Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto de texto: “As suratas curtas são versos do Alcorão que devem ser memorizados e recitados na ponta da língua e que não respeitam uma ordem cronológica. Essas revelações foram recebidas no primeiro período mecano, entre 610 d.C. e 615 d.C. — tempo que Maomé passou em Meca, nos anos anteriores à Hégira. Nas primeiras revelações em Meca, o profeta Maomé ainda não havia estabelecido as configurações da jurisdição islâmica.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Islamismo: História, Cultura e Geopolítica, sobre a estrutura do Alcorão, as suratas longas, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) As suratas mecanas são suratas longas, são um sistema de leis que regulam o indivíduo, a sociedade, a família e as relações internacionais.
II. ( ) As revelações medinenses são um sistema de leis que regulam o indivíduo, a sociedade, a família e as relações internacionais, apresentam verseto longos com uma eloquência diferente.
III. ( ) As suratas mecanas têm um tema comum, essas suratas contêm promessas e são geralmente mais longas e com uma desenvoltura mais imediata.
IV. ( ) As revelações medinenses, exortam à perfeição nos rituais de adoração, com detalhes das leis para as rezas, e convocam os fiéis a fazer sacrifícios e a se engajar na guerra contra os inimigos, seus versos são mais longos que as suratas mecanas.
A V – F – F – V
B F – V – F – V
C V – F – V – V
D F – V – V – F
E V – V – F – V
User badge image
DiversificandoEdu

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre as suratas do Alcorão: I. ( ) As suratas mecanas são suratas longas, são um sistema de leis que regulam o indivíduo, a sociedade, a família e as relações internacionais. É falsa (F). As suratas mecanas são geralmente mais curtas e focam em temas espirituais e morais, enquanto as suratas medinenses são mais longas e tratam de questões legais e sociais. II. ( ) As revelações medinenses são um sistema de leis que regulam o indivíduo, a sociedade, a família e as relações internacionais, apresentam versetos longos com uma eloquência diferente. É verdadeira (V). As suratas medinenses, de fato, contêm legislações e são mais longas, abordando aspectos sociais e legais. III. ( ) As suratas mecanas têm um tema comum, essas suratas contêm promessas e são geralmente mais longas e com uma desenvoltura mais imediata. É falsa (F). As suratas mecanas são mais curtas e focam em temas de fé e promessas, mas não são geralmente longas. IV. ( ) As revelações medinenses, exortam à perfeição nos rituais de adoração, com detalhes das leis para as rezas, e convocam os fiéis a fazer sacrifícios e a se engajar na guerra contra os inimigos, seus versos são mais longos que as suratas mecanas. É verdadeira (V). As suratas medinenses realmente abordam rituais de adoração e questões legais, e são mais longas que as mecanas. Portanto, a sequência correta é: F – V – F – V. A alternativa que apresenta essa sequência é a B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto de texto: “Na Arábia no século XVIII, surge o wahabismo, doutrina restritiva criada por Muhammad Ibn Abdelwahab, que rechaça os teólogos clássicos e sábios do islamismo. O wahabismo surge como reação conservadora contra as inovações sunitas e a ocidentalização, que ganhavam terreno com a expansão das grandes potências europeias, [...] prega a intolerância e a perseguição aos muçulmanos que não seguissem seu entendimento do Alcorão”.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Islamismo: História, Cultura e Geopolítica, sobre a doutrina de wahabismo, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Os seguidores de al-Wahhab, Em Meca e Medina construíram monumentos históricos, tumbas e mausoléus, e diversas mesquitas, entre eles a tumba do imã Husayn.
II. ( ) Temendo a contestação dos shiitas e a efervescência dos pensadores, em 1019, Al-Qadir, o califa abássida de Bagdá, obrigou a leitura em todas as mesquitas de uma profissão de fé que fixava um credo oficial e proibia a exegese do Alcorão.
III. ( ) O wahabismo é uma seita ou corrente religiosa surgida na Arábia, no século XVIII. Aqueles que não se adequassem a visão do wahabismo seriam eliminados; todos aqueles que ele não considerava muçulmano eram apostatas mereciam morrer.
IV. ( ) O wahabismo é uma seita ou corrente religiosa surgida na Arábia, no século XVIII. Veneravam a morte, os santos e os anjos; as homenagens em comemoração ao aniversário do profeta Maomé.
A V – F – V – F
B V – F – V – V
C F – V – V – F

Leia o excerto de texto: “O islã possui dois ramos principais, os sunitas, ortodoxos seguidores da suna e, tradicionalmente, seguidores dos primeiros califas sucessores do profeta Maomé; e os xiitas, seguidores de Ali, filho de criação, genro e sobrinho de Maomé. A divisão desses grupos remonta ao ano 632 d.C. Após a morte do profeta Maomé, iniciaram-se os desentendimentos pela sucessão na liderança dos muçulmanos: estas se estendem até a atualidade”.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Islamismo: História, Cultura e Geopolítica, sobre os shiitas, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Durante os séculos VIII e IX, os shiitas compunham um grupo muito forte e desenvolveram a Shariah shiita. Formaram uma dinastia de imãs com o objetivo de levar a cabo as diretrizes de seu processo histórico.
II. ( ) Os shiitas não acreditavam na profecia advinda de um Hadith, atribuído ao profeta Maomé, em que Mahdi regressará nos tempos finais com outros profetas.
III. ( ) Na cultura shiita, as mulheres têm uma posição inferior e recebem uma herança menor que as sunitas. Os homens sunitas são praticantes da poligamia.
IV. ( ) Os homens shiitas são praticantes da monogamia, com casamentos arranjados pelas famílias em antigos costumes. Os matrimónios ocorrem por escolha da mulher e também existe o sistema de matrimonio de proteção.
A V – F – F – V
B F – V – F – V
C V – F – V – V
D V – F – F – F

Mais conteúdos dessa disciplina