Logo Passei Direto
Buscar
Alguns aspectos merecem ser evidenciados quando se fala do texto em uma comunidade científica, dentre eles pode-se citar as normas preestabelecidas acordadas pela comunidade, as características textuais necessárias tais como: impessoalidade, objetividade, clareza, precisão, coerência, concisão e simplicidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre leitura e redação científica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Na leitura científica há preocupação em destacar ideias, por exemplo: fazendo anotações, para observá-las de forma crítica e reflexiva.
II. ( ) O texto de caráter científico deve ter como característica o discurso de persuasão.
III. ( ) Os artigos científicos têm as mesmas características dos artigos jornalísticos e dos textos publicitários.
IV. ( ) A elaboração de um texto técnico-científico exige do pesquisador a leitura de diversos outros textos, com menor ou maior grau de dificuldade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: V, V, F, V.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. ( ) Na leitura científica há preocupação em destacar ideias, por exemplo: fazendo anotações, para observá-las de forma crítica e reflexiva. É verdadeira (V). A leitura científica envolve a análise crítica e a reflexão sobre as ideias apresentadas, e anotações são uma prática comum para isso. II. ( ) O texto de caráter científico deve ter como característica o discurso de persuasão. É falsa (F). O texto científico deve ser objetivo e impessoal, não se baseando em persuasão, mas sim em evidências e dados. III. ( ) Os artigos científicos têm as mesmas características dos artigos jornalísticos e dos textos publicitários. É falsa (F). Artigos científicos possuem características distintas, como rigor metodológico e impessoalidade, que não são comuns em textos jornalísticos ou publicitários. IV. ( ) A elaboração de um texto técnico-científico exige do pesquisador a leitura de diversos outros textos, com menor ou maior grau de dificuldade. É verdadeira (V). Para elaborar um texto técnico-científico, é necessário que o pesquisador tenha uma base sólida de leitura e pesquisa. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - V. Assim, a alternativa que apresenta a sequência correta é: a) V - F - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme Hildebrando de André, a dissertação objetiva supõe um exame crítico de uma questão, transmitindo conhecimento, e tem como finalidade instruir e convencer; assim, deve apresentar caráter universal, abstrato, científico, com exposição impessoal.
Considerando essas informações sobre a dissertação objetiva e o conteúdo estudado sobre o tópico, analise as afirmativas a seguir sobre as características da redação científica.
I. A redação científica deve ter uma produção que se diferencie pela objetividade.
II. A redação científica deve ter como destaque a presença do enunciador.
III. A redação científica apresenta verbos que indicam a primeira pessoa do singular.
IV. A redação científica explora expressões da norma culta com valor denotativo.
Está correto o que se afirma em: I e IV.

A intertextualidade é um procedimento que ocorre quando há uma relação estabelecida entre dois textos e o novo texto é criado sob a influência do anterior; essa relação pode ocorrer de forma explícita ou de modo implícito, e seu entendimento depende do repertório do receptor. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre compreensão de contextos e compreensão de intertextos, pode-se afirmar que a leitura de textos científicos exige que o leitor:
tenha capacidade de entender os trechos dos textos, relacionando-os ao todo, considerando a situação de produção, o seu contexto e outros textos.

Tratando-se de um texto técnico-científico em conformidade com o objeto de interesse do pesquisador, podem ser combinadas diversas formas de estudo; ou seja, em geral, o pesquisador e os responsáveis por sua orientação buscam os melhores caminhos para a aquisição de informações, de acordo com os objetivos propostos.
A partir dessa informação e do conteúdo estudado sobre os tipos de técnicas de estudo, pode-se afirmar que a escolha pelo estudo estatístico leva o pesquisador: à aquisição, com posterior organização, análise e exposição de dados numéricos.

O registro de informações feito em fichas é chamado de “fichamento”. Como procedimento dentro de uma situação de pesquisa de caráter científico, no fichamento, são resumidas as principais ideias e informações de um texto; nesse caso, o fichamento pode ser feito a partir de um artigo de revista, um livro ou uma parte dele, uma reportagem, uma notícia, entre outros.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gêneros acadêmicos e as características do fichamento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O fichamento é utilizado em relação a obras de diferentes esferas de conhecimento.
II. ( ) O fichamento limita o aprimoramento dos estudos.
III. ( ) O fichamento exige transcrições exatas.
IV. ( ) O fichamento rejeita o uso de resumos e de esboços.
V. ( ) O fichamento necessita de informação bibliográfica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: V, F, V, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina