Questão 9/10 - Literatura e Novas Tecnologias
Ler em voz alta
Leia a citação a seguir:
“Assim como precisamos discutir o acesso às tecnologias da informação e comunicação, também é necessário pensar a respeito do direito à literatura.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEGROSKI, Anna Carolina. Literatura e novas tecnologias. Curitiba: InterSaberes, 2020, p. 2. (Texto da Rota de Aprendizagem da Aula 4: Tema 1 – Uma questão de acesso e de direitos)
A partir da leitura da citação dada e os conteúdos da Aula 4, Videoaula do Tema 1 – Uma questão de acesso e de direitos, assinale a alternativa que contém a assertiva correta a respeito do direito à literatura, sob a ótica de Antonio Cândido:
A
Para Cândido, a literatura é a mãe de todas as artes e, por isso, restrita a um círculo mais elitista, já que a compreensão de um texto literário exige conhecimentos profundos, não somente do seu aspecto teórico, mas também linguístico.
B
Para Cândido, as tecnologias digitais democratizaram tanto o acesso quanto a produção e disseminação do obras literárias em caráter exponencial.
C
Para Cândido, o direito à literatura diz respeito ao direito do autor de tomar para si qualquer possibilidade de alteração de conteúdo de suas obras e proibir reproduções sem a sua autorização prévia.
D
Para Cândido, é da essência humana contar histórias e isso está presente nas mais diversas culturas, pois o ser humano precisa fabular e estar conectado às narrativas.
E
Para Cândido, o direito à literatura deve ser garantida por lei, já que a educação é direito de todos e dever do Estado.
E
A
A
E
E
E
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a perspectiva de Antonio Cândido sobre o direito à literatura. A) Para Cândido, a literatura é a mãe de todas as artes e, por isso, restrita a um círculo mais elitista, já que a compreensão de um texto literário exige conhecimentos profundos, não somente do seu aspecto teórico, mas também linguístico. - Essa afirmação não reflete a visão de Cândido, que defende a literatura como acessível e importante para todos. B) Para Cândido, as tecnologias digitais democratizaram tanto o acesso quanto a produção e disseminação de obras literárias em caráter exponencial. - Essa alternativa é verdadeira, pois Cândido reconhece o papel das tecnologias digitais na ampliação do acesso à literatura. C) Para Cândido, o direito à literatura diz respeito ao direito do autor de tomar para si qualquer possibilidade de alteração de conteúdo de suas obras e proibir reproduções sem a sua autorização prévia. - Essa afirmação foca mais nos direitos autorais do que no direito à literatura em si. D) Para Cândido, é da essência humana contar histórias e isso está presente nas mais diversas culturas, pois o ser humano precisa fabular e estar conectado às narrativas. - Embora essa afirmação tenha um fundo verdadeiro, não é a principal assertiva sobre o direito à literatura. E) Para Cândido, o direito à literatura deve ser garantido por lei, já que a educação é direito de todos e dever do Estado. - Essa alternativa é uma interpretação válida, mas não é a mais diretamente relacionada à visão de Cândido sobre a democratização da literatura. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a visão de Antonio Cândido sobre o direito à literatura, especialmente em relação às tecnologias digitais, é a B: "Para Cândido, as tecnologias digitais democratizaram tanto o acesso quanto a produção e disseminação de obras literárias em caráter exponencial."
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade