Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: "Após ignorar os conselhos do seu patrão e de largar o seu trabalho em Nova Iorque para criar seu site de venda de livros, Jeff Bezos atravessou os Estados Unidos de carro até Seattle, atraído pela fama da cidade com mais programadores de software do país. Após o lançamento do Amazon.com, em 1994, a empresa precisou de seis anos para registrar seu primeiro lucro trimestral. Liderar uma empresa com sucesso e com um elevado crescimento pode ser frenético. Um dos maiores problemas, segundo ele, é ter tempo para ser proativo em vez de reativo." Fonte: O Globo. Os 12 empreendedores dos novos tempos. 2015.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o perfil do empreendedor, pode se afirmar que suas características são diferentes de um perfil não empreendedor, porque:
1. Correta: os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade.
2. empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos.
3. empreendedores são “lobos solitários” e preferem trabalhar sozinhos.
4. empreendedores são natos, nascem para o sucesso.
5. ficar rico é o principal objetivo dos empreendedores.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

A alternativa correta é: 1. Correta: os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade. Essa afirmação reflete a essência do empreendedorismo, que é a capacidade de identificar oportunidades e criar soluções que beneficiem a sociedade, além de gerar valor econômico. As outras opções apresentam visões distorcidas sobre o perfil do empreendedor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: A revolução tecnológica é uma ferramenta que vem acrescentar ao processo de inovação muitas mudanças. Empresas que desejam aumentar sua participação de mercado, concorrer com produtos e serviços de qualidade e promover satisfação no cliente, estão revendo seus processos internos e analisado como responder as necessidades de mercado de forma rápida e eficiente. Assim, tem como parceria a inovação para desenvolverem novos produtos e serviços e, consequentemente, terem a oportunidade de se diferenciarem de seus concorrentes. Para isso, procuram estimular, de forma proativa, o ambiente empreendedor dentro da organização.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre empreendedorismo, pode-se afirmar que as empresas tradicionais e empreendedoras são diferentes porque:
1. as características do empreendedor são diferentes das características do intraempreendedor, pois o primeiro cuida do seu próprio negócio e o segundo trabalha para uma empresa.
2. Correta: as empresas tradicionais não estimulam um ambiente empreendedor onde seus colaboradores possam desenvolver novos produtos e serviços. Esse perfil está atrelado à empresa empreendedora.
3. além de quererem criar algo novo para a empresa e assumir responsabilidades, o intraempreendedor não cria vínculo com a organização onde trabalha, frustrando a organização.
4. possuir uma boa rede de comunicação, boa comunicação com clientes, fornecedores e funcionários, concorrentes, são características das empresas tradicionais.
5. as empresas empreendedoras possuem muitas características importantes que a tornam diferentes, como muita burocracia e hierarquização, por exemplo.

Leia o trecho a seguir: "As novas empresas, em particular as startups, tem investido na criação e na busca por novos modelos de negócio. Quando encontram um que seja viável, empreendem esforços para criar marca, montar uma rede de clientes e fornecedores até chegar no patamar da sobrevivência financeira. Muitas dessas novas empresas são compradas por grupos maiores que têm a aquisição na sua estratégia de renovação. Mas existem outras formas sustentáveis de inovar, investindo no maior patrimônio das empresas: as pessoas." Fonte: PIRES, E. Intraempreendedorismo e a Inovação em Empresas Estabelecidas. 2014.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de empreendedorismo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O perfil empreendedor do funcionário independe do ambiente organizacional.
II. ( ) A busca de significado no trabalho vem causando um descontentamento sem precedentes nas organizações estruturadas. Quando o significado não é encontrado dentro da organização, os indivíduos procuram uma instituição que o ofereça.
III. ( ) O empreendedorismo corporativo vem para estimular seus colaboradores a serem intraempreendedores ou até mesmo para identificar tais características nos colaboradores da organização.
IV. ( ) Empresas empreendedoras devem estar voltadas para a busca de oportunidades, não apenas para pensar no futuro, mas para analisar as situações que acontecem no presente e projetar futuros cenários.
V. ( ) São descartadas ações de responsabilidade social na empresa quando não geram lucros para a organização.
1. V, F, V, F, F.
2. F, V, F, V, F.
3. Correta: F, V, V, V, F.
4. V, F, F, V, V.
5. F, V, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "Pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2015, sobre os empreendedores no Brasil, traz a seguinte informação: ‘[...] Também para a escolaridade, as distribuições se assemelham. Um baixo número de empreendedores possui curso superior completo: 7% dos empreendedores iniciais e 5% dos empreendedores estabelecidos. Com escolaridade menor, abaixo do segundo grau, são 44% dos empreendedores iniciais e 56% dos estabelecidos. E, que possuem o segundo grau completo, são 49% entre os empreendedores iniciais e 39% entre os estabelecidos’.” Fonte: Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. 2015.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o perfil do empreendedor, analise as afirmativas a seguir.
I. O empreendedor é um indivíduo nato que já possui características empreendedoras, que o dispensam de buscar conhecimento em qualquer fonte.
II. O nível de conhecimento do empreendedor interfere muito em sua capacidade de agir e, consequentemente, no sucesso de seu empreendimento.
III. É possível aprender a ser empreendedor, desde que o indivíduo tenha força de vontade e busque desenvolver suas potencialidades.
IV. As pessoas também se tornam empreendedoras por diversos motivos incluindo perda de emprego, aquisição de novos conhecimentos, mudança de profissão, incentivo da família, entre outros.
1. I, II e IV.
2. Correta: II, III e IV.
3. I e II.
4. I e III.
5. III e IV.

Leia o trecho a seguir: "O empreendedor corporativo pode ser o próprio dono da empresa, como também líderes, gestores e inclusive todos os demais colaboradores. Esse profissional deve possuir uma visão sistêmica do negócio, propondo sugestões que possam aprimorar os processos de trabalho e maximizar os resultados da organização. Ele não restringe suas ações apenas ao seu departamento, busca conhecer todas as áreas e atividades da empresa, adquirindo um olhar mais amplo, enxergando pontos fortes e falhas, sugerindo ideias e soluções que vão minimizar os problemas e maximizar os resultados." Fonte: José Roberto Marques. Você sabe o que é o empreendedorismo corporativo? 2019.
É importante que o empreendedor organizacional tenha algumas características específicas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre diferenças entre o empreendedor e intraempreendedor, analise os fatores a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Proatividade.
2) Espírito de Inovação.
3) Novo empreendimento.
4) Autorrenovação.
5) Autoconfiança.
( ) É o elemento que faz com que as pessoas enfrentem os desafios de seus empreendimentos.
( ) Associada à criação de um novo negócio dentro da empresa.
( ) Refere-se ao conceito de aceitar riscos, ser ousado e competitivo.
( ) Significa ter uma nova estratégia, novos conceitos, mudanças organizacionais.
( ) Refere-se ao uso da inovação tecnológica para inovar produtos e serviços ofertados pela empresa.

Mais conteúdos dessa disciplina