Logo Passei Direto
Buscar
Um Vice-Diretor de Escola no Município de Poá, no exercício de uma de suas atribuições, a de “participar dos horários de trabalho pedagógico coletivo – HTPC”, foi questionado por um professor sobre a presença de um aluno hiperativo em sua sala de aula. Afirma o professor que tal aluno não deveria estar lá, pois atrapalha muito a dinâmica da sala de aula. O Vice-Diretor, fundamentado no artigo 206 da Constituição Federal de 1988, respondeu-lhe corretamente que a escola deve
a) garantir a todos os alunos igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
b) encaminhar os portadores de deficiência para escolas específicas que possuem infraestrutura adequada ao atendimento.
c) garantir aos alunos matriculados no ensino fundamental pelo menos três horas de trabalho efetivo em sala de aula.
d) solicitar aos pais que procurem um especialista para fazer uma avaliação da criança a fim de atestar se ela tem condições de permanecer na escola.
e) organizar atividades diversas para que o aluno portador de deficiência as desenvolva em outro espaço da escola e não em sala de aula.
User badge image
Testando o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder a essa questão, precisamos considerar o que diz o artigo 206 da Constituição Federal de 1988, que trata da educação e estabelece princípios como a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Analisando as alternativas: a) garantir a todos os alunos igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. - Esta opção está alinhada com o que diz o artigo 206, que enfatiza a igualdade de acesso e permanência. b) encaminhar os portadores de deficiência para escolas específicas que possuem infraestrutura adequada ao atendimento. - Essa opção não reflete o princípio de inclusão que a Constituição defende. c) garantir aos alunos matriculados no ensino fundamental pelo menos três horas de trabalho efetivo em sala de aula. - Essa opção não está diretamente relacionada ao contexto da inclusão e permanência. d) solicitar aos pais que procurem um especialista para fazer uma avaliação da criança a fim de atestar se ela tem condições de permanecer na escola. - Embora a avaliação possa ser importante, essa opção não aborda diretamente a questão da permanência e igualdade. e) organizar atividades diversas para que o aluno portador de deficiência as desenvolva em outro espaço da escola e não em sala de aula. - Essa opção sugere a exclusão, o que vai contra os princípios de inclusão. Diante disso, a alternativa correta é: a) garantir a todos os alunos igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina