Logo Passei Direto
Buscar
Mariana, 04 anos, matriculada na rede municipal de ensino, convive com sua mãe e avó. José, seu pai, mora num bairro próximo e procurou a direção da escola para obter informações sobre frequência e rendimento de sua filha.
De acordo com o artigo 12 da Lei Federal nº 9.394/96 – LDB, ao identificar que o pai não reside com sua filha, tais informações deverão
a) ser fornecidas somente para a mãe ou avó da menina.
b) ser fornecidas após autorização expressa da mãe.
c) negadas, pois o pai não reside com a menina.
d) solicitadas diretamente à mãe, que é a responsável pela matrícula.
e) fornecidas ao pai e à mãe, conviventes ou não com seus filhos.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar o que diz o artigo 12 da Lei Federal nº 9.394/96 (LDB) sobre o direito à informação dos responsáveis pela educação da criança. O artigo estabelece que tanto o pai quanto a mãe têm o direito de receber informações sobre a frequência e o rendimento escolar dos filhos, independentemente de onde residam. Portanto, a informação não é restrita apenas à mãe ou à avó, e o fato de o pai não residir com a filha não impede que ele tenha acesso a essas informações. Analisando as alternativas: a) ser fornecidas somente para a mãe ou avó da menina. - Incorreto, pois o pai também tem direito à informação. b) ser fornecidas após autorização expressa da mãe. - Incorreto, pois a autorização não é necessária para o pai. c) negadas, pois o pai não reside com a menina. - Incorreto, pois o pai tem direito à informação. d) solicitadas diretamente à mãe, que é a responsável pela matrícula. - Incorreto, pois o pai também pode solicitar. e) fornecidas ao pai e à mãe, conviventes ou não com seus filhos. - Correto, pois ambos têm direito à informação. Portanto, a alternativa correta é: e) fornecidas ao pai e à mãe, conviventes ou não com seus filhos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei n.º 9.394/1996 estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito do direito à educação, do dever de educar, da organização da Educação Nacional e dos níveis e das modalidades de ensino.
Assinale a alternativa correta a respeito do direito à educação, do dever de educar, da organização da Educação Nacional e dos níveis e das modalidades de ensino.
a) A educação básica é obrigatória e gratuita dos cinco aos dezessete anos de idade e está organizada da seguinte forma: pré-escola; ensino fundamental; ensino médio; e ensino regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.
b) O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo.
c) Entre as incumbências dos municípios com relação à organização da educação, estão: assegurar o cumprimento dos dias letivos e das horas-aula estabelecidas e articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração entre a sociedade e a escola.
d) A carga horária mínima anual é de 800 horas para o ensino fundamental e 1.200 horas para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de 180 dias de efetivo trabalho escolar.
e) A inserção do aluno em qualquer série ou etapa escolar dependerá da escolarização anterior, respeitando-se a progressão regular e observados os níveis equivalentes de adiantamento das matérias nos componentes curriculares.

Mais conteúdos dessa disciplina