O tratamento em caso de bacteriúria assintomática deve ser feito em gestantes, pois eleva o risco de pielonefrite, prematuridade e baixo peso ao nascer. Essa alternativa está correta. A bacteriúria assintomática em gestantes deve ser tratada para prevenir complicações como pielonefrite e outros riscos associados à gestação. Alternativa B: As fluorquinolonas são recomendadas como tratamento empírico em gestantes, em razão da diminuição da resistência bacteriana e dos efeitos colaterais adversos. Essa alternativa está incorreta. As fluorquinolonas não são recomendadas para uso em gestantes devido ao risco de efeitos adversos. Alternativa C: No caso de bacteriúria assintomática deve-se tratar todas as mulheres (gestantes e não gestantes), visto que há um fator de risco para cistite. Essa alternativa é imprecisa, pois o tratamento de bacteriúria assintomática é especialmente indicado em gestantes, mas não necessariamente em todas as mulheres. Alternativa D: No caso de gestantes, a bacteriúria assintomática não deve ser tratada, pois todos os antibióticos são teratogênicos, mostrando risco evidente ao feto. Essa alternativa é falsa. Embora alguns antibióticos tenham riscos, existem opções seguras para tratamento em gestantes. Portanto, a alternativa correta é: A) O tratamento em caso de bacteriúria assintomática deve ser feito em gestantes, pois eleva o risco de pielonefrite, prematuridade e baixo peso ao nascer.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina