Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
No ano de 210 a. C., iniciou-se a colonização da Península Ibérica como empreendimento da expansão do Império Romano, que inicialmente, se deteve no litoral mediterrâneo principalmente visando a estabelecer o domínio de cidades de colonização grega e fenícia. Posteriormente, de 197 a 133 a. C., durante o Império de Augusto, houve uma grande investida em direção ao interior da Península com sua quase total incorporação ao Império, ficando apenas o extremo norte povoado pelos bascos e cántabros, e extremo noroeste, povoado pelos galaicos à margem imperial.
Neste contexto, relacione a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com os principais acontecimentos da Reconquista Ibérica: 1. 711 ( ) Conquista total do reino de Granada. 2. 1118 ( ) Início da criação do estado moderno da Espanha, com o casamento de Isabel, de Castela, e o príncipe Fernando, de Aragão. 3. 1340 ( ) O mulçumanos invadem a Península Ibérica 4. 1469 ( ) Inicia-se o período das Grandes navegações e descobertas marítimas por parte de Portugal e Espanha 5. 1482-1492 ( ) Afonso I do reino de Aragão, conquista o território de Saragoça, atualmente um município da Espanha. 6. 1493 ( ) Após um longo período de conflitos, portugueses e espanhóis voltam a controlar parte do reino de Granada. A disputa ficou conhecida como “Batalha do Salado”. Assinale a alternativa correta.
1. 711 ( ) Conquista total do reino de Granada.
2. 1118 ( ) Início da criação do estado moderno da Espanha, com o casamento de Isabel, de Castela, e o príncipe Fernando, de Aragão.
3. 1340 ( ) O mulçumanos invadem a Península Ibérica.
4. 1469 ( ) Inicia-se o período das Grandes navegações e descobertas marítimas por parte de Portugal e Espanha.
5. 1482-1492 ( ) Afonso I do reino de Aragão, conquista o território de Saragoça, atualmente um município da Espanha.
6. 1493 ( ) Após um longo período de conflitos, portugueses e espanhóis voltam a controlar parte do reino de Granada. A disputa ficou conhecida como “Batalha do Salado.”
a. 1, 2, 3, 4, 5, 6.
b. 1, 5, 3, 6, 2, 4.
c. 5, 2, 4, 1, 6, 3.
d. 3, 2, 1, 4, 6, 5.
e. 5, 4, 1, 6, 2, 3.
User badge image
Praticando Para Aprender

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada item e suas correspondências: 1. 711 - Conquista total do reino de Granada. (Incorreto, a conquista de Granada ocorreu em 1492) 2. 1118 - Afonso I do reino de Aragão, conquista o território de Saragoça, atualmente um município da Espanha. (Correto) 3. 1340 - O mulçumanos invadem a Península Ibérica. (Incorreto, a invasão muçulmana ocorreu antes, em 711) 4. 1469 - Início da criação do estado moderno da Espanha, com o casamento de Isabel, de Castela, e o príncipe Fernando, de Aragão. (Correto) 5. 1482-1492 - Conquista total do reino de Granada. (Correto) 6. 1493 - Após um longo período de conflitos, portugueses e espanhóis voltam a controlar parte do reino de Granada. (Incorreto, a conquista de Granada foi em 1492) Agora, vamos organizar as correspondências corretas: 1. 711 ( ) O mulçumanos invadem a Península Ibérica. (Correto) 2. 1118 ( ) Afonso I do reino de Aragão, conquista o território de Saragoça. (Correto) 3. 1340 ( ) A disputa ficou conhecida como “Batalha do Salado”. (Correto) 4. 1469 ( ) Início da criação do estado moderno da Espanha. (Correto) 5. 1482-1492 ( ) Conquista total do reino de Granada. (Correto) 6. 1493 ( ) Após um longo período de conflitos, portugueses e espanhóis voltam a controlar parte do reino de Granada. (Incorreto) Com isso, a sequência correta é: b. 1, 5, 3, 6, 2, 4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O desenvolvimento universitário continuou com a criação das universidades alemãs nas cidades de Wurzburg (1402) de Leipzig (1409) e Rostock (1419), ainda na Itália, criando a universidade de Turim e na Escócia o centro de estudos de St. Andrews e de Glasgow.
Não obstante, analise as afirmativas abaixo: I. A universidade era uma escola de fundação pontifícia cujos membros, organizados em corporações ou não, gozavam de certos privilégios eclesiásticos. II. Para ingressar ao campo universitário o aluno deveria passar por um processo rigoroso e atender algumas necessidades, como por exemplo, ser maior de 21 anos, ter no mínimo seis anos dedicados a estudos e por último ser aprovado em um debate que julgaria se o aluno estava apto para cursar bacharelado e ou licenciatura. III. A partir do Renascimento, as universidades eram tidas como locais de grandes prestígios. IV. Mesmo com o passar dos anos as universidades não se afastaram dos muros teológicos da Igreja. Assinale a alternativa correta:
I. A universidade era uma escola de fundação pontifícia cujos membros, organizados em corporações ou não, gozavam de certos privilégios eclesiásticos.
II. Para ingressar ao campo universitário o aluno deveria passar por um processo rigoroso e atender algumas necessidades, como por exemplo, ser maior de 21 anos, ter no mínimo seis anos dedicados a estudos e por último ser aprovado em um debate que julgaria se o aluno estava apto para cursar bacharelado e ou licenciatura.
III. A partir do Renascimento, as universidades eram tidas como locais de grandes prestígios.
IV. Mesmo com o passar dos anos as universidades não se afastaram dos muros teológicos da Igreja.
a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas I e II estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

Os líderes do Império Otomano, foram em sua maioria sultões, quando esses chegavam ao poder, era necessário que afirmassem a sua liderança, era preciso demonstrar a sua aptidão e designo de estar no comando e uma dessas formas, era através da conquista de territórios, de povos e da conversão desses em islâmicos.
Assim, analise as afirmativas abaixo e julgue-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) O principal feito dos Otomanos foi a conquista de Roma. ( ) Quando Mehmed, o Conquistador, ou Maomé II, chegou ao poder em 1541, detinha de um forte alicerce militar e ideológico em se espelhar. ( ) Em 1453, concretizou o maior sonho otomano e muçulmano de sempre: a conquista da milenar Constantinopla, a cidade dos césares ( ) O domínio sobre Constantinopla foi veloz e intenso. Em um rápido período de tempo, Mehmed, o Conquistador tratou de transformar a igreja de Santa Sofia em Mesquita. Assinale a alternativa correta.
( ) O principal feito dos Otomanos foi a conquista de Roma.
( ) Quando Mehmed, o Conquistador, ou Maomé II, chegou ao poder em 1541, detinha de um forte alicerce militar e ideológico em se espelhar.
( ) Em 1453, concretizou o maior sonho otomano e muçulmano de sempre: a conquista da milenar Constantinopla, a cidade dos césares.
( ) O domínio sobre Constantinopla foi veloz e intenso. Em um rápido período de tempo, Mehmed, o Conquistador tratou de transformar a igreja de Santa Sofia em Mesquita.
a. F, V, F, V.
b. F, V, V, V.
c. V, F, F, V.
d. F, F, V, V.
e. V, V, F, F.

A arte gótica foi um fenómeno europeu de características muito complexas e variadas, que influenciou todos os setores da produção artística, conduzindo a grandes desenvolvimentos também nas chamadas artes menores.
Assim, analise as afirmativas abaixo e julgue-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso: ( ) Na Espanha e na Inglaterra, o gótico marca o nascimento de monarquias nacionais, enquanto em outras áreas foi uma expressão de poderes feudais, ou de comunas livres dominadas pela nova rica burguesia urbana. ( ) No período gótico existia uma estreita relação entre arte e fé cristã, mas foi também o período em que renasceu a arte secular e profana. ( ) Na arquitetura Gótica, geralmente, a porta da igreja era colocada sob três arcos e estes arcos acima, por uma abertura circular. ( ) É no período Gótico que se reinventa o uso da escultura, colocando-a ao serviço da arquitetura, da ilustração religiosa e da devoção. Assinale a alternativa correta:
( ) Na Espanha e na Inglaterra, o gótico marca o nascimento de monarquias nacionais, enquanto em outras áreas foi uma expressão de poderes feudais, ou de comunas livres dominadas pela nova rica burguesia urbana.
( ) No período gótico existia uma estreita relação entre arte e fé cristã, mas foi também o período em que renasceu a arte secular e profana.
( ) Na arquitetura Gótica, geralmente, a porta da igreja era colocada sob três arcos e estes arcos acima, por uma abertura circular.
( ) É no período Gótico que se reinventa o uso da escultura, colocando-a ao serviço da arquitetura, da ilustração religiosa e da devoção.
a. V, V, F, F.
b. F, F, F, V.
c. F, V, V, V.
d. V, F, F, V.
e. F, V, F, V.

Os historiadores apontam que o mais influente desse governo foi Justiniano, que governou entre os anos de 527 a 565. Ele foi responsável por criar um código de leis, chamado “código Justiniano”, que até os dias de hoje influencia o direito atual. Trata-se de um código de leis, inspirado no código Romano, aquele que definia o que era público e o que era privado, além da lei das doze tábuas, O trabalho foi dirigido por Triboniano, um funcionário da corte de Justiniano.
Assim sendo, analise as afirmativa abaixo quanto a este assunto: I. Logo nos primeiros anos de governo, Justiniano, que havia assumido o trono depois da morte do seu tio, Justino, em 527, iniciou a elaboração do material jurídico, ressaltando a importância da composição frente à situação caótica em que se encontravam as leis. II. O código Justiniano foi dividido em duas partes essenciais, a primeira denominada de Digesto, que determinava o que pertencia ao estado, leis imperiais, que visavam substituir o Código Teodosiano, até então em vigor. III. A segunda parte do código, chamada de Codex, seria as ramificações desta lei. Como por exemplo, hoje temos leis para a saúde, para a educação, para a cultura. IV. O Código Justiniano conseguiu se transformar numa autorizada fonte de informação do Direito Romano. É correto o que se afirma em:
I. Logo nos primeiros anos de governo, Justiniano, que havia assumido o trono depois da morte do seu tio, Justino, em 527, iniciou a elaboração do material jurídico, ressaltando a importância da composição frente à situação caótica em que se encontravam as leis.
II. O código Justiniano foi dividido em duas partes essenciais, a primeira denominada de Digesto, que determinava o que pertencia ao estado, leis imperiais, que visavam substituir o Código Teodosiano, até então em vigor.
III. A segunda parte do código, chamada de Codex, seria as ramificações desta lei. Como por exemplo, hoje temos leis para a saúde, para a educação, para a cultura.
IV. O Código Justiniano conseguiu se transformar numa autorizada fonte de informação do Direito Romano.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. I, II, III e IV estão corretas.

De acordo com Le Goff (1977) as universidades nasceram próximas das catedrais e mosteiros, pois em cada um desses tinha ao lado um colégio e esses ao passar dos anos foram se transformando em pequenos centros de estudos, recebendo o apoio de autoridades locais. Como por exemplo, a Universidade de Montpellier na França que fica ao lado da fachada da Catedral.
I. É nas igrejas e nos monastérios que o acervo dos conhecimentos se organiza, se conserva e se transmite. II. A universidade é o verdadeiro centro da atividade intelectual onde o processo educativo progride mais do que em qualquer outra instituição. III. A função das igrejas referem-se em ser como uma casa de liberdade intelectual, numa época altamente desconfiada de qualquer suspeita de heresia, é de máxima importância. IV. É o único lugar onde assuntos proibidos ou suspeitos podem ser discutidos com certa impunidade. Assinale a alternativa correta:
I. É nas igrejas e nos monastérios que o acervo dos conhecimentos se organiza, se conserva e se transmite.
II. A universidade é o verdadeiro centro da atividade intelectual onde o processo educativo progride mais do que em qualquer outra instituição.
III. A função das igrejas referem-se em ser como uma casa de liberdade intelectual, numa época altamente desconfiada de qualquer suspeita de heresia, é de máxima importância.
IV. É o único lugar onde assuntos proibidos ou suspeitos podem ser discutidos com certa impunidade.
a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. I, II, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e IV estão corretas.

De acordo com Jack Tresidder (2003) na obra “Os símbolos e os significados”, os tapetes foram produzidos desde a antiguidade, ainda que a dificuldade de preservação dos materiais que os compõem, fibras têxteis naturais como a lã, o algodão ou o linho, tenha influenciado fortemente a quantidade e a qualidade.
Assim sendo, analise as afirmativas abaixo: I. As tapeçarias mais antigas que chegaram até nós, datam do antigo Egito e da Grécia helênica tardia, mas estavam espalhadas por todo o mundo, do Japão à América pré-colombiana. II. Também importantes são as tapeçarias flamengas do primeiro quartel do século XVI, preservadas na Galeria de Arte Cívica de Forlì: Crucificação com figuras e Crucificação com cenas da Paixão, para a qual foi apoiada a atribuição à manufatura por Pieter van Aelst. III. Os maiores artistas da tapeçaria foram Raphael, Pieter Paul Rubens, Simon Vouet, Charles Le Brun, François Boucher, Francisco Goya, William Morris, até Pablo Picasso, Joan Miró. IV. Outro famoso ciclo de tapeçarias do século XVI é aquele encomendado pelo grão-duque Cosimo de 'Medici a Pontormo e Bronzino, um dos maiores mestres do maneirismo florentino. Assinale a alternativa correta:
I. As tapeçarias mais antigas que chegaram até nós, datam do antigo Egito e da Grécia helênica tardia, mas estavam espalhadas por todo o mundo, do Japão à América pré-colombiana.
II. Também importantes são as tapeçarias flamengas do primeiro quartel do século XVI, preservadas na Galeria de Arte Cívica de Forlì: Crucificação com figuras e Crucificação com cenas da Paixão, para a qual foi apoiada a atribuição à manufatura por Pieter van Aelst.
III. Os maiores artistas da tapeçaria foram Raphael, Pieter Paul Rubens, Simon Vouet, Charles Le Brun, François Boucher, Francisco Goya, William Morris, até Pablo Picasso, Joan Miró.
IV. Outro famoso ciclo de tapeçarias do século XVI é aquele encomendado pelo grão-duque Cosimo de 'Medici a Pontormo e Bronzino, um dos maiores mestres do maneirismo florentino.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas I e III estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. I, II, III e IV estão corretas.

A educação universitária, a princípio, era totalmente livresca, feita por uma seleção muito limitada de livros em cada campo, livros que eram aceitos como se suas palavras fossem a absoluta e última verdade.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. Com o passar dos anos as universidades vão lentamente se afastando os muros teológicos da Igreja, esse é um processo devagar, que vai culminar apenas na Idade Moderna, PORÉM, II. A Inglaterra é uma das primeiras a dar indícios dessa relação, quando a colação de grau passa a funcionar como uma licença para lecionar, ela passa a ter uma autonomia, e isso anteriormente só era cedido pela Igreja. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Com o passar dos anos as universidades vão lentamente se afastando os muros teológicos da Igreja, esse é um processo devagar, que vai culminar apenas na Idade Moderna.
II. A Inglaterra é uma das primeiras a dar indícios dessa relação, quando a colação de grau passa a funcionar como uma licença para lecionar, ela passa a ter uma autonomia, e isso anteriormente só era cedido pela Igreja.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

A Igreja precisava de alguém que compreendesse a filosofia de Aristóteles e mostrasse que ela não estava em desacordo com a fé cristã, com a doutrina católica, mas sim que o aristotelismo era um importante instrumento para que as pessoas pudessem entender ainda mais a fé e com isso se tornarem um instrumento para que pudessem compreender a revelação de Deus que está no evangelho, nas sagradas escrituras.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo: I. A Suma é perfeito exemplo do pensamento e da dialética escolásticos: não admite contradição, é um sistema de argumentação que parte de verdades indemonstráveis, princípios, e por intermédio de perguntas e respostas divide os argumentos por meio da distinção de oposições, e, como conclusão, afirma uma unidade, uma resposta única e inequívoca. II. Através da “Bíblia”, obra escrita entre 1265 a 1273 em que Aquino dialoga com questões referentes a Deus, natureza, filosofia e o ser humano os escritos de Tomás de Aquino “são indiciários tanto de um rompimento de uma tradição agostiniana na Idade Média central quanto de uma aproximação com os escritos de Aristóteles. III. Sto. Tomás percebe a necessidade de escrever uma Suma de Teologia quando, em Orvieto, ocupa a função de leitor conventual. IV. Aquino se torna não apenas o grande nome da “Escolástica”, mas ele se torna também uma referência da filosofia e teologia na Idade Média. Assinale a alternativa correta:
I. A Suma é perfeito exemplo do pensamento e da dialética escolásticos: não admite contradição, é um sistema de argumentação que parte de verdades indemonstráveis, princípios, e por intermédio de perguntas e respostas divide os argumentos por meio da distinção de oposições, e, como conclusão, afirma uma unidade, uma resposta única e inequívoca.
II. Através da “Bíblia”, obra escrita entre 1265 a 1273 em que Aquino dialoga com questões referentes a Deus, natureza, filosofia e o ser humano os escritos de Tomás de Aquino “são indiciários tanto de um rompimento de uma tradição agostiniana na Idade Média central quanto de uma aproximação com os escritos de Aristóteles.
III. Sto. Tomás percebe a necessidade de escrever uma Suma de Teologia quando, em Orvieto, ocupa a função de leitor conventual.
IV. Aquino se torna não apenas o grande nome da “Escolástica”, mas ele se torna também uma referência da filosofia e teologia na Idade Média.

Mais conteúdos dessa disciplina